Ciência da emoção no marketing: o que nos faz engajar e comprar?
Use uma linguagem simples
Quando usamos um vocabulário muito complicado, as palavras podem transmitir uma sensação de que a mensagem é racional demais.
Como o nosso objetivo é trazer mais emoção para a ação, o mais recomendado é utilizar termos mais simples e, de preferência, que induzam algum sentimento.
Considere a palavra “grátis”, por exemplo.
Quando usada no contexto da fase de degustação de um novo produto ou serviço, ela pode ativar emoções de felicidade — afinal, não será necessário pagar para usar a testar.
O mesmo vale para um ecommerce que oferece frete grátis — o cliente sente uma gratificação por não precisar arcar com essa despesa.
No entanto, tome cuidado com o uso indiscriminado das palavras, que pode gerar um efeito indesejado.
Inserir a palavra “grátis” em um site de calçado de grife pode passar uma mensagem errada e desvalorizar a marca.
Inspire confiança
Vale destacar que os consumidores detestam ser manipulados por propagandas que brincam com as suas emoções e acabam por ser desonestas com o público.
Por isso, evite ações de marketing que tenham a intenção de vender acima de qualquer coisa.
Em vez de empurrar o seu produto ou serviço para a audiência, procure contar uma história relevante para a sua buyer persona, algo em que ela acredite e que apresente uma mensagem genuína.
Crie um sentimento de pertencimento
Estimular o relacionamento dos consumidores com a sua marca pode ser um excelente motivador emocional para que eles se sintam parte de um círculo de pessoas que a marca valoriza como clientes.
Por isso, invista no marketing de experiência e surpreenda o seu público com:
bom atendimento;
ferramentas de relacionamento digitais e tradicionais;
produtos e serviços inovadores; e
pontos de venda fora dos locais convencionais.
Diante de todas essas informações, fica claro que uma compreensão profunda sobre a ciência das emoções é um diferencial enorme para as estratégias de marketing dos negócios.
Com isso, ter um conhecimento profundo sobre o público se torna cada vez mais necessário.
É dessa forma que você conseguirá motivá-lo com as mensagens mais adequadas, reagindo da maneira desejada e tomando ações a favor de sua marca.
Gostou deste post? Percebeu como é importante saber sobre a influência das emoções no marketing?
Fonte: Marketing de Conteúdo