3 riscos que a sua marca corre no universo digital e como se proteger deles
1. Perfis falsos
Plágio e uso indevido são verdadeiros pesadelos para qualquer marca. No ambiente digital, esses casos normalmente se manifestam por meio de perfis falsos.
Fraudadores usam a logo e o nome da empresa para aplicar golpes ou mesmo vender produtos plagiados, criando uma concorrência desleal e ilegal.
A marca do Airbnb foi uma das vítimas dos criminosos. Após copiarem fotos, descrição e a localização de imóveis anunciados na plataforma, os golpistas criaram ofertas com preços mais baixos em outros sites de classificados.
Eles usaram o email para fechar negócios e infelizmente alguns clientes do Airbnb caíram na fraude. O caso ganhou repercussão e a empresa se posicionou orientando os consumidores.
Vale ressaltar que, para tomar medidas cabíveis em caso de plágio, a sua marca precisa ser registrada e ter a posse do domínio. Caso contrário, você estará sujeito a ver terceiros reproduzindo ou imitando seus produtos sem poder reivindicá-los.
2. Fake news
As notícias falsas já fazem parte da internet. Elas circulam nas mídias sociais e em aplicativos de bate-papo como o WhastApp.
Algumas vezes são inofensivas e surgem como uma brincadeira. Mas essa graça pode ser de mau gosto e envolver o nome de uma marca, como a sua, trazendo repercussões para lá de negativas.
O supermercado Guanabara sofreu com as fake news. O boato de que a rede não faria promoção no aniversário da empresa estava ganhando proporções, desagradando em muito os clientes. O rumor foi detectado pelo varejista por meio do monitoramento do ambiente digital. A empresa agiu rapidamente e reverteu a situação.
3. Reclamação de clientes
No mar de queixas que existe na internet, sites como o famoso Reclame Aqui já têm o poder de definir o comportamento de compra dos internautas. Que tal procurar saber como anda a sua reputação por lá?
Além disso, segundo a Revista Exame, as reclamações e difamações em mídias sociais já causam mais danos às marcas do que o Procon.
Obstáculos que a sua marca precisa vencer no ambiente digital
Há alguns empecilhos que sua empresa pode encontrar na internet, mas que podem ser driblados com um pouco de dedicação, como:
Responder em tempo hábil: a internet é o reino do imediatismo. Marcas que deixam o público sem retornos ou que demoram a responder caem no “desgosto” do público.
Manter uma boa reputação: comentários negativos e difamações surgem a todo momento. Pior: podem ganhar proporções internacionais. Mas não ache que excluir o comentário vai resolver, pelo contrário, pode agravar ainda mais o caso. Procure entender o problema e responder a pessoa.
Por fim, nunca esqueça de manter a integridade e a exclusividade da sua marca.
A presença digital é uma necessidade para qualquer marca.
Fonte: Resultados Digitais