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Dica de Email Marketing: crie uma identidade visual em suas campanhas

Como criar um bom layout de email?


Uma boa ideia é criar templates de email para facilitar, agilizar e escalar a criação dos layouts dos emails.


Se você utiliza alguma plataforma para disparo de campanhas de email, pode usar os templates disponibilizados pela ferramenta, ou criar variações desses templates para personalizá-los com a sua identidade visual.


Para que você crie essa padronização e melhore suas taxas de clique e abertura, veja abaixo 7 boas práticas para a criação de um layout:


1. Call-to-Action (CTA) e título nos primeiros 300px de altura do email

Isso irá permitir que seu usuário tome atalhos para clicar em seu conteúdo ou objetivo.

60% das pessoas que abrem emails não rolam, ou seja, é importante que o objetivo do seu email fique claro logo no início (300px).


2. A proporção ideal é de 40% de imagens e 60% de texto

Dessa forma, suas taxas de entrega serão melhores e a leitura ficará mais fácil (seu email fica mais leve e mais bem estruturado).


3. Cada imagem deve pesar no máximo 100kB

Provedores não aceitam imagens acima de desse peso — e você pode inserir, no máximo, 470kB em imagens no seu layout.


Caso você envie um email com imagens acima disso, elas não somente não serão abertas como irão prejudicar a entrega dos seus emails em caixas de entrada. Muito cuidado!


4. Tenha somente um objetivo por campanha e insira no máximo 3 CTAs diferentes em seu email

Isso permite que o seu objetivo fique mais claro e a tomada de decisão por parte do usuário seja facilitada.


Pesquisas provam que, quanto menor o número de tomadas de decisão por parte do usuário, maior a taxa de cliques.


5. Insira a opção de descadastro

Parece óbvio, mas é importante inserir a opção de descadastro.

Essa ação diminui suas taxas de reclamações e de marcações como spam, ou seja, sua entregabilidade melhora.


6 Cuide com as imagens na hora de fazer seu Email Marketing

Você pode até pode usar imagens na hora de fazer seu Email Marketing, mas nunca envie apenas uma imagem como corpo de email.


A maioria dos serviços vai, por padrão, bloquear essa imagem e a eficiência do disparo tende a diminuir bastante.


Você pode tomar ainda outros cuidados como:

  • Fazer o Email Marketing em formato HTML e distribuir o conteúdo entre texto e imagens;

  • Usar alt tags nas imagens, sempre colocando um texto que descreva a imagem;

  • Colocar links também nas imagens (se elas não forem exibidas, ainda assim serão clicáveis);

  • Tamanho da imagem: evite imagens muito pesadas, elas irão demorar para carregar.

7. Não faça Email Marketing com cara de spam

Evite emails escritos com a cor vermelha ou com características normalmente associadas a spam. Há alguns detalhes que podem ser seguidos para que seu email não pareça indesejado.

  • Limite o assunto a cerca de 50 caracteres e sem CAIXA ALTA;

  • Evite usar demasiadamente termos como promoção, free, clique aqui, grátis, crédito etc.;

  • Não exagere no uso de acentos gráficos (??,!!?, !!!).

Há diversos outros detalhes que se caracterizam como spam, mas seguir esses conceitos básicos já é um bom passo na direção das boas práticas.










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