Inbound Marketing para farmácias 💊: como criar uma estratégia eficiente
Inbound Marketing pode não ser a primeira opção quando se pensa em comunicação para farmácias (isso em lojas físicas, pois em ecommerces é outra conversa).
Quando falamos de varejo, os clientes estão muito pulverizados, sendo muito comum a compra por conveniência — aquela ida à farmácia antes de ir para casa.
O componente offline também é bastante presente, o que dificulta a mensuração precisa do impacto do Marketing Digital em uma determinada venda física.
Mas, ainda assim, acredito que o Inbound Marketing é uma excelente opção para quem deseja aumentar as vendas desse segmento tão específico.
Planejamento
Como todo trabalho de Marketing Digital, o primeiro passo é o planejamento. O público-alvo em farmácias é bastante diverso — idosos comprando medicamentos, atletas buscando suplementação, pais procurando produtos os filhos são alguns exemplos. Por isso, é preciso entender bem quais são essas personas e mapear as suas dores.
O próximo passo é entender quais são as palavras-chave relevantes para o negócio. Além das tradicionais “farmácia” e “drogaria”, sugiro expandir essa rede para termos que resolvam dores desse possível cliente — “como emagrecer com saúde” ou “saúde na terceira idade” são algumas palavras interessantes.
Por fim, toda farmácia utiliza algum tipo de sistema gerencial.
Não tem ninguém mais interessante para se trabalhar do que aquela pessoa que já comprou de você. Além disso, essa integração pode entregar ao time de marketing informações relevantes (como produtos comprados, idade etc.) que ajudam a otimizar cada vez mais o trabalho.
Não faz sentido mandar uma oferta de creme antirrugas para um jovem de 20 e poucos anos. Da mesma forma, não é interessante enviar para uma mulher uma promoção de apetrechos para barba.
Produção de conteúdo
Conteúdo sobre saúde e bem-estar é muitíssimo procurado na Internet. Seja para investigar um sintoma, encontrar uma nova dieta ou aprender a forma certa de se exercitar, as pessoas estão cada vez buscando mais informações e conhecimento.
Ter um blog atualizado com frequência com esse tipo de conteúdo é um excelente investimento para construir tráfego orgânico.
Para complementar o blog, sugiro a criação de eBooks direcionados às personas mapeadas. Além de ajudar a construir o relacionamento com o cliente, eBooks e outros materiais ricos geram Leads de topo de funil, que muitas vezes ainda não estão no estágio de compra, mas que podem ser trabalhados para uma venda futura.
Essa estratégia também ajuda a qualificar os Leads gerados. Se alguém baixa um eBook sobre “cuidados para o cabelo“, muito provavelmente essa pessoa estaria inclinada a comprar produtos capilares.
Mídia
O trabalho de mídia pode ser um belo combustível na busca de geração de resultados. A utilização de ofertas do Facebook (com condições exclusivas para esse público) tem o potencial de gerar vendas incrementais. Mas lembre-se sempre de usar a segmentação de público apropriada para cada oferta.
Vale a pena utilizar uma parte da verba para uma campanha de display no Google AdWords para o público próximo da loja. Embora o objetivo principal seja brandinge não necessariamente alguma conversão, esse fortalecimento de marca é importante para negócios “de bairro”.
Email Marketing e fluxos de automação
Uma das principais vantagens quando se cria uma estratégia de Inbound Marketing para a farmácias é a capacidade de segmentação. Por meio do conteúdo consumido, materiais baixados e compras realizadas, o perfil do cliente fica muito claro, e isso abre uma gama de possibilidades.
É muito recomendável a utilização de fluxos de automação para divulgar ofertas relevantes para os clientes.
Por exemplo, se alguém baixa um eBook sobre alimentação para bebês, faz sentido enviar alguns emails sequenciais com mais conteúdo relacionado e ofertas de produtos para recém-nascidos.
Fluxos de automação para Leads gerados no blog (indicando novos materiais para download) também são fundamentais dentro da estratégia.
Criatividade nas ofertas
Use e abuse da criatividade nas ofertas.
Você pode, por exemplo, criar uma Landing Page para a agendar a aferição gratuita de pressão (um serviço que a maioria das farmácias já faz de qualquer forma).
Ou enviar uma promoção de produtos de cuidados com o sol depois de uma semana de calor intenso.
O mix de produtos de uma farmácia possibilita o lançamento de ofertas de todos os tipos, para todos os gostos.
O importante, vale sempre ressaltar, é segmentar os interesses dos diferentes grupos de clientes. Um erro aqui pode criar uma experiência frustrante para o usuário. Portanto, muito cuidado nessa hora.
Time da loja e atendimento alinhados
Por fim, é importante deixar o time da loja alinhado com todas essas ações.
Haverá clientes que terão dúvidas ou mostrarão o celular com o email de alguma oferta. A equipe de atendimento deve ser capaz de sanar todas essas dúvidas e prosseguir o relacionamento iniciado online.
Além disso, a própria loja é um importante ativo na captação de Leads. Incentivos (como 5% de desconto na compra) podem ser oferecidos para estimular esses cadastros.
Ao obter o contato de uma pessoa que acabou de comprar, abre-se a possibilidade para a recompra, que é um hábito extremamente comum nesse mercado (remédios, produtos de higiene e estética e suplementos têm esse caráter mais recorrente no consumo).
Conclusão
Apesar de um pouco dissonantes em uma primeira análise, uma estratégia bem executada de Inbound Marketing tem o potencial de se tornar uma alavanca poderosa de vendas para farmácias.
Mesmo aquela farmácia do bairro pode se aproveitar da internet para captar mais Leads, relacionar-se com os clientes e gerar mais resultados.
Além de tudo, o trabalho online é 100% complementar ao offline. O foco não é só captar novos clientes, mas desenvolver um relacionamento de qualidade com seus clientes atuais, o que também gera muitos frutos.
Pensando bem, Inbound Marketing para farmácias tem tudo a ver.
Fonte: Resultados Digitais