Diferença Entre Indicadores Quantitativos e Qualitativos
O Que é um Indicador
Em reuniões de feedbacks que aconteceram aqui na Agência X10, um dos insights que surgiram dos debates entre as equipes foi: o que realmente é um indicador para cada área da agência?
Em algumas áreas, o indicador é claro.
Em SEO, por exemplo, o tráfego orgânico mostra se uma estratégia está ou não dando resultados. Em compra de mídia, o alcance de pessoas e a geração de leads também podem mostrar se um projeto está indo bem ou não.
Mas em áreas como conteúdo e design, os indicadores de resultado são menos objetivos, o que torna mais difícil saber se as suas estratégias estão dando certo e se o seu cliente está satisfeito com os resultados conseguidos. Nesse debate, nós chegamos a algumas ideias do que são indicadores quantitativos e indicadores qualitativos e quais as melhores formas para mensurá-los.
Veja:
Indicadores Qualitativos
Indicadores qualitativos são itens como: o cliente gostou ou não de um layout?
O conteúdo de um artigo está adequado para a persona a quem ele é direcionado?
E um artigo ou um layout está alinhado com a linguagem que o cliente costuma usar?
O problema desses indicadores é que eles são bastante subjetivos e feedbacks do cliente do tipo “gostei” ou “está alinhado”, são bastante frágeis, principalmente porque não oferecem uma base para comparação
E conversando com as equipes de design e de conteúdo, o que nós entendemos é que uma boa forma de conseguir um indicador qualitativo sólido para essas áreas é oferecer aos clientes uma escala, de 0 a 10, por exemplo, que mostre o quanto um layout ou um texto atende ao que ele espera e para que se crie um histórico dos resultados que têm sido conseguidos.
Indicadores Quantitativos
Já os indicadores quantitativos se referem a volume de entrega, entrega no prazo e aumento no número de visitas no site ou blog, por exemplo.
Esses indicadores são objetivos e fáceis de quantificar, mas para que eles mostrem, de fato, se o resultado está satisfatório, é preciso avaliar, também, se esses números estão atendendo às expectativas do cliente.
Talvez você ache que está entregando um volume bom de artigos ou layouts e consiga mostrar que houve um aumento de tráfego no site, mas os resultados que pra você são bons, podem não estar satisfazendo o cliente.
O ideal é que o método que você usa para medir seus indicadores una itens objetivos e subjetivos, para que você possa tangibilizar o que é mais difícil mensurar e consiga avaliar a satisfação naqueles itens que são mais fáceis de quantificar.
Qual Ferramenta Usar para Conseguir esses Indicadores
Você pode estar se perguntando: mas que ferramenta posso usar para adotar essas formas de mensurar meus indicadores?
Aqui na agência, nós usamos o Google Forms.
Ele é simples de usar e pode ser incorporado ao e-mail.
Basta você criar sua escala e enviar para o cliente. Se ele usar Gmail, poderá, inclusive, enviar a resposta diretamente no formulário.
Esperamos que este artigo tenha sido útil pra você! Qualquer dúvida sobre indicadores quantitativos e qualitativos, deixe nos comentários.