Dicas de atendimento ágil
1. Não deixar clientes esperando
Tenha operadores disponíveis: cada operador pode atender, no máximo, 5 clientes por vez. Então, dependendo do seu fluxo, contrate mais operadores. É possível encontrar ótimos freelancers que podem trabalhar remotamente para você.
Depois de resolver o problema do cliente, não tenha vergonha em encerrar a conversa. Às vezes o cliente agradece várias vezes por ser educado e pode ter vergonha de finalizar o papo.
2. Evitar textos longos
Quanto mais longo o texto, mais o seu cliente demorará para ler. Por isso, nada de posts de blog dentro do seu chat online. Seja rápido e direto.
Se você precisa passar um conteúdo maior ou mais específico, uma boa opção é usar FAQs, blogs e vídeos, ou seja, fontes externas ao chat.
3. Treinar a equipe para ser concisa
Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo: esse velho ditado faz muito sentido aqui. Evite mensagens separadas e que não levam ao objetivo como um “tudo bem?” avulso. Use padrões como “Olá, tudo bem? Como posso ajudar?”.
4. Locais com boa conexão
Problemas de tela travando ou áudio falhando atrapalham a comunicação e refletem na percepção que o cliente tem do seu site. Então, como pré-requisito para contratar um operador, garanta que ele esteja em um local com boa conexão.
Se a falta de conexão acarretar em demora para responder mensagens, garanta que isso torne-se uma prioridade à ser resolvida.
5. Mensagens claras e óbvias
Nunca deixe espaço para dúvidas ou ambiguidades. Toda dúvida do cliente deve ser respondida de forma clara para que ele não faça a mesma pergunta duas vezes.
Evite mensagens como “nossos preços podem baixar na época da Black Friday”, pois não são mensagens úteis. Principalmente quando o site e o chat do concorrente dizem que vão baixar em 40% logo no primeiro banner.