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Co-marketing: a melhor estratégia para o seu e-commerce


Você sabia que pode impulsionar o desempenho do seu e-commerce com a ajuda de outros e-commerces?


É isso mesmo que você leu acima! Realizar parcerias entre e-commerces pode render um ótimo resultado para a sua loja virtual.

Porém, para ter sucesso com essa estratégia é preciso planejá-la cuidadosamente, desde a escolha do parceiro até a ação que será realizada.

Neste post você vai aprender o passo a passo para encontrar o e-commerce ideal para o seu próximo co-marketing!


O que é co-marketing?


Primeiro, vamos à definição:


Co-marketing é uma estratégia na qual duas ou mais empresas trabalham juntas para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto que atinja de forma mais impactante um público em comum.


Você deve estar pensando que não conhece nenhum exemplo de co-marketing, não é mesmo?


Isso não é verdade! Aqui mesmo no blog existem diversos materiais feitos dessa forma, quer ver?


Grande parte dos nossos ebooks e posts são produzidos em parceria com outras empresas.


Confira:


No caso de e-commerces, encontrar parceiros que complementam o serviço ou produto que você oferece é uma ótima opção.


Imagine a seguinte hipótese: o seu negócio comercializa capinhas e acessórios para celular.

Nesse caso, realizar um co-marketing com uma loja virtual que vende smartphones, pode ser uma ótima forma de atingir novos consumidores e divulgar os seus produtos para um público que apresenta grandes chances de consumir de você.


Esse exemplo é apenas um das inúmeras opções de parcerias que você pode realizar. Além disso, ele ajuda a demonstrar o poder que essa estratégia pode desempenhar em relação às oportunidade de negócio possíveis de serem geradas.


Por que fazer co-marketing?

Desenvolver uma boa estratégia de co-marketing proporciona diversos resultados positivos para o seu e-commerce.


Resumindo todos os benefícios em uma frase, o co-marketing é uma forma de aumentar o alcance do seu negócio, oferecer valor, além de ajudar a economizar tempo e dinheiro.

Confira cada uma das principais vantagens e as suas respectivas explicações:


Maiores chances de alcançar os resultados desejados

Primeiro, todos os resultados obtidos com o co-marketing são conquistas que não seriam atingidas tão facilmente sem a parceria estabelecida.

Afinal, você escolheu o seu parceiro por um motivo, correto? Ele provavelmente tinha algo valioso para oferecer ao seu negócio.


A expertise de cada e-commerce contribui para tornar esse desafio mais fácil de ser superado. Sem essa ajuda, talvez você não conseguiria conquistar os mesmos resultados ou precisaria de mais tempo e recursos.


Benefícios para todos os participantes do co-marketing

Uma parceria só é vantajosa se ela consegue gerar ganhos para todos os participantes.

Ou seja, tanto o seu negócio quanto os outros que participam do co-marketing terão algo a ganhar. E apenas, será conquistado trabalhando em conjunto.


Possibilidade de atingir um novo público

O co-marketing é uma boa oportunidade para divulgar o seu negócio para um público diferente do que você normalmente dialoga. Isso representa novas oportunidades de negóciopara o seu e-commerce.


O seu parceiro será o responsável por introduzir a sua loja virtual para essa nova audiência.

Por isso, pense em uma ação que seja relacionada ao seu negócio e que ao mesmo tempo consiga promovê-lo de forma atrativa.


Ganho de autoridade

A união de dois ou mais e-commerces para uma parceria de co-marketing oferece maior credibilidade para os negócios participantes.


Realizar uma estratégia em conjunto com uma marca de renome no mercado pode ser a oportunidade que você aguardava para tornar conhecida a sua loja virtual.

Isso também ajuda na validação do seu produto e/ou serviço, além de transmitir confiança para que outras pessoas passem a comprar de você.


Colaboração entre negócios concorrentes

Se você tende a associar a palavra concorrente a algo negativo, o co-marketing vai ajudar a mudar essa mentalidade.


E-commerces que não são concorrentes diretos do seu negócio são ótimas fontes de parceria. Sabe por que?


Vocês tem algo muito importante em comum: um público semelhante!

Isso significa que ao realizar um co-marketing com esse tipo de empresa, existem mais chances de conquistar pessoas que podem vir a consumir de você.


Quer saber mais sobre os seus concorrente? Conheça 7 ferramentas que vão ajudar você a conseguir informações valiosas!


Como fazer um co-marketing?


Depois de conferir tantos benefícios, é hora de aprender como colocar em prática essa estratégia e colher todos os resultados mencionados acima.

Ficou interessado? Separamos uma lista com o passo a passo:


1° passo: Procurar e escolher o e-commerce para a parceria

Busque por e-commerces que não são concorrentes diretos ou que oferecem produtos e/ou serviços complementares ao seu. Convidar clientes e fornecedoras do seu negócio também pode ser uma ótima opção.


Porém, lembre-se que para o sucesso do co-marketing é importante que os públicos sejam parecidos.

Para ter mais certeza na hora de escolher, observe algumas informações importantes, como:

  • O perfil da persona do e-commerce;

  • A reputação e o nível de reconhecimento da marca no mercado;

  • O tipo de produto e/ou serviço oferecido;

  • A expertise do negócio;

  • Se outras parcerias já foram feitas (se sim, quais foram os parceiros e os resultados alcançados);

  • O número de clientes e quão engajados eles são;

Esses são alguns dados que vão ajudar a analisar o potencial dos e-commerces listados e a dar mais confiança para escolher quem será o seu parceiro.


2º passo: planejar a ação do co-marketing

Com o parceiro escolhido, agora é o momento de planejar a ação que será feita em conjunto. Para isso, é importante definir:

  • os objetivos da estratégia;

  • qual o tipo de ação será feita (Pode ser um conteúdo feito em guest blogging, uma promoção que ofereça descontos ou o que a sua criatividade mandar)

  • os prazos para cada etapa;

  • as tarefas para cada e-commerce, tendo em mente os pontos fortes e fracos de cada um.

  • e, claro, mensurar os resultados!

O ideal é que todo esse planejamento seja seguido por todos os parceiros, para que o resultado desejado possa ser alcançado e caso não seja, ofereça chances de descobrir o que pode ter dado errado.


3° passo: apresentar a proposta da parceria

Com tudo isso feito, chegamos na última etapa, propor a estratégia de co-marketing para o parceiro que você deseja.


A insegurança pode acabar aparecendo e quando ela vier lembre-se que o não você já tem. Então nada de ter medo!


Prepare uma apresentação incrível e realmente venda a sua ideia. Deixe claro os benefícios que essa parceria pode proporcionar e os objetivos que pretende atingir.


Quer uma dica? Construa um rapport memorável!

Essa técnica irá ajudar a criar empatia e sintonia com as outras pessoas e pode ser essencial para convencer sobre a sua proposta de co-marketing.


Conclusão


Se você chegou até aqui, aprendeu sobre o conceito de co-marketing, os resultados que ele pode proporcionar para o seu e-commerce e como colocá-lo em prática.


Essa estratégia é valiosa para todos os e-commerces, independente do tamanho e área de atuação. Por isso, sempre que possível estabeleça esse tipo de parceria. Você também pode utilizar um calendário para ter um controle maior sobre essa oferta.


Quer aprender mais sobre o mercado de e-commerces?

Confira a pesquisa E-commerce Trends 2017 e conheça a realidade das lojas virtuais brasileiras sob o ponto de vista dos consumidores e dos profissionais da área!















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