Aprenda SEO com o Google: conheça o novo SEO Starter Guide
Quem está começando ou quer começar a trabalhar com SEO agora pode ter um direcionamento do próprio Google.
A empresa lançou uma nova versão do seu SEO Starter Guide, depois de 7 anos sem atualizar o documento.
A versão atual foi construída a partir da anterior, trazendo seções novas sobre a necessidade de otimização para os mecanismos de busca e sobre como construir um site amigável para dispositivos móveis, por exemplo. São assuntos que eram bem menos populares na época da última publicação, em 2010.
Tradicionalmente, as fontes do Google para iniciantes eram o SEO Starter Guide e a Webmaster Academy. O primeiro continha as boas práticas necessárias para que os mecanismos de busca encontrassem, entendessem e indexassem conteúdos.
Já o segundo trazia informações e ferramentas para ensinar a webmasters como criar um site e como fazê-lo aparecer na busca do Google.
Como os dois tinham conteúdos repetidos e objetivos parecidos, a ideia foi aposentar a ferramenta para webmasters e lançar uma nova versão do guia.
O que mudou na nova versão do SEO Starter Guide
Separamos algumas novidades apresentadas na versão 2018:
Contratar um especialista em SEO
O novo guia fala que pode valer a pena contratar um profissional de SEO para o seu site.
O conteúdo detalha os tipos de serviço que esse profissional pode fazer e traz links para artigos da central de ajuda que ensinam como contratar um especialista em SEO.
De acordo com o guia, o melhor momento para contratar um profissional de SEO é o mais cedo possível, pois isso assegura que o site será amigável para os mecanismos de busca desde o início e que já estará otimizado quando crescer.
Sites amigáveis para dispositos móveis
Como falamos, muita coisa mudou desde o último lançamento desse guia pelo Google. Para ter uma ideia, aqui no Brasil ainda vivíamos tempos de Orkut e MSN.
Por volta de 2010, uma boa prática era ter páginas separadas para dispositivos móveis, por exemplo.
O novo guia foi atualizado para refletir o estado atual da internet para dispositivos móveis, com melhores práticas para criar sites responsivos e que podem ser acessados por todos os tipos de dispositivo.
Link para outros sites
O novo guia do Google fala também sobre tomar cuidado com os sites para os quais você linka. E mostra as formas mais comuns de aproveitar a reputação de outro site, como adicionar links em comentários.
O novo guia está disponível em 9 idiomas — inglês, português, alemão, espanhol, francês, italiano, japonês, russo e turco — e deve ser traduzido para outras 16 línguas em breve.
Esses tópicos são apenas alguns dos disponíveis nessa atualização. O Google recomenda a leitura para todos que divulgam conteúdos online por meio do buscador.
Mas, se você já é familiar com o assunto SEO e lê sobre ele em outras fontes, o guia do Google não revela nenhum grande segredo sobre como o algoritmo funciona.
De qualquer forma, vale dar uma olhada, principalmente se você está começando e busca conhecimento de forma organizada.