Como transformar o seu e-commerce em uma e-magazine?
Antes da internet, uma das formas de fazer as pessoas conhecerem o seu negócio era por meio de conteúdos e anúncios em revistas.
Normalmente, após uma matéria, produtos relacionados eram oferecidos.
Hoje é possível fazer isso sem depender de uma editora ou ter que pagar por espaço publicitário.
Você sabe como?
Por meio do seu blog!
Ele funciona como uma revista digital para o seu e-commerce.
Com ele você tem o controle de quantos conteúdos quer publicar, quais assuntos abordar, produtos ofertar, além de poder dar um toque único para destacar esse canal.
Com tantas especificidades podemos chamar esse espaço de e-magazine, uma revista digital voltada para os e-commerces.
O que é necessário para se ter uma e-magazine?
Primeiramente, um blog.
Se você ainda não possui, aqui estão algumas oportunidades que você está perdendo:
tráfego para a sua loja online;
possibilidade de convencer os visitantes a comprarem de você;
aumentar a sua base de dados;
expandir o alcance do seu negócio;
e muito mais!
Quer descobrir o que mais você pode estar deixando passar quando o seu e-commerce não tem um blog? Confira tudo aqui.
Agora se você já tem um blog, o próximo passo é produzir conteúdo valioso para as suas personas.
Utilizar um calendário editorial é uma boa opção para organizar toda essa estratégia e uma ótima maneira de garantir também a sua frequência.
Seja por meio da produção interna, terceirizada ou combinada é importante ter uma equipe com profissionais qualificados para essa produção.
Além de conhecer sobre o mercado de e-commerce, os redatores precisam saber como escrever um ótimo conteúdo, relevante, escaneável e atrativo para os visitantes do seu blog.
Quando se opta pelo conteúdo produzido internamente os principais benefícios são materiais mais qualificados e alinhados com os objetivos do blog.
Isso possibilita que a sua equipe se dedique e esteja mais apta para gerar conteúdos para o fundo do funil.
Já quando falamos em terceirizar, é possível escalar essa produção, ter um alto volume de materiais, abordar uma gama maior de temas, sem exigir um tempo que você e sua equipe não tem.
Claro que essa decisão leva em conta outras variáveis como os objetivos que você deseja alcançar com esse conteúdo, o tempo para conquistar esses resultados desejados, o budget disponível e várias outras.
O que realizamos aqui na Rock e recomendamos é combinar a produção interna e externa para otimizar os resultados.
Dessa forma, a equipe interna pode dedicar para conteúdos fundo do funil e os terceirizados podem focar no volume de produção.
Se você deseja aprimorar os conhecimentos que abordamos aqui, confira os nossos cursos Produção de Conteúdo para Web e Blogs Corporativos para sair na frente dos seus concorrentes!
Por que investir em uma e-megazine?
Uma e-magazine é uma forma de divulgar o seu e-commerce e ajudar a:
atrair tráfego para a sua loja online;
oferecer argumentos para a compra;
tornar o seu negócio mais conhecido;
melhorar e estreitar a relação com os atuais e potenciais clientes.
Com ela ainda é possível tornar a divulgação dos seus produtos e/ou serviços mais eficiente, ao oferecer conteúdos complementares, melhorar o posicionamento nos buscadores, além de impulsionar as redes sociais ao exibir os posts produzidos.
Segundo a Pesquisa E-commerce Trends 2017, 43,2% das lojas virtuais apresentam um blog.
Ou seja, se você não quer ser deixado para trás pela concorrência, essa é uma boa hora para se investir em um e conquistar cerca de 3 vezes mais visitantes e 2,5 vezes mais clientes para o seu e-commerce!
Depois de tantos benefícios não há dúvidas sobre o papel que essa revista digital pode desempenhar para o sucesso de seu negócio.
Dicas para se ter uma e-magazine de sucesso?
Para se ter uma e-magazine de sucesso é preciso saber o que escrever para atrair os leitores. Uma forma de descobrir temas interesses pode ser por meio:
da leitura dos comentários dos clientes;
acompanhando as novidades do mercado e fazendo posts mais noticiosos;
pesquisando o que está sendo abordado em blogs concorrentes;
realizando pesquisas de palavras-chave;
escrevendo conteúdos relacionados aos produtos comercializados pelo o seu e-commerce.
Essa última opção é uma ótima maneira de oferecer produtos sem aquele tom publicitário.
Por exemplo: se você trabalha em uma loja virtual do segmento de vestuário, você pode construir um post falando sobre as tendências da próxima estação e ao final oferecer dicas de looks com os seus produtos.
Isso é muito mais atrativo e até mesmo mais convincente para os visitantes do que apenas anúncios aleatórios.
Uma dica fundamental é ter sempre em mente o conceito de e-magazine.
Com ele será muito mais fácil produzir conteúdos que contribuam para o aumento das vendas de seu e-commerce.
Conclusão
Esperamos que com este post você tenha aprendido sobre o conceito e importância do termo e-magazine.
Essa é uma tendência muito forte que vem crescendo nesse mercado e conquistando resultados incríveis para aqueles que a utilizam!
Conte para nós o que você achou deste conteúdo e aproveite para sugerir nos comentários abaixo outros assuntos que queira aprender sobre o segmento de e-commerce.