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6 Estratégias de marketing digital para aumentar as vendas da sua loja física

Engana-se quem pensa que o mundo do marketing digital é voltado apenas para empresas que têm como foco as vendas online. O fato é que existem diversas técnicas e estratégias que auxiliam também os negócios com ponto de venda físico.

Mas como fazer para explorar todo o potencial da web e trazer os clientes até uma loja física? Nesse post, você aprenderá as melhores estratégias de marketing digital para aumentar as vendas e atrair mais clientes para o seu negócio.

Continue lendo e confira!

AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA AUMENTAR AS VENDAS DA SUA LOJA FÍSICA

1. DEFINIÇÃO GEOGRÁFICA

As definições geográficas (através do Google Meu Negócio) podem ser um excelente atrativo para consumidores que estejam nos arredores, e para aqueles que querem encontrar a sua loja.

Imagine que um potencial cliente, acessa o Google – mecanismo de busca mais utilizado no mundo – para procurar um local para realizar uma compra. Você, certamente, deseja que ele encontre a página do seu negócio e o seu endereço, não é mesmo? Por isso, é importante estar presente nas definições geográficas.

2. LAYOUT COM FOCO EM MOBILE

Já vimos que a maior parte da população conecta-se por meio do celular. Se você pensar nessa informação, é fácil entender porque investir em estratégias voltadas aos dispositivos móveis. Por isso, uma das principais técnicas para lojas físicas é apostar no design responsivo de sites, ou seja, layouts que se adaptam a qualquer tipo de tela.

Com isso, as chances do seu cliente ter dificuldades, e desistir de acessar a sua página, são bem menores. E como ele encontrou as informações facilmente, e com qualidade de navegação, a probabilidade dele ir até a sua loja aumenta.

3. MARKETING DE PROXIMIDADE

Essa é uma boa opção entre as estratégias de marketing digital. De modo simplificado, ela funciona da seguinte maneira: a sua loja enviará mensagens para os dispositivos móveis dos seus potenciais clientes, que estejam na proximidade, usando tecnologias indoor targeting, GPS, Bluetooth, WI-FI em campanhas geolocalizadas. O conteúdo pode ser sobre promoções, serviços e produtos.

Uma escolha interessante para essa estratégia é o chamado retargeting offline. Com ele, os clientes que visitaram a sua loja recentemente vão receber os seus anúncios, fazendo com que eles mantenham contato com a empresa por mais tempo. Isso vai te ajudar a construir um relacionamento com o seu público e a fortalecer a gestão da sua marca.

4. MARKETING DE CONTEÚDO

A criação de conteúdo é uma tática efetiva para a atração de clientes e geração de vendas. Essa estratégia pode ser utilizada em diversos canais, como:

  • Blog

  • Redes Sociais

  • E-mail Marketing

  • Vídeo Marketing

  • E-books

  • Whitepapers

  • Podcasts

  • Apresentações de slides

  • Webinars

O importante é ter em mente que, para fazer marketing de conteúdo, é preciso pensar nos interesses da persona – que seria o perfil mais detalhado do seu cliente – e, assim, solucionar suas dúvidas e resolver seus problemas. Além disso, a criação de conteúdos estimula o bom ranqueamento do site, sendo uma das ferramentas do SEO (Searching Engine Optimization).

Quando o blog é atualizado com frequência, ocorre o aumento da credibilidade da marca, a construção de relacionamento com o consumidor e a afirmação como autoridade no assunto. E com isso, a tendência é que os clientes vão até a sua loja sempre que tiverem interesse ou necessidade de algum produto.

5. REDES SOCIAIS

O Brasil é líder no tempo gasto nas redes sociais. São cerca de 650 horas mensais gastas nessas plataformas de interação, índice 60% maior do que no restante do mundo. Se você deseja ter proximidade com o seu consumidor, é extremamente recomendado que compartilhe o ambiente virtual no qual ele está inserido.

Nesse cenário, destacam-se algumas delas:

  • Facebook

  • Twitter

  • YouTube

  • Google +

  • Instagram

  • Pinterest

  • Snapchat

Cada uma possui peculiaridades e vantagens únicas. Por isso, é importante compreender qual delas se adéqua melhor à sua audiência, e utilizá-la para otimizar as vendas.

As redes sociais são um ótimo meio de engajar o público, dialogar com seus consumidores, divulgar o seu produto ou serviço e lançar promoções e ações que tragam os clientes até a loja.

6. E-MAIL MARKETING

Por mais que o seu negócio não realize vendas online, a sua persona certamente acessa a internet. Essa é uma oportunidade para alcançá-la e trazê-la até a sua loja física. Nesse cenário, o e-mail marketing mostra-se um poderoso aliado.

Hoje em dia, é uma ferramenta pessoal, e as empresas a utilizam para gerar relacionamento com o consumidor, enviando newsletter informativa e divulgando ofertas e promoções que possam ser do interesse do seu público.

Vale lembrar que o e-mail marketing também pode utilizar o recurso de segmentação geográfica, o que pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

As estratégias de marketing digital que podem ser usadas no seu negócio são muitas. O importante é analisar quais delas são mais adequadas ao perfil da sua loja e da sua persona. Fazendo um bom alinhamento desses dois pontos, o meio digital será um grande aliado da sua loja física.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre as principais estratégias de marketing digital, para aumentar as vendas da sua loja física, que tal deixar o seu comentário, e compartilhar com a gente suas sugestões, experiências e dúvidas?

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