Como definir prioridades na minha estratégia de marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que exige planejamento para trazer resultados consistentes. Entenda como definir as prioridades da sua estratégia e o que é necessário para colocá-las em prática.
Gerenciar uma estratégia de marketing de conteúdo é trabalhoso.
Desde a construção da estratégia até o planejamento e a produção do conteúdo, além da publicação e divulgação, são várias horas de pensamento e mão na massa gastas.
Se você precisa gerenciar uma delas, com certeza já se perdeu no mundo de informações e ações.
O marketing de conteúdo não funciona sozinho.
Além da rotina da estratégia, é necessário pensar em como esse trabalho todo resultará nos objetivos traçados, seja em oportunidades de vendas ou visibilidade. É necessário construir uma estrutura para o inbound e envolver grande parte da empresa.
É impossível fazer isso tudo ao mesmo tempo. Se a equipe de marketing é pequena, então, o planejamento de ações e a priorização são essenciais.
Como, então, decidir o que fazer primeiro? Siga nossas dicas e entenda!
Onde você está
Primeiro de tudo, é importante considerar o que você já tem. A sua página do Facebook tem uma boa audiência? Você já tem uma lista de emails de qualidade? Já tem um blog no ar? Ou está começando tudo do zero?
Se a empresa já tem uma boa audiência nas redes sociais, com uma estratégia rodando por lá, não faz sentido se preocupar muito com isso — o marketing de conteúdo vai apenas acrescentar. Mas se você nem sabe o que é email marketing, por exemplo, está na hora de correr atrás.
Para quem começa uma estratégia de marketing de conteúdo agora, o primeiro passo é definir qual produto será vendido para qual público.
É necessário ter essa estratégia bem clara e definida, principalmente para o conteúdo ser escrito para o público que você quer alcançar.
Por isso, entenda muito bem quem é esse público, quais são as suas características principais, objetivos, problemas, dúvidas e como o seu produto os ajuda. Em marketing de conteúdo, temos o conceito de persona.
Ela é uma personagem semi-fictícia que representa o cliente ideal da sua empresa e representa seu público de maneira mais definida. Se você ainda não tem uma persona, pode criar uma com nosso Fantástico Gerador de Personas.
Com a persona definida,é importante entender como esse conteúdo será publicado e divulgado.
Em relação à estrutura, o básico é um blog, uma estratégia de produção e canais de divulgação do conteúdo.
Vamos supor que a sua persona é usuária de Facebook, Linkedin e email, por exemplo. É importante definir a URL de blog (suaempresa.com.br/blog, por exemplo) e já criar as páginas correspondentes para divulgação dos artigos nas redes sociais relevantes para a persona, além de definir qual ferramenta de email marketing ou automação será utilizada. Falaremos sobre a rotina de divulgação em breve.
O segundo passo é entender como será o fluxo de produção dos artigos.
Todos eles precisam ter uma palavra-chave pré-definida, seja com o objetivo de ranquear para essa busca ou para deixar clara a dúvida principal que o artigo aborda.
Vocês farão um planejamento semanal, mensal ou bimestral dos conteúdos a serem produzidos? Quem fará a pesquisa inicial de palavras-chave? Quando isso será definido?
Quem definirá os argumentos a serem usados em cada texto, além das referências e outras mídias? Quem produzirá o artigo, em quanto tempo? Quando ele será publicado?
A frequência de publicação é essencial para o sucesso em uma estratégia de marketing de conteúdo.
Por isso, uma falha no planejamento que resulte em um longo tempo sem publicações pode prejudicar o seu blog muito mais do que você imagina.
Crie um calendário editorial e tenha certeza de que todos os passos estão sendo concluídos a tempo.
Conteúdo publicado? Chegou a hora de divulgar!
É sempre recomendado que um artigo seja divulgado assim que publicado, pois você pode começar a receber o feedback da sua estratégia e entender como otimizar.
A divulgação também precisa ser planejada!
Entenda quais serão os canais de comunicação com a persona, a frequência da divulgação, a linguagem e a estratégia utilizada, se haverá divulgação paga ou não.
Além do seu calendário editorial, também é importante ter um calendário de divulgação com todos os posts que serão publicados em cada rede. Dessa forma, você evita posts repetidos ou que são enviados ao mesmo tempo, além de conseguir trabalhar mais claramente o email marketing.
Divulgou? Analise!
Antes de criar novas estratégias e otimizar o que você já tem, é importante parar para entender o que deu certo ou não, sabendo o que mudar.
Para entender melhor as visitas que chegam no blog, a melhor ferramenta é o Google Analytics. Para entender o posicionamento orgânico nas páginas de busca, use o Google Search Console.
As próprias redes sociais oferecem ferramentas de análise de resultados de divulgação, assim como as melhores ferramentas de email marketing.
A partir desse pequeno roteiro, liste o que você já tem e comece preenchendo esses buracos.