Co-marketing: a melhor estratégia para o seu e-commerce
Você sabia que pode impulsionar o desempenho do seu e-commerce com a ajuda de outros e-commerces?
É isso mesmo que você leu acima! Realizar parcerias entre e-commerces pode render um ótimo resultado para a sua loja virtual.
Porém, para ter sucesso com essa estratégia é preciso planejá-la cuidadosamente, desde a escolha do parceiro até a ação que será realizada.
Neste post você vai aprender o passo a passo para encontrar o e-commerce ideal para o seu próximo co-marketing!
O que é co-marketing?
Primeiro, vamos à definição:
"Co-marketing é uma estratégia na qual duas ou mais empresas trabalham juntas para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto que atinja de forma mais impactante um público em comum".
Você deve estar pensando que não conhece nenhum exemplo de co-marketing, não é mesmo?
Isso não é verdade! Aqui mesmo no blog existem diversos materiais feitos dessa forma, quer ver?
Grande parte dos nossos posts são produzidos em parceria com outras empresas.
No caso de e-commerces, encontrar parceiros que complementam o serviço ou produto que você oferece é uma ótima opção.
Imagine a seguinte hipótese: o seu negócio comercializa capinhas e acessórios para celular.
Nesse caso, realizar um co-marketing com uma loja virtual que vende smartphones, pode ser uma ótima forma de atingir novos consumidores e divulgar os seus produtos para um público que apresenta grandes chances de consumir de você.
Esse exemplo é apenas um das inúmeras opções de parcerias que você pode realizar. Além disso, ele ajuda a demonstrar o poder que essa estratégia pode desempenhar em relação às oportunidade de negócio possíveis de serem geradas.
Por que fazer co-marketing?
Desenvolver uma boa estratégia de co-marketing proporciona diversos resultados positivos para o seu e-commerce.
Resumindo todos os benefícios em uma frase, o co-marketing é uma forma de aumentar o alcance do seu negócio, oferecer valor, além de ajudar a economizar tempo e dinheiro.
Confira cada uma das principais vantagens e as suas respectivas explicações:
Maiores chances de alcançar os resultados desejados
Primeiro, todos os resultados obtidos com o co-marketing são conquistas que não seriam atingidas tão facilmente sem a parceria estabelecida.
Afinal, você escolheu o seu parceiro por um motivo, correto? Ele provavelmente tinha algo valioso para oferecer ao seu negócio.
A expertise de cada e-commerce contribui para tornar esse desafio mais fácil de ser superado. Sem essa ajuda, talvez você não conseguiria conquistar os mesmos resultados ou precisaria de mais tempo e recursos.
Benefícios para todos os participantes do co-marketing
Uma parceria só é vantajosa se ela consegue gerar ganhos para todos os participantes.
Ou seja, tanto o seu negócio quanto os outros que participam do co-marketing terão algo a ganhar. E apenas, será conquistado trabalhando em conjunto.
Possibilidade de atingir um novo público
O co-marketing é uma boa oportunidade para divulgar o seu negócio para um público diferente do que você normalmente dialoga.
Isso representa novas oportunidades de negócio para o seu e-commerce.
O seu parceiro será o responsável por introduzir a sua loja virtual para essa nova audiência.
Por isso, pense em uma ação que seja relacionada ao seu negócio e que ao mesmo tempo consiga promovê-lo de forma atrativa.
Ganho de autoridade
A união de dois ou mais e-commerces para uma parceria de co-marketing oferece maior credibilidade para os negócios participantes.
Realizar uma estratégia em conjunto com uma marca de renome no mercado pode ser a oportunidade que você aguardava para tornar conhecida a sua loja virtual.
Isso também ajuda na validação do seu produto e/ou serviço, além de transmitir confiança para que outras pessoas passem a comprar de você.
Colaboração entre negócios concorrentes
Se você tende a associar a palavra concorrente a algo negativo, o co-marketing vai ajudar a mudar essa mentalidade.
E-commerces que não são concorrentes diretos do seu negócio são ótimas fontes de parceria. Sabe por que?
Vocês tem algo muito importante em comum: um público semelhante!
Isso significa que ao realizar um co-marketing com esse tipo de empresa, existem mais chances de conquistar pessoas que podem vir a consumir de você.
Quer saber mais sobre os seus concorrente?
Conheça 7 ferramentas que vão ajudar você a conseguir informações valiosas!
Como fazer um co-marketing?
Depois de conferir tantos benefícios, é hora de aprender como colocar em prática essa estratégia e colher todos os resultados mencionados acima.
Ficou interessado?
Separamos uma lista com o passo a passo:
1° passo: Procurar e escolher o e-commerce para a parceria
Busque por e-commerces que não são concorrentes diretos ou que oferecem produtos e/ou serviços complementares ao seu.
Convidar clientes e fornecedoras do seu negócio também pode ser uma ótima opção.
Porém, lembre-se que para o sucesso do co-marketing é importante que os públicos sejam parecidos.
Para ter mais certeza na hora de escolher, observe algumas informações importantes, como:
O perfil da persona do e-commerce;
A reputação e o nível de reconhecimento da marca no mercado;
O tipo de produto e/ou serviço oferecido;
A expertise do negócio;
Se outras parcerias já foram feitas (se sim, quais foram os parceiros e os resultados alcançados);
O número de clientes e quão engajados eles são;
Esses são alguns dados que vão ajudar a analisar o potencial dos e-commerces listados e a dar mais confiança para escolher quem será o seu parceiro.
2º passo: planejar a ação do co-marketing
Com o parceiro escolhido, agora é o momento de planejar a ação que será feita em conjunto. Para isso, é importante definir:
os objetivos da estratégia;
qual o tipo de ação será feita (Pode ser um conteúdo feito em guest blogging, uma promoção que ofereça descontos ou o que a sua criatividade mandar)
os prazos para cada etapa;
as tarefas para cada e-commerce, tendo em mente os pontos fortes e fracos de cada um.
e, claro, mensurar os resultados!
O ideal é que todo esse planejamento seja seguido por todos os parceiros, para que o resultado desejado possa ser alcançado e caso não seja, ofereça chances de descobrir o que pode ter dado errado.
3° passo: apresentar a proposta da parceria
Com tudo isso feito, chegamos na última etapa, propor a estratégia de co-marketing para o parceiro que você deseja.
A insegurança pode acabar aparecendo e quando ela vier lembre-se que o não você já tem. Então nada de ter medo!
Prepare uma apresentação incrível e realmente venda a sua ideia. Deixe claro os benefícios que essa parceria pode proporcionar e os objetivos que pretende atingir.
Quer uma dica? Construa um rapport memorável!
Essa técnica irá ajudar a criar empatia e sintonia com as outras pessoas e pode ser essencial para convencer sobre a sua proposta de co-marketing.
Conclusão
Se você chegou até aqui, aprendeu sobre o conceito de co-marketing, os resultados que ele pode proporcionar para o seu e-commerce e como colocá-lo em prática.
Essa estratégia é valiosa para todos os e-commerces, independente do tamanho e área de atuação.
Por isso, sempre que possível estabeleça esse tipo de parceria. Você também pode utilizar um calendário para ter um controle maior sobre essa oferta.