top of page

Assim como qualquer outra empresa, as franquias ou franchising precisam investir em divulgação, seja ela online ou offline. Mas o marketing para franquias possui algumas particularidades.

Ao se tornar um franqueado, é preciso seguir a linha criativa (peças de divulgação) e a estratégia definida pelos franqueadores, a fim de oferecer uma comunicação unificada entre todas as unidades e a central.

Como funciona o marketing para franquias?

Como já dissemos, a divulgação para franquias possui algumas particularidades. Isso acontece porque o franqueador deve manter uma linguagem única em todos os canais que possui, afirmando o posicionamento e a identidade da marca.

Vamos imaginar que uma franquia não possua essa padronização em sua comunicação, logo, as mensagens podem ser transmitidas das mais diversas maneiras, conforme o franqueado achar mais adequado. Seria uma bagunça, não é mesmo?

Além da padronização, essas regras facilitam o reconhecimento da franquia como unidade de uma marca maior, trazendo credibilidade.

Existem algumas franchisings em que o franqueado possui um certo grau de liberdade para trabalhar as peças on e offline, mas essas deverão ser submetidas a uma aprovação da matriz.

Dentro do marketing para franquias, possuímos duas vertentes: o marketing local e o marketing global e institucional.

No primeiro caso, geralmente o franqueado é o responsável por focar na parte da divulgação local da franquia.

Já no global e institucional, a responsabilidade é do franqueador, o qual utiliza o fundo de propaganda para promover a franquia como um todo. Independentemente da localização, o objetivo nessa modalidade é fortalecer a marca e gerar visibilidade para todas as unidades ao mesmo tempo.

Como elaborar ações para a minha franquia?

O primeiro passo para desenvolver ações de marketing é consultar o franqueador e verificar a existência de um manual de marketing com as informações necessárias. Nele você encontrará boas práticas que deverão ser observadas na execução das ações.

Esse guia normalmente contém todas as disposições sobre a utilização de logotipo, imagens, cores e formatos que podem ou não ser utilizados.

Outro ponto muito importante é procurar no plano de negócios da franquia qual o público-alvo definido, pois é ele quem irá direcionar para quem e de que maneira suas ações deverão ser realizadas.

Como usar o marketing digital para franquias?

Nos tempos atuais, é impossível falar de marketing sem mencionar o digital. Veja algumas ações que a franchising deverá desenvolver para o ambiente online.

CRIAÇÃO DE WEBSITE

Primeiramente é preciso verificar com o franqueador se o site será fornecido, mas independente disso, a existência de uma página que fale sobre a sua unidade é essencial para garantir relevância no ambiente digital.

Muito além de um simples cartão de visitas, o site deverá conter todas as informações que os clientes buscam; como serviços oferecidos, endereço e horário de atendimento.

ELABORAÇÃO DE CONTEÚDO

Se você já fez qualquer tipo de pesquisa sobre o marketing digital, com certeza se deparou com diversos artigos defendendo a importância da elaboração de conteúdos nas estratégias online.

Criar um blog dentro do site e alimentá-lo frequentemente com conteúdo de interesse do seu público, faz com que eles encontrem e se engajem mais facilmente com a sua franquia. Quando precisarem de seus serviços, você será o primeiro a ser lembrado, além de transmitir autoridade em seu segmento de atuação.

UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS

Estar presente nas redes sociais é essencial para auxiliar na divulgação de sua franquia, pois é por meio delas que grande parte das pessoas se comunicam atualmente.

Tenha muito cuidado ao escolher o canal que sua franquia utilizará, pois ele deverá corresponder ao perfil de seu público-alvo e nunca, jamais, coloque alguém sem experiência na área com apenas costume de mexer no Facebook para gerenciar sua página.

O trabalho em redes sociais é algo muito sério e deve ser realizado por profissionais qualificados!

Procurando resultados?
Nós vamos temos a Solução

bottom of page