O que é Facebook Instant Articles?
Alguma vez você já desistiu de abrir um link do Facebook no seu celular porque ele demorou muito para carregar?
Eu já. E não foi só uma vez, foram várias.
Agora se coloque no lugar oposto.
Quantas vezes a sua audiência pode ter desistido de abrir um link do seu site no Facebook porque ele demorou para carregar?
Talvez a culpa nem seja sua (pode ser que seu site não seja lento) mas da própria conexão da pessoa.
Uma maneira de corrigir esse problema são os Facebook Instant Articles.
Neste artigo, você vai saber o que são, por que usá-los, como fazer a configuração em seu site e como analisar os resultados.
O que são os Facebook Instant Articles?
Se você abriu o post por algum aplicativo para dispositivos móveis do Facebook, provavelmente está lendo já no formato Instant Article.
A tradução literal é “artigos instantâneos”. De fato, o nome cumpre a promessa, pois são links que abrem na hora em seu celular, como se você não tivesse saído do Facebook.
E é isso mesmo: você não sai do Facebook.
Um Instant Article é um documento HTML5 que é carregado rapidamente dentro do próprio aplicativo, sem levar o usuário para o site da empresa.
Talvez aqui você se pergunte: mas isso não prejudica as minhas métricas? Calma, já vamos chegar lá, mais abaixo falo disso. :)
Com o Instant Articles, a página tem um formato pré-definido pelo Facebook, mas exibe o mesmo conteúdo.
Como identificar um Instant Article
Um Instant Article é caracterizado com um pequeno símbolo de raio abaixo do título no link.
No Brasil, os Instant Articles chegaram no final de 2015.
Confira abaixo o vídeo de lançamento da funcionalidade por aqui:
Além da Resultados Digitais, várias outras páginas usam os Instant Articles em suas publicações, como Buzzfeed, BBC, Mashable, The Guardian, Exame e mais.
Por que usar os Instant Articles: alguns motivos que você precisa saber
A maior vantagem de usar Instant Article em seu site é que ele é muito mais rápido para carregar e oferece uma experiência bem melhor para o usuário.
Faça um teste. Abra um artigo com e outro sem Instant Article e perceba a diferença na velocidade.
Por estar hospedado dentro do Facebook, não há como não ser mais rápido.
Isso por si só já é um grande benefício para seu site.
Colocando agora as vantagens em números, temos alguns dados do próprio Facebook, mostrando que os Instant Articles possuem:
Carregamento 10 vezes mais rápido;
Média de leitura de textos aumenta em 20%;
70% menos chances de o usuário abandonar o artigo;
30% mais chances de o usuário compartilhar o artigo;
Vídeos que tocam automaticamente (autoplay);
Facilidade de dar zoom em imagens.
Fonte: Resultados Digitais