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Como evitar fraudes no seu e-commerce

  • Agência X10
  • 23 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura



Entenda o que é uma fraude no e-commerce


Basicamente, uma fraude no e-commerce pode ocorrer em 3 situações:

  • Roubo de dados: é quando os dados utilizados pelos clientes na compra são roubados para utilizações ilegais diversas.

  • Uso de dados ilegais de terceiros: quando uma pessoa utiliza ilegalmente os dados de outra pessoa para comprar o produto.

  • Chargeback: quando é realizada a compra em um e-commerce, aprovada pela operadora de cartão e, após o envio ou entrega, o titular do cartão solicita o cancelamento de compra diretamente com o cartão.

Ter em mente esses 3 perfis de fraude em um e-commerce é muito importante, pois só assim você conseguirá entender as necessidades e planejar as ações de segurança para cada uma delas.


Tenha um certificado de segurança


O fato de os navegadores começarem a informar os usuários que as páginas que estão tentando navegar não estar com a segurança em dia não é à toa!


Essa mensagem é exibida para sites que não possuem um certificado de segurança e, portanto, não criptografam os dados preenchidos por seus usuários — principalmente dados de pagamento, como os de cartão de crédito.


Portanto, contar com um certificado de segurança em seu e-commerce é bom para sua loja (que não corre o risco de ter os dados roubados) e ainda garante mais confiança aos possíveis compradores da sua loja virtual — além de já ajudar a espantar possíveis fraudadores.


Trabalhe com sistema próprio de análise de fraude


Jamais se iluda com pedidos enormes e que fujam ao padrão que os seus compradores normalmente seguem. Esse é o primeiro — e um dos principais — indicadores de uma tentativa de compra fraudulenta em em e-commerce.


Se você optar pela utilização de meios próprios para o recebimento de pagamentos dos seus clientes, contar com um sistema próprio de análise de risco é mais do que necessário em seu negócio.


Para isso, busque a solução de análise de fraude que mais se adequá ao seu negócio — e orçamento — para te ajudar nessa missão e seja pragmático na análise. Pois qualquer solicitação de um cliente ao banco por não reconhecimento da compra é prejuízo na certa!


Considere a utilização de intermediadores de pagamento


Se a sua operação é pequena, se você não tem o conhecimento sobre como fazer uma boa análise de fraude ou você busca praticidade e não quer correr riscos de chargeback, a utilização de intermediadores de pagamento deve ser levada em extrema consideração.


Ao utilizar algum intermediador de pagamento em seu e-commerce, o mesmo fica responsável por receber os pagamentos, analisar o risco e liberar — ou não — a transação, mediante uma cobrança percentual sobre o valor da transação.


A grandes vantagens de utilizar intermediadores de pagamento são a não necessidade de contratação de uma ferramenta de análise de fraude, eliminação da tarefa de análise pontual e garantia de recebimento. Isso porque, ao aprovar uma transação, o intermediador se compromete a te repassar o valor mesmo em caso de chargeback — desde que o e-commerce tenha a devida comprovação de envio e entrega do pedido.

Tenha processos bem desenhados


Independente se a sua escolha seja por realizar a análise de fraude internamente ou utilizar intermediadores de pagamento, ter processos bem definidos auxilia no controle e padronização em seu e-commerce.


Caso opte pela análise de fraude interna, tenha atenção para:

  • escolher bem as ferramentas de apoio;

  • definir os critérios de aprovação manuais;

  • solicitar a documentação necessária para contrapor alguma solicitação de estorno do cliente junto ao banco/operadora de cartão (documentos do titular do cartão);

  • quais serão os passos executados para cancelamento de pedidos não aprovados.




Fonte: Marketing de Conteúdo

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