Marketing de Realidade Virtual: entenda por que você deve usar essa inovação agora!
O futuro já está aqui. Entenda por que a realidade virtual pode ser um ponto de virada na sua estratégia de marketing.
Sempre presente nas obras de ficção, a realidade virtual passou a fazer parte do mundo real nos últimos anos, e se tornou alvo de iniciativas imensas.
Algumas das marcas mais respeitadas do mundo, como Google, Facebook e Sony entraram de cabeça na área, com projetos de altíssimo investimento e repercussão.
Mas, obviamente, não é só pela exposição que essas marcas estão dedicando tempo e recursos para a criação de projetos de RV.
As aplicações dessa tecnologia para os negócios são impressionantes, principalmente em áreas como marketing e vendas.
E a boa notícia é que ela não está mais restrita às gigantes de tecnologia. Você mesmo pode (e deve) começar a aplicar a realidade virtual na sua estratégia de negócios.
Quer saber como? Então continue lendo para descobrir tudo que precisa saber sobre o marketing de realidade virtual!
Como o próprio nome diz, realidade virtual é uma experiência que faz com que um cenário virtual pareça muito mais real.
Em alguns casos, é quase como se você fosse levado para uma nova realidade. Como assim?
Por exemplo, se você jogar videogame, pode assumir o controle de um personagem, agir como ele, até pensar como ele. Mas no fim das contas, a imersão é apenas parcial.
Afinal, você está no sofá da sua casa, com um controle na mão, e o universo daquele jogo está em uma tela na sua frente.
Agora imagine que você fosse levado para dentro do jogo. Sem telas, aonde quer que olhasse seria uma parte do cenário.
As interações do jogo, os perigos e as emoções seriam muito mais reais e intensas, certo?
Essa é a proposta da realidade virtual!
Outros usos da RV seriam, por exemplo, criar a sensação exata de andar em uma montanha-russa ou fazer test drive em um carro sem realmente dirigi-lo.
Por que usar a realidade virtual na sua estratégia de marketing?
A realidade virtual sem dúvida alguma chama a atenção, e saber que esse conceito pode ter aplicações práticas para diversos aspectos de uma empresa é animador.
Por outro lado, um sentimento comum diante de uma tecnologia tão inovadora é pensar que a empresa ainda não está pronta para adotá-la.
Especialmente em empresas grandes, que em muitos casos têm tomadores de decisão mais conservadores, a ideia de investir em algo dessa natureza pode assustar.
Mas veja apenas 3 bons motivos pelos quais você não deve esperar para implementar o marketing de realidade virtual:
A imersão tem influência sobre o comportamento dos compradores
A imersão que a realidade virtual proporciona é muito maior que a de qualquer outro meio que existe hoje, e tem grande efeito sobre o comportamento dos consumidores.
As experiências com realidade virtual afetam áreas do nosso cérebro responsáveis por nos fazer tomar decisões de compra.
Logo, o marketing de realidade virtual tem tudo para apresentar ótimos índices de conversão, ainda mais quando usado em conjunto com outras táticas já conhecidas.
É o próximo passo no consumo de conteúdo
Basta pensar um pouco na forma como temos consumido conteúdo na web:
texto: a forma mais comum de conteúdo, presente em posts de blog, e-books e outros tipos de material;
imagens: usadas como complementos de texto ou sozinhas (em formato de infográfico);
vídeos: uma das maiores tendências do marketing digital, os vídeos passaram a ser armas poderosas de qualquer estratégia.
Fonte: Marketingdeconteudo