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Ciência da emoção no marketing: o que nos faz engajar e comprar?

  • Agência X10
  • 13 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura








Use uma linguagem simples


Quando usamos um vocabulário muito complicado, as palavras podem transmitir uma sensação de que a mensagem é racional demais.


Como o nosso objetivo é trazer mais emoção para a ação, o mais recomendado é utilizar termos mais simples e, de preferência, que induzam algum sentimento.

Considere a palavra “grátis”, por exemplo.


Quando usada no contexto da fase de degustação de um novo produto ou serviço, ela pode ativar emoções de felicidade — afinal, não será necessário pagar para usar a testar.


O mesmo vale para um ecommerce que oferece frete grátis — o cliente sente uma gratificação por não precisar arcar com essa despesa.


No entanto, tome cuidado com o uso indiscriminado das palavras, que pode gerar um efeito indesejado.


Inserir a palavra “grátis” em um site de calçado de grife pode passar uma mensagem errada e desvalorizar a marca.


Inspire confiança


Vale destacar que os consumidores detestam ser manipulados por propagandas que brincam com as suas emoções e acabam por ser desonestas com o público.


Por isso, evite ações de marketing que tenham a intenção de vender acima de qualquer coisa.

Em vez de empurrar o seu produto ou serviço para a audiência, procure contar uma história relevante para a sua buyer persona, algo em que ela acredite e que apresente uma mensagem genuína.


Crie um sentimento de pertencimento


Estimular o relacionamento dos consumidores com a sua marca pode ser um excelente motivador emocional para que eles se sintam parte de um círculo de pessoas que a marca valoriza como clientes.


Por isso, invista no marketing de experiência e surpreenda o seu público com:

  • bom atendimento;

  • ferramentas de relacionamento digitais e tradicionais;

  • produtos e serviços inovadores; e

  • pontos de venda fora dos locais convencionais.

Diante de todas essas informações, fica claro que uma compreensão profunda sobre a ciência das emoções é um diferencial enorme para as estratégias de marketing dos negócios.


Com isso, ter um conhecimento profundo sobre o público se torna cada vez mais necessário.

É dessa forma que você conseguirá motivá-lo com as mensagens mais adequadas, reagindo da maneira desejada e tomando ações a favor de sua marca.


Gostou deste post? Percebeu como é importante saber sobre a influência das emoções no marketing?







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