7 ações que não podem faltar em sua campanha de Marketing Digital de Natal ☃️
1. Landing Page e pop-up de saída para captar contatos
Um dos pontos iniciais para uma campanha de Natal que dê resultados é a geração de Leads.
Para começar, crie uma Landing Page específica de Natal para conseguir algumas informações importantes dos Leads e enviar ofertas personalizadas (que será o passo seguinte).
Outra forma legal de converter os visitantes do seu site em Leads é com pop-ups. Coloque-os em páginas estratégicas, como a home do seu site e algumas páginas de produtos, para captar os contatos das pessoas que estão online.
Importante: ofereça sempre um benefício em troca do email do Lead. Aqui entram frete grátis, desconto, parcelamentos especiais, download de conteúdo gratuito e outras vantagens.
2. Preparação para disparos de Email Marketing
Ok, você fez Landing Pages, pop-ups, formulários e tudo mais. E agora? O que fazer com
esses contatos capturados?
De nada adianta ter atraído esses Leads se você não se relacionar com eles.
O ideal é que um mês antes do Natal você planeje como serão as suas campanhas de email.
Prepare as segmentações, os combos de ofertas, o calendário, os textos e todos os outros elementos que um bom email precisa ter.
Muitas empresas mandam mensagens de Natal para toda a base de clientes, sem segmentação alguma, e já se dão por satisfeitas. Se contentar com isso é um erro, pois essa ação isolada não é uma boa campanha de Natal, é apenas uma empresa enviando uma mensagem genérica para todo mundo.
Envie emails com ofertas que o seu público já demonstrou interesse em comprar. Aproveite todas as informações que o Lead deu em troca ao converter em suas Landing Pages para personalizar a mensagem.
3. Página com as ofertas
Mais do que páginas com seleção de produtos, nessa época é interessante criar uma página dedicada às ofertas de Natal.
O grande benefício de criar essa página é fazer campanhas direcionadas para as suas melhores ofertas, aproveitando a temática da data.
Além do mais, é uma página boa para ser promovida nas redes sociais, em campanhas de email e até mesmo via mídia paga (nosso próximo tópico).
É importante também destacar essa página dentro do seu site.
Insira um banner na home ou até mesmo crie um menu especial de Natal para mostrar às pessoas que essas ofertas estão ali.
Isso pode funcionar como uma curadoria da marca com as melhores opções para presentear, o que ajuda no momento da decisão de compra.
4. Investimento em mídia paga
Depois de criar páginas de ofertas e Landing Pages para capturar Leads, você vai precisar promover tudo isso.
Já falamos acima sobre o Email Marketing, que é um canal barato e que traz muito retorno.
Mas nessas épocas a concorrência é enorme, principalmente no varejo. E é aí que um bom trabalho de mídia paga pode elevar seus resultados a outro nível.
Pode parecer muito simples e muito básico falar isso, mas sempre é bom lembrar: faça remarketing! Isto é, aquelas campanhas de mídia em que você anuncia para quem já visitou uma página de seu site.
O remarketing é altamente recomendado por especialistas da área de mídia paga, principalmente para quem vende produtos online.
5. Ações nas redes sociais
Outro ponto fundamental é usar as redes sociais para promover sua campanha de Natal.
Aproveite a época para focar a estratégia destes canais para vender e promover suas ofertas.
De acordo com a “Pesquisa de Natal 2017”, realizada pela Deloitte com 1.000 consumidores em todo o Brasil, 75% dos entrevistados responderam que se sentem influenciados pelas mídias sociais no momento de compra.
Portanto, use os recursos que cada mídia oferece para expor seus produtos. O Facebook, por exemplo, permite que você crie um carrossel de imagens de produtos, colocando preço e link específico para a página de produtos. Já no Instagram é possível criar o anúncio com o botão “compre agora”, que direciona para o link da página de ofertas ou já para a página de produtos.
Mas você pode ir além e criar outras ações. O Marketing de Conteúdo nas redes sociais tem um poder muito forte de viralização.
Entenda que nem todos os seus seguidores vão comprar de você hoje. Mas poderão comprar em uma outra época. Use então as redes sociais não só para venda, mas também para gerar tráfego e melhorar o relacionamento com o público.
6. Realização de sorteio ou concurso
Poucas ações possuem um potencial de alcance tão grande como concursos e sorteios. E o
Natal é uma época muito propícia para essas realizações. No período natalino, os consumidores estão procurando ativamente por muitos presentes. Faça dessa procura uma oportunidade para gerar mais Leads para seu negócio.
Você pode promover um sorteio da forma clássica ou também concursos para estimular a participação e a criatividades da sua audiência. Algumas ideias de concurso são frases, fotos, votação, legendas ou vídeos.
E lembre-se sempre de estar atento às regras. No Brasil, o órgão que regulamenta essas ações é a Caixa Econômica Federal. Vale ler as regras da instituição.
7. Clima natalino na identidade
Uma das dicas do post anterior a esse dizia para você começar a preparar as suas peças criativas com bastante antecedência.
Faltando um mês para o Natal, é hora de aprovar essas peças e começar a usá-las no site de seu negócio e nas redes sociais.
Muitas empresas mudam o avatar do perfil e a capa da fanpage. Use esse espaço a seu favor!
Na capa da fanpage você pode colocar uma imagem que ilustre o clima natalino ou também algum banner de oferta.
Fonte Resultados Digitais