Dica de Email Marketing: use listas segmentadas em seus lançamentos
Para uma segmentação gerar resultado em uma campanha de email, é necessário a junção de três fatores:
1. Informação
Sem informação, não há segmentação.
Como mandar uma campanha para corinthianos que vivem em Santa Catarina se eu olho para a base de Leads e não sei para qual time as pessoas torcem, tampouco o estado onde moram?
Essa informação sobre a base pode vir de muitos lugares. Para quem trabalha com Marketing Digital, o mais comum talvez é que seja a partir das Landing Pages.
É muito importante, ao criar uma Landing Page, definir quais são as perguntas a serem feitas, ou seja, as informações mais relevantes a serem pedidas no formulário e que ajudarão sua empresa a fazer uma melhor segmentação.
Com as informações em mãos, o próximo passo é pensar no processo como um todo, não somente para criar campanhas, mas para o próprio lançamento das campanhas.
É bem comum vermos empresas definindo a oferta antes do público. Não há nada de errado nisso, porém quando temos informações sobre a base de Leads, uma boa estratégia é fazer uma oferta especificamente para um público bem segmentado.
Por exemplo: ao fazer algumas segmentações, vemos que temos muitos Leads de empresas de tecnologia. Vemos também que nunca fizemos um material voltado para esse segmento. Nesse caso, um ganho rápido e certeiro é fazer, para esse público, um eBook “Marketing Digital para empresas de tecnologia”.
3. Tecnologia
O trabalho de segmentação pode parecer um tanto complicado e custoso quando se utiliza uma ferramenta não propícia para isso.
Por exemplo: existe todo um trabalho para criar um material, fazer Landing Page, segmentar, criar campanha e analisar.
Se sua empresa usa uma ferramenta diferente para cada uma dessas etapas e essas ferramentas não são bem integradas, muita informação pode, e vai, ser perdida no caminho. Por isso que um software multifuncional, tem um maior potencial de gerar resultados e de melhorar a produtividade do time de Marketing.
Outro ponto importante que facilita a segmentação é usar uma ferramenta de Email Marketing que tenha listas dinâmicas, ou seja, listas que são atualizadas automaticamente de acordo com o que um Lead preenche em uma Landing Page.
Isso porque o trabalho de criar uma lista segmentada sempre antes de cada envio de email é eliminado, sobrando tempo para se preocupar com estratégia, e não execução.
Fonte: Resultados Digitais