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O marketing tradicional morreu. O que sua empresa deve fazer agora?

Pare um pouco e tente se lembrar: não faz tanto tempo que você se sentava no sofá para assistir seu programa de TV favorito, com hora e data marcadas, e sua atenção estava apenas no televisor, não é mesmo? No intervalo, mais e mais empresas tentavam lhe empurrar produtos e serviços repetidamente, sem nem ao menos você poder dizer na hora o quanto queria (ou não) aquilo.

Com a popularização dos dispositivos móveis e da internet, a atenção que você dava aos filmes, programas e novelas da televisão passou a ser compartilhada com outros meios de entretenimento.

O que mudou do marketing “tradicional” com a chegada no digital?

O cliente está no controle, e as empresas devem estar disponíveis conforme a vontade do cliente. O que antes estava tudo concentrado em um ou dois canais (TV/rádio), hoje está totalmente fragmentado, seja online ou offline.

Sendo assim, é impossível acreditar que manter os mesmos conceitos de marketing de 20 ou 30 anos atrás, quando uma única ação precisava atingir e convencer milhões de pessoas ao mesmo tempo, é garantia de sucesso publicitário nos dias de hoje.

“O comportamento de consumo mudou para sempre. Hoje, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro é vencida ou perdida em micro-momentos – minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor.”

Sridhar Ramaswamy, em a Revolução dos Micro-Momentos, thinkwithgoogle.com

Esperar por informação é o jeito antigo do marketing.

Antes, precisávamos esperar para saber alguma informação sobre determinado produto ou serviço. Agora, temos tudo em apenas um ou dois cliques.

Marketing Digital é sinônimo de “Como fazer?”

Como instalar o jogo preferido no computador? Como fazer a receita perfeita da comida predileta? Com o how to (como fazer, como conseguir), seja no YouTube ou em um buscador, os usuários podem procurar na hora qualquer resposta, dica ou truque que desejarem.

E o que isso tem a ver na hora de comprar um produto? Tudo! Se a informação do que precisamos está completa, agilizamos o poder de decisão. E, quando temos a certeza do que necessitamos, vamos direto comprar.

É nesse momento que o digital acelera e aproxima ainda mais as marcas das pessoas. Dados do Google compravam isso: 79% dos consumidores brasileiros dizem que estão tomando decisões de compra mais rápido agora do que há alguns anos, graças às pesquisas online.

Por que o marketing digital funciona melhor?

Primeiro porque o cliente está no digital, não apenas por diversão, mas para encontrar produtos e serviços. E para as empresas, o marketing digital tem muitas vantagens:

  • Amplitude

  • Mensuração dos resultados

  • Rapidez nas ações

  • Investimento mais controlado

  • Melhor relação custo / benefício

Afinal, qual é o desafio do marketing novo, digital?

A resposta é: estar disponível no exato momento em que os consumidores estão mais receptíveis às marcas ou aos produtos e lhes oferecer o que eles precisam.

As empresas que acertarem a mão e entenderem como seus seguidores se comportam em cada etapa estarão bem perto de ações bem-sucedidas e venderão mais.

Seu marketing digital também precisa ser melhor que dos concorrentes

O marketing digital é um campo de batalha disputado, mas tem espaço para todos.

Basta ser profissional nas ações que executar. E como sua empresa se destaca neste novo mundo?

  • Website: é o primeiro passo. Site moderno, otimizado para ranquear no Google, com as informações ideais, e em constante atualização.

  • Marketing de conteúdo e Blog: escreva sobre seus produtos e serviços, informe seus clientes.

  • Redes sociais: principalmente o Facebook. É preciso investir em campanhas patrocinadas para ter um alcance amplo.

  • Google: além do site estar otimizado, invista em campanhas patrocinadas.

  • Inbound marketing: é o uso de ferramentas de automação para rastrear a jornada de compra do cliente e influenciar em sua compra com o envio de informações. Necessário usar ferramentas como RD Station, Hubspot, Oracle Marketing Cloud, Sales Force Marketing Cloud, Marketo, IBM Marketing Cloud.

Atrair, encantar e converter os visitantes e leads (contatos) em clientes.

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