5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram da empresa
1. Mude para um perfil de negócios e otimize as informações
Caso essa dica pareça principiante demais, pode pular para o próximo item!
Mas, se formos começar pelo básico dos básicos, é importante completar e otimizar algumas informações do seu perfil antes de buscar seguidores.
Em primeiro lugar, se você é uma empresa, torne seu perfil pessoal em um perfil empresarial. É rápido, simples e permite que sua conta tenha acesso a diversas informações que não estão disponíveis para perfis pessoais. Só é necessário ter uma página no Facebook.
Para isso, vá até a página de configurações do Instagram e clique em Alternar para o perfil comercial. Aceite o pedido de vinculação de sua página ao aplicativo e preencha as informações de telefone, email e endereço. Isso ajudará seus clientes a entrarem em contato.
Além disso, procure por um nome de usuário curto, fácil de lembrar — se você já tem um que não é muito bom, é possível alterá-lo. Aqui na Agência x10, escolhemos o @agenciax10, pois o nome da empresa era maior do que o número de caracteres comportado pela rede social.
Na página de configurações, não esqueça de preencher o campo Nome, que aparecerá em negrito logo abaixo da sua foto de perfil. É o Marketing Digital na imagem abaixo. Escolha o tipo de empresa que está mais de acordo com o seu mercado e preencha a biografia com uma frase informativa e de impacto.
É importante que o visual do seu perfil seja convidativo e que, ao baterem o olho, os visitantes saibam logo do que se trata. Se você está presente em outras redes sociais, faça com que suas páginas conversem, utilizando a mesma foto de perfil e o mesmo nome de usuário, se possível.
A caixa de texto da biografia é valiosa, pois é a única que permite a inserção de links. Aproveite para divulgar seu website e eventualmente outros links interessantes, como aquele material rico ou post de blog matador. Encurte os endereços utilizando ferramentas como o Bitly para ficar mais bonito.
Se você está começando a procurar curtidores agora, antes de divulgar seu perfil é interessante ter algumas fotos publicadas. Ao produzir essas imagens, lembre-se de que, no Instagram, a qualidade das imagens importa muito. Assim, quando as pessoas chegarem ao seu perfil, verão que você produz bom conteúdo.
Não se esqueça também de promover sua conta do Instagram nas outras redes sociais em que estiver presente. Se alguém já segue sua empresa no Facebook ou Twitter, é provável que não se importe em segui-la em outra rede social.
2. Interaja com seus seguidores e com outros usuários da rede social
Aqui no blog da x10, insistimos muito na ideia de que comprar listas de email é uma furada, e o mesmo se aplica aos seguidores do Instagram.
Uma maneira orgânica de conseguir seguidores na rede é seguindo contas de empresas parceiras e de pessoas conhecidas no seu mercado que sejam interessantes para o seu negócio. Depois de segui-las, interaja com elas, curtindo publicações e fazendo comentários.
Dessa forma, você também atrai atenção para o seu perfil, troca ideias e se inspira com os conteúdos de quem já está há mais tempo na rede social.
A ideia, no entanto, é participar da conversa, dizendo algo interessante. Não vale só deixar comentários mandando aquele “segue de volta”, o que configura prática de spam!
Da mesma forma, à medida que for ganhando seguidores, interaja com eles. Mostre que você se importa respondendo comentários, seguindo de volta os perfis que fizerem sentido e engajando com os conteúdos que publicam.
3. Conte uma história na legenda
Não é porque o Instagram é uma rede social voltada para imagens que você precisa deixar suas legendas de lado.
Aproveite esse espaço destinado ao texto para contar uma história interessante sobre suas fotos, que as complemente. É uma boa oportunidade para contar detalhes que a imagem não mostra e conseguir engajamento.
Escrever pode parecer difícil no início, mas, aos poucos, você desenvolverá um tom de voz para a sua empresa no Instagram, que a diferenciará das outras.
4. Procure hashtags com alto volume de publicações
No Instagram, as hashtags têm um papel importantíssimo, pois juntam as publicações de usuários que não estão conectados em uma página única.
Assim, se você utilizar hashtags relevantes, seus posts ficarão expostos a uma audiência maior do que os seus seguidores e do que as pessoas que já sabem sobre sua marca.
Dentre os temas que têm relação com sua empresa, procure pelos que são mais populares. Basta digitar uma palavra antecedida de # na pesquisa do Instagram para ver o número de publicações. Ao fazer isso, a rede social também sugere outras hashtags similares.
Outra dica é participar de hashtags populares entre os usuários em geral, como #tbt para publicar fotos antigas.
5. Faça um sorteio ou concurso
Outra maneira de expandir sua base de seguidores é fazer um sorteio pedindo para os interessados curtirem sua página e comentarem na publicação como pré-requisitos para concorrerem. Afinal, quem não gosta de ganhar um presente?
A premiação também pode ser feita em formato de concurso, uma oportunidade de conseguir conteúdos gerados pelo usuários. Peça que as pessoas publicam fotos delas mesmas usando uma hashtag específica, além de seguirem seu perfil.
No entanto, antes de colocar a mão na massa e fazer o sorteio ou concurso, é importante estar atento às regras. No Brasil, o órgão que regulamenta essas ações é a Caixa Econômica Federal. Vale ler as regras da instituição, assim como as orientações do próprio Instagram.
Aproveite também para curtir o perfil da Agência x10 no Instagram e acompanhar nossas novidades.
Fonte: Resultados Digitais