Marketing de Conteúdo para Médicos
Nas últimas décadas houve grandes avanços na medicina e, mais recentemente, no marketing digital. Com as pessoas cuidando de tantos aspectos de seu cotidiano no ambiente on-line, faz muito sentido investir em estratégias de marketing digital para o crescimento de sua clínica médica.
Quando falamos em marketing digital para médicos, não falamos apenas sobre ter um site profissional, com informações institucionais e enfatizando a localização da clínica e os dados de contato, pois o marketing no ambiente web é muito mais abrangente.
Quando falamos em estratégia eficiente de marketing digital para médicos, não tem como não falarmos sobre a principal estratégia para que uma clínica ou um médico se torne conhecido de seu público, e consequentemente conquiste mais clientes, isto é, estamos falando sobre o Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo para Médicos é vital para o crescimento de uma clínica médica. Potenciais pacientes e pacientes regulares vivem pesquisando na web em busca de informações que considerem valiosas, informações que respondam a uma pergunta ou resolvam a um problema de saúde.
Que tal se você atender a essas necessidades? Como?
A única maneira de atendê-los com essas informações é produzindo conteúdo de qualidade e relevante para o seu público e postá-lo em seu site.
Isto é possível através de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para Médicos bem planejada e executada, de modo que a sua audiência considere interessante, porém, que não agrida as normas éticas de publicidade e marketing estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina.
É importante ter um blog em meu site?
Esta é uma questão feita por muitos médicos, bem como por outros empresários de vários segmentos profissionais, e a resposta para esta pergunta é SIM.
Ter um Blog em seu site é importante, pois, é no blog que você irá postar todo conteúdo de qualidade, educativo e relevante que você produzir para o seu público alvo.
Pesquisas recentes demonstram que quase 75% das pessoas costumam pesquisar na internet diversos assuntos referentes aos mais variados problemas de saúde, tais como, doenças específicas e seus tratamentos.
Isso quer dizer que o conteúdo que você postar em seu blog é o ingrediente ou atributo que irá atrair tráfego para o seu site e elevá-lo à condição de uma autoridade em sua especialidade médica, pois os seus potenciais pacientes terão o seu site como uma fonte crível de informação.
Uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo para médicos consiste em publicar assuntos sem cunho comercial e útil para seu público.
Sendo assim, este conteúdo deve focalizar diversos aspectos da saúde e bem estar do seu público de interesse.
Este tipo de publicação em seu blog aumenta e muito a chance de seus visitantes se converterem em pacientes de sua clínica médica.
O conteúdo disponibilizado deve ser gratuito
Quando se trata de marketing de conteúdo para médicos ou para qualquer outro negócio, os conteúdos mais acessados são os gratuitos.
Se você quiser cobrar por um e-book, por exemplo, é muito provável que os visitantes de seu site busquem o mesmo conteúdo em outro lugar.
E com a abundância de informações disponíveis na internet hoje em dia, provavelmente não será muito difícil de encontrar.
Você pode disponibilizar material educativo em seu site simplesmente pedindo em troca alguns dados dos visitantes, como seu nome e e-mail, pois isso irá ajudá-lo a fazer uma conexão e criar um relacionamento com esses potenciais pacientes.
Quanto mais conteúdo consistente e de qualidade você postar em seu blog, mais visitantes retornarão para consumi-los e quando surgir uma necessidade, com certeza, as chances são grandes dos mesmos se tornarem seus pacientes.
O Marketing de Conteúdo para Médicos cria um sentido de familiaridade
O marketing de conteúdo para médicos faz com que seus potenciais pacientes se sintam familiarizados com sua clínica médica mesmo antes de fazerem uma visita presencial para uma consulta formal.
Esta familiaridade faz com que eles se sintam mais confortáveis com o ambiente da clínica – mesmo sem conhecê-la – e mais propensos a optar por você quando eles precisarem de cuidados médicos.
O Marketing de Conteúdo para Médicos é focado nos pacientes
O principal objetivo do marketing de conteúdo para médicos é o crescimento de sua clínica médica.
Isso não significa que você deve concentrar seu conteúdo nos serviços que sua clínica oferece, mas como suas especialidades podem melhorar o estilo de vida de um paciente.
Embora relacionado ao seu campo de atuação, seu conteúdo deve fornecer aos pacientes informações que possam ajudá-los a levar uma vida mais feliz e com longevidade saudável.
Sendo assim, o marketing de conteúdo para médicos deve ser planejado levando em consideração, como foco principal, a saúde e o bem estar do paciente.
Agindo assim, você não fere os princípios da ética médica e consegue também gerar muitas conversões de leitores em pacientes.
Portanto, você deve usar o marketing de conteúdo como uma estratégia de crescimento de sua clínica sem transformar o seu site em uma plataforma publicitária, que é totalmente proibido pelo Conselho Federal de Medicina.
IMPORTANTE: O Conselho Federal de Medicina estabelece algumas regras para aplicação do Marketing Digital para Clínicas Médicas. Entenda essas regras e normas baixando este E-book produzido pelo próprio CFM – MANUAL DE PUBLICIDADE MÉDICA
Cresça sua clínica orientando seus pacientes
Embora muitas pessoas provavelmente passem boa parte de seu tempo navegando na web e encontrem sites semelhantes ao seu para obter informações sobre problemas de saúde, a maioria das pesquisas são baseadas em regras e condições específicas estipuladas pelos motores de buscas.
Uma dessas condições é a produção de conteúdo realmente de qualidade e que atenda a necessidade de seu público alvo.
Se você se preocupar realmente com a saúde e o bem estar de seus pacientes ao produzir seus conteúdos, com certeza os motores de busca irão ranqueá-lo nas primeiras posições de suas plataformas, para que assim os internautas tenham acesso à suas informações em primeiro lugar.
Isso tornará sua clínica médica mais conhecida e trará um aumento considerável em quantidade de potenciais clientes querendo ser atendido por você.
Se o crescimento contínuo é uma meta para a sua clínica, então o marketing de conteúdo para médicos, produzido e executado com qualidade e de acordo com as regras estipuladas pelo CFM, é uma necessidade básica que deve fazer parte do seu plano de negócios e da cultura de sua empresa.
Você já investe em Marketing de Conteúdo para divulgar sua clínica médica?
Gostou das nossas dicas para a criação de uma estratégia de marketing digital para médicos consistente e eficaz?
Sucesso e até a próxima!