Saiba como aparecer no Google Notícias e aumentar seu tráfego
Quando utilizamos o buscador do Google para pesquisar sobre um determinado assunto, é quase certo que algumas notícias serão vinculadas aos resultados.
Isso nada mais é que o Google Notícias (ou Google News) entrando em ação!
Com o objetivo de proporcionar experiências ainda mais ricas aos seus usuários e oferecer conteúdo cada vez mais relevante, o Google adicionou ao seu site o recurso que exibe novidades correspondentes às palavras-chave utilizadas na pesquisa.
O sistema varre a internet e rapidamente recolhe atualizações de mais de 1500 fontes de notícias, oferecendo as mais importantes para o usuário.
O que você enxerga nisso tudo?
Apenas um recurso vantajoso para a imprensa?
Pois saiba que o Google Notícias pode ser muito favorável para o seu site em termos de SEO, presença online e geração de tráfego qualificado.
Quer saber como?
Encontre todas as respostas neste artigo.
O que é o Google Notícias?
Como explicamos brevemente no início do texto, o Google Notícias facilita a vida de quem navega pela web em busca de informações, sejam acontecimentos em um município, política, economia.
Ou seja: sobre qualquer assunto.
Antigamente, o usuário precisava favoritar vários portais de notícias e começar a atualizar página por página ao longo do dia para ficar por dentro das novidades.
O Google Notícias liberta o usuário dessa ‘burocracia’ ao exibir resultados de diversos sites sobre o mesmo tema. É muito mais rápido e confortável para o leitor.
De certa forma, é como usufruir do que antigamente só o dono de uma banca poderia fazer: ler a todos os jornais e revistas.
Como funciona essa ferramenta?
Não é novidade para ninguém que o Google possui inúmeras parcerias com os mais diversos sites.
Um bom exemplo disso é o serviço de publicidade online, que exibe anúncios de links patrocinados aos usuários em várias páginas de sites parceiros — empresas, blogs, jornais etc.
O mesmo acontece com os portais de notícias.
Enquanto o Google aprimora a experiência do usuário e se consolida cada vez mais como a principal ferramenta de buscas do planeta, os sites de cunho jornalístico tiram proveito do tráfego potencializado pelo buscador.
Para transformar essa parceria em realidade, o Google criou um novo robô cuja função é específica: fazer a varredura pelos sites de notícias e manter as manchetes engatilhadas para serem exibidas quando o usuário demandar.
Além disso, o usuário tem a opção de configurar a página para exibir somente as notícias que lhe interessam e até mesmo criar alertas de e-mail sobre um determinado assunto ou assinar feeds RSS.
Por que utilizá-lo para aumentar seu tráfego?
A principio pode parecer estranho como um recurso destinado a conteúdos jornalísticos pode favorecer o seu site/blog destinado ao marketing digital.
Mas, apesar de não ser uma ferramenta publicitária, o Google News oferece a possibilidade de gerar mais visitas para o seu site e, de quebra, subir no ranking do Google.
Um dos fatores que o Google leva em consideração na questão do SEO se chama “long clicks”.
Long clicks são situações das quais o usuário, ao navegar pela página de resultados do Google clica no link do seu site e, depois, não retorna para a página do Google.
Nesses casos, um ótimo meio de garantir long clicks para o seu site é publicando notícias atualizadas e/ou publicações relacionadas aos acontecimentos, contendo uma análise feita por especialista.
Quer um exemplo?
Imagine que o seu site se antecipou aos demais e publicou uma notícia quente!
Como você saiu na frente, outros sites vão linkar seu conteúdo e automaticamente.
Além disso, não podemos ignorar o fato de que o posicionamento das notícias dentro das pesquisas do Google colabora muito para a geração de tráfego, pois costumam ficar em evidência logo no topo da página — sem que se confundam com os anúncios pagos.
Gostou da ideia?
Está com vontade de saber por onde começar?
Confira, então, um breve passo a passo e dicas para incluir o seu website no Google Notícias!
Como fazer parte do Google Notícias?
Antes de tudo vale relembrar o que dissemos anteriormente: o Google Notícias não é destinado à publicidade, mas sim ao jornalismo.
Portanto, para ter acesso aos seus recursos, o procedimento é muito diferente dos outros serviços do Google.
É preciso passar por uma aprovação.
Como ocorre essa aprovação?
Primeiramente, Google faz um levantamento básico de requisitos que um site deve atender, como:
crie URLs fixas e exclusivas para cada notícia;
cada URL deve conter três dígitos numéricos;
o site deve ser otimizado e incluir um sitemap de notícias;
as notícias devem conter alguns dados, como: data e hora da publicação e também da edição, se for o caso;
é preciso que as notícias sejam cadastradas em uma categoria listada pelo Google.
A otimização do site deve ser feita com base nas diretrizes do Google, porém, caso você utilize WordPress, existem vários plugins que podem ser instalados para deixar o site pronto para o Google News.
No sitemap de notícias, só deverão entrar postagens dos últimos dois dias. Para criar o sitemap, é necessário disponibilizar um arquivo de extensão .xml para que o Google tome ciência dos seus diretórios, facilitando assim a indexação por parte do robô.
O próprio Google fornece um guia.
Feito isso, cadastre o sitemap no Google Webmaster Tools para validar a sua nova seção de notícias. Somente essa validação permitirá que o Google considere as suas publicações para inseri-las no Google Notícias.
Para finalizar, você precisará cadastrar o site no Google Notícias e preencher um formulário.
O período para que o Google avalie a sua solicitação pode levar de dias a semanas.
Como ninguém gosta de perder tempo com reprovações, é altamente recomendado seguir as diretrizes gerais e técnicas do Google Notícias.
Como aproveitar os benefícios?
Agora que o seu site já se encontra otimizado, pronto para ter as suas manchetes relacionadas ao Google Notícias, chegou a hora de saber algumas das melhores práticas para aumentar seu tráfego. Para isso, nós sugerimos:
Esteja atento a tudo que acontece: mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades em seu segmento, dando preferência aos assuntos instigantes com potencial para gerar repercussão ou simplesmente ser útil aos seus leitores — que sempre reconhecem o autor que publica bons artigos com frequência;
Reforce a autoridade do site: sempre que possível conte com um especialista para participar da matéria. Por exemplo, os sites de maior reconhecimento sobre SEO costumam convidar funcionários do próprio Google para participar;
Crie títulos que estimulem o leitor: os títulos sempre chamam a atenção, portanto, otimize os títulos com foco na atração de visitantes;
Seja um caçador de notícias: dedique uma parte do seu tempo vasculhando sites de repercussão mundial, revistas, blogs de especialistas renomados, podcasts, entre outros meios de manter-se inteirado para criar conteúdos relevantes.
O que achou da ideia de entrar para o Google Notícias?
Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e participe!