top of page

5 erros a serem evitados ao dimensionar seu programa de marketing de conteúdos


Nunca há tempo suficiente no dia de um comerciante. É por isso que muitos programas de marketing de conteúdo languidescem, nunca alcançando seu potencial de geração de receita. O marketing de conteúdo precisa ser mais do que uma série de campanhas únicas para ter sucesso. Para o marketing de conteúdo gerar resultados verdadeiramente, ele precisa ser um componente abrangente, contínuo e estratégico de seu plano de marketing.

Depois de ter o buy-in executivo para o marketing de conteúdo e está pronto para escalar seus esforços, atente para essas armadilhas comuns que podem descarrilar seu progresso.

Erro # 1: não violando silos corporativos


Os silos corporativos são responsáveis ​​pela morte de inúmeras boas ideias e iniciativas valiosas no mundo corporativo a cada dia. Isso também é válido para as equipes de marketing de conteúdo.


Embora sua equipe possa ser o proprietário oficial do programa de marketing de conteúdo da sua empresa, é improvável que você seja o único criador de conteúdo da organização. Isso é agravado por organizações globais com equipes de vendas e marketing localizadas, todas usando suas próprias plataformas e fornecedores para criação e distribuição de conteúdo.


É assim que as equipes de conteúdo terminam com uma dúzia de vendedores de tradução e uma dúzia de contas de redes sociais com diferentes marcas e vozes criando uma visão desordenada da empresa.


Por sorte, uma equipe editorial interdepartamental com um calendário editorial compartilhado pode transcender os silos e construir uma abordagem de conteúdo integrado. Seu conselho editorial deve incluir representantes de tomada de decisão de todos os grupos da sua organização que estão criando conteúdo. Isso significa PR, marketing, sucesso do cliente, vendas, treinamento, RH, etc. Se a sua organização possui escritórios globais, certifique-se de incluir a representação deles também.


Convocar este grupo trimestralmente para compartilhar planos de conteúdo de alto nível, acordar temas e priorizar iniciativas de marketing de conteúdo. Você quer que esse grupo nomeie um grupo de trabalho editorial para se reunir pelo menos mensalmente para trabalhar através do agendamento e manutenção diária do calendário editorial. Esta equipe irá garantir que não haja sobreposição no conteúdo que esteja sendo criado e que os recursos compartilhados, como a equipe de design ou o copiador, não estão lotados.

Erro # 2: lacunas de processo e documentação


Se você não tem uma política de mídia social documentada, guia de estilo de conteúdo ou fluxo de trabalho de publicação no local, é difícil abordar de forma rápida e positiva questões como esta quando elas surgirem (e elas surgirão!). Esses guias de marcas se tornam um recurso e uma pedra de toque para os criadores de conteúdo em toda a organização usar para garantir que eles estejam alinhados com sua estratégia de marketing de conteúdo. Sem ter esse tipo de documentação, você provavelmente terá qualidade de conteúdo inconsistente e mensagens. Ou pior ainda, tem mensagens conflitantes dependendo de qual departamento criou o conteúdo.


Da mesma forma, se você não tiver um fluxo de trabalho de conteúdo documentado, podem surgir conflitos com as equipes publicando conteúdo que não tenha o conjunto certo de olhos sobre ele antes da publicação. Se você usa uma plataforma de gerenciamento de conteúdo como Kapost ou Newscred ou uma ferramenta de gerenciamento de projetos para gerenciar seus fluxos de trabalho de publicação, é importante ter um fluxo de trabalho definido para cada tipo de conteúdo.

Erro # 3: Nenhum orçamento de conteúdo dedicado


Em algumas organizações, o único orçamento de conteúdo é para os salários da equipe de conteúdo. Quando essa equipe de conteúdo é uma equipe de um, esta é uma receita rápida para o burnout. Mas, mesmo com uma equipe de conteúdo solidamente pessoal, sem um orçamento, você limitará severamente sua capacidade de dimensionar seu marketing de conteúdo.


Uma equipe eficiente de marketing de conteúdo precisará ter tecnologia e recursos especializados externos para apoiar suas atividades. A longo prazo, a implantação de consultores de tecnologia e especialidade em uma base contínua pode ser menos dispendiosa do que expandir sua equipe interna para incorporar as muitas habilidades de especialidade que as equipes de marketing de conteúdo precisam aproveitar.


Como líder de equipe de conteúdo, pode tornar-se frustrante ter que fazer um caso de negócios para financiar todo plano de distribuição de conteúdo ou todas as tecnologias de marketing que você deseja implantar. Você terá uma equipe de marketing de conteúdo significativamente mais comprometida - e um melhor controle no ROI de marketing de conteúdo - ao dedicar uma parte definida do seu orçamento ao seu programa de marketing de conteúdo. Isso também lhes proporciona agilidade para aproveitar oportunidades de tempo limitado ou experimentar novas áreas de conteúdo sem ter que primeiro chegar à frente da equipe executiva.

Erro # 4: focando em quantidade versus qualidade


O número de postagens de blog publicadas ou a quantidade de eventos atendidos não devem ser o foco do seu plano de marketing de conteúdo . Em vez disso, os seus KPIs de marketing de conteúdo devem refletir o efeito do conteúdo na geração de leads e movê-los através do seu funil. Você pode achar que um estudo de caso de papel branco ou vídeo forte, que leva mais tempo e orçamento para produzir, pode ser muito mais efetivo em um estágio de funil posterior do que uma dúzia de postagens de blog ou fragmentos de vídeo produzidos rapidamente.


Além disso, o conteúdo de forma longa de alta qualidade pode ser reutilizado em peças de conteúdo adicionais, para ser usado durante a viagem do seu comprador. Ao criar conteúdos com o seu plano de reorientação em mente, você pode rapidamente e de forma econômica pegar um pedaço de conteúdo e transformá-lo em vários. Por exemplo, um e-book pode ser projetado para ser convertido em um webinar, um SlideShare, um vídeo de dicas de dois minutos e três postagens de blog. Quando a criação de conteúdo é conduzida por uma estratégia de conteúdo documentada , ao invés de criada como atos de conteúdo aleatórios únicos, você pode obter uma milhagem significativamente maior disso.

Erro # 5: Nenhum plano de distribuição


O marketing de conteúdo não é mais uma novidade. Para obter seu conteúdo na frente do seu público ideal, você precisará ter um plano de distribuição que vá além de compartilhá-lo em atualizações de status de redes sociais. Considere quais outros veículos de distribuição de conteúdo que você tem disponíveis para você, como seu programa de advocacia para funcionários, sua equipe de vendas e seus fluxos de educação de e-mail.


Quando você investiu em um conteúdo substancial, como um webinar ou um e-book, você quer expandir seu plano de distribuição ainda mais, para incluir métodos de distribuição pagos. Isso pode incluir dirigir a partir da publicidade PPC, usando plataformas de distribuição, como Netline ou Outbrain, e social remunerado.


Escalar o seu programa de marketing de conteúdo é um trabalho árduo. Mas quando bem feito, uma estratégia abrangente de marketing de conteúdo tem o poder de se conectar com seu público e gerar resultados comerciais sérios.

Por: Erika Heald

Fonte: trackmaven

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page