Como usar notícias para produzir conteúdo (e como torná-lo evergreen)
Notícias são importantes formatos de conteúdo e podem impactar positivamente sua estratégia. Entenda como produzi-la e como elas podem ser valiosas!
Se você tem um blog, sabe que produzir conteúdo constantemente é difícil. Além do trabalho constante, uma hora falta assunto.
Você pode não ter pensado nisso antes, mas uma constante fonte de informação e ideias é a própria mídia. Todos os dias, jornalistas trabalham para revelar o que há de novo, chamando a atenção de todo o mundo para um assunto.
Quer saber como? Siga nossas dicas!
Qual é a importância de cada tipo de conteúdo?
O conteúdo evergreen é a base do marketing de conteúdo. Por ser útil o tempo todo, ele é um investimento promissor.
Se você publica um conteúdo evergreen hoje, trabalhando-o bem para ranquear em boas posições no Google, ele sempre trará tráfego orgânico, ajudando a solidificar a sua estratégia e gerando oportunidades constantes.
É importante produzir conteúdo evergreen constantemente — mas isso não significa que não podemos produzir outros tipos de conteúdo além disso.
Aí entra o buzz content, sendo que uma das suas principais vertentes são os conteúdos noticiosos. Como o nome mostra, esses artigos não são tão permanentes, mas são muito poderosos para trazer um volume grande de tráfego o mais rápido possível.
Mesmo com todas as diferenças, o objetivos dos dois tipos de texto é passar uma informação. Por isso, mesmo contando apenas fatos imediatos, em alguns casos a notícia pode ser transformada em conteúdo evergreen.
Em uma estratégia de conteúdo, os artigos noticiosos podem ajudar a lançar uma marca, trazer tráfego rápido, ajudar no engajamento com o público e solidificar um blog como autoridade.
Qual é a diferença entre conteúdo evergreen e noticioso?
Primeiro de tudo, é importante entender quais as principais diferenças entre um conteúdo de uma estratégia de marketing de conteúdo (que deve ser evergreen) e uma notícia.
O conteúdo evergreen tem as seguintes características:
Informações que podem ser úteis a qualquer momento.
Normalmente são mais técnicos ou práticos, ensinando algo.
Contam informações ou práticas já replicadas e confirmadas.
Tem o objetivo de educar.
Já no conteúdo noticioso, podemos identificar algumas características diferentes:
Informação imediata.
Linguagem mais urgente.
Contam novidades ou descobertas recentes.
Tem objetivo de informar.