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Marketing Tradicional x Marketing Digital: qual usar na estratégia da sua empresa?


O marketing tradicional é diferente do marketing digital em diversos pontos. No entanto, ambas as estratégias têm benefícios, particularidades e limitações. Entenda neste post as características de cada um!

Escolher qual a melhor maneira de divulgar uma empresa não é uma tarefa simples: exige muito estudo de mercado, pesquisa sobre o público alvo e um grande planejamento.

Criar e implementar uma estratégia de marketing eficaz é ainda mais difícil para pequenas e médias empresas, que costumam ter um orçamento limitado e poucas pessoas na equipe. Entre as diversas opções existentes atualmente, duas costumam gerar muitas dúvidas e questionamentos: marketing tradicional e marketing digital.

Com a ascensão da internet, muitos profissionais defendem que o marketing digital é mais do que suficiente para divulgar uma empresa, enquanto outros apostam no uso do marketing tradicional como a melhor opção.

Cada uma das opções oferece vantagens e desvantagens, além de atingir públicos diferentes e terem custos muito diferentes.

O ideal é conhecer todas as opções, pois só depois de analisar cada uma delas será possível decidir qual é a estratégia que melhor vai funcionar para a empresa, qual vai atingir em cheio seu público alvo e qual irá alavancar as vendas.

Benefícios do Marketing Tradicional

É possível restringir o marketing tradicional a toda a comunicação de uma empresa feita em canais offline como televisão, rádio, jornais, produtos impressos, entre outros.

É o marketing como a maioria das pessoas conhece: abrange desde grandes anúncios veiculados no horário nobre da TV (que custam milhões) a pequenos panfletos distribuídos nos semáforos (com um custo muito mais baixo e acessível à maioria das empresas).

Embora tradicionais, nenhuma dessas técnicas caíram em desuso e continuam mostrando resultados eficazes para as empresas que as utilizam. Algumas vantagens que o marketing tradicional oferece são:

  • Visibilidade: como o alcance dos meios tradicionais é muito grande, a marca será vista por muitas pessoas, aumentando o brand awareness da mesma;

  • Grande Alcance: somente com o marketing tradicional é possível atingir locais sem acesso à internet ou TV, através de rádio e meios impressos;

  • Atingir um público de mais idade: a grande maioria das pessoas mais velhas não tem o costume de acessar a internet e, quando o fazem, não confiam no que veem por lá. Portanto se o seu público-alvo for pessoas da melhor idade, o marketing tradicional deve estar na sua estratégia;

  • Realidade: por ser tangível, a comunicação impressa é considerada mais real do que campanhas feitas online. As pessoas tendem a confiar mais em empresas que também veem em meios tradicionais como TV, rádio e materiais impressos;

  • Duração: o material impresso ainda oferece a vantagem de durar mais tempo. Um flyerpode ficar vários dias na casa ou escritório de uma pessoa, uma revista pode ficar meses em salas de espera, fazendo com que o anúncio da sua marca atinja mais pessoas por um período longo de tempo;

  • Visibilidade no online: se a campanha for bem-feita, pode gerar grande visibilidade na internet de forma orgânica, através de portais online e das redes sociais.

Como muitas vezes é associado a grandes campanhas feitas por empresas multinacionais, a percepção geral é de que o marketing tradicional só pode ser usado por grandes empresas com orçamentos muito altos.

No entanto, marketing tradicional pode ter custos acessíveis e pode ser usado por pequenas e médias empresas, basta alinhar a estratégia conforme o orçamento disponível.

  • Procurar meios de nicho: jornais de bairro, revistas com temas específicos, rádios comunitárias. Por serem menores, costumam ter um custo mais baixo, mas ao mesmo tempo uma grande eficácia já que atingem um público específico.

  • Materiais impressos: mala direta, flyers entregues em semáforos, cartazes em locais estratégicos… O marketing tradicional feito através de materiais impressos é uma maneira de baixo custo de atingir um grande público.

  • Brindes: entregar presentes aos clientes e colaboradores traz muitas vantagens. É possível usar brindes para incentivar uma compra, fidelizar cliente, reforçar sua marca. Pense em materiais que sejam úteis no dia a dia da pessoa, como um bloco de notas. Muito provavelmente quem recebeu o presente irá usá-lo em diversos momentos, fazendo com que a marca seja lembrada com frequência.

Vantagens do Marketing Digital

Marketing Digital são ações de comunicação e marketing feitas no ambiente online (sites, blogs, redes sociais, mobile e outros meios digitais) com o objetivo de divulgar e/ou vender empresas, produtos ou serviços.

Todo tipo de ação tomada num ambiente digital está inserido no marketing digital: publicações nas redes sociais, email marketing, SMS marketing, publicidade em sites etc.

O marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas por oferecer inúmeras vantagens, tais como:

  • Maior Segmentação: somente através de campanhas online é possível criar mensagens diferentes para cada um dos públicos-alvo da empresa, indo muito além dos itens padrão como faixa etária, cidade e classe social. No marketing digital é possível segmentar ao extremo: desde hábitos de consumo até gostos e locais que frequenta;

  • Grande Alcance: não existem barreiras online, então a presença na web garante exposição da marca a pessoas do mundo todo. Se o objetivo da empresa é expandir o negócio para outros bairros, cidades ou até mesmo países, então ter uma boa presença na rede é imprescindível;

  • Rápido: ao contrário dos meios offline, as ações de marketing digital têm resultados instantâneos, pois o consumidor pode realizar a compra em poucos minutos, de qualquer lugar;

  • Mensurável: é possível medir os resultados com precisão e em tempo real, acompanhando quais ações estão gerando resultados positivos para a empresa;

  • Ajustável: se perceber que uma determinada ação não está tendo bons resultados, é possível ajustá-la ou removê-la imediatamente, impedindo que a empresa perca dinheiro;

  • Poder de Viralização: se a empresa tiver um bom conteúdo, as chances de as pessoas compartilharem com amigos e conhecidos é enorme. Isso aumenta a exposição da marca, impactando um público novo e diferente, com um custo muito baixo.

Com tantas vantagens, é fácil perceber porque tantas empresas estão investido cada vez mais no marketing digital. Aqui temos algumas dicas básicas, mas importantes para implementar e melhorar a estratégia de marketing digital do seu negócio:

  • Invista no seu site / blog: regras e algoritmos de redes sociais estão sempre sendo alterados. O seu espaço próprio na web é o único lugar que não sofrerá com estas mudanças externas, por isso é tão importante mantê-lo sempre atualizado;

  • Conteúdo de qualidade: ofereça material que seja útil e diferenciado para sua audiência. Lembre-se que as pessoas estão na internet principalmente para se divertir ou trabalhar, não para comprar;

  • Design: invista em peças de alta qualidade, com um design exclusivo e bem feito. A internet é extremamente visual e imagens sem qualidade irão depor contra a imagem da sua empresa;

  • Multimídia: vídeos, gifs, música e outros tipos de conteúdo ganham cada vez mais importância na web, portanto vale a pena ir além e investir em outros formatos que não sejam texto e imagem estática;

  • Segmentação: a internet oferece um grande poder de segmentação – aproveite esse recurso ao máximo para potencializar suas campanhas;

  • Redes sociais: servem para estreitar o relacionamento com seus consumidores e criar fidelidade à marca. Não se empolgue e crie perfil em todas as redes sociais que surgirem. Analise primeiro, veja se seu público alvo está naquela rede, se faz sentido para seu produto/serviço e se vale a pena investir tempo e dinheiro naquela rede social. É melhor ter uma presença realmente relevante em uma única rede do que ter conteúdo ruim em várias;

  • Anúncios Pagos: é possível fazer publicidade com uma verba realmente pequena. Explore as possibilidades, faça testes e veja quais resultam melhor para sua empresa;

  • Benchmarking: acompanhe a concorrência de perto. Mesmo a estratégia de grandes empresas pode ser replicada em escalas menores, e você pode ter ótimos insightsacompanhando o que outras empresas estão fazendo;

  • SEO: Search Engine Optimization é a técnica utilizada para otimizar sites, com o objetivo de conseguir um melhor posicionamento nos sites de busca. Com essa otimização, seu site terá mais chances de aparecer na primeira página de buscas do Google, por exemplo, atraindo mais clientes e aumentando as vendas;

  • Email Marketing: o “bom e velho” email continua com uma grande taxa de eficácia – vale enviar newsletters e campanhas para os clientes que se cadastrarem no seu site;

  • SMS Marketing: aproveite o fato que as pessoas estão sempre com seus celulares nas mãos para enviar mensagens com ofertas e campanhas especiais. Assim como no envio de email, só envie mensagens para consumidores que autorizaram!

Marketing Digital x Marketing Tradicional: qual escolher?

O ideal é ter uma campanha de marketing 360 graus, que combine o marketing tradicional e digital. Desta maneira, conseguirá reforçar a marca da empresa em diversos meios e atingir um público ainda maior.

A linha de comunicação deve ser a mesma em todos os meios, para que o cliente lembre da sua marca. Marcar presença em diversos meios também dá uma maior credibilidade à marca, pois mesmo nos dias atuais muitas pessoas ainda não confiam totalmente na internet.

Para melhorar ainda sua estratégia de marketing, pode ainda fazer um profundo estudo sobre o consumidor da empresa, verificar onde ele poderá ser impactado mais facilmente e investir mais tempo e dinheiro neste meio.

O mais importante é analisar todas as possibilidades a fundo e só então decidir qual estratégia tomar na empresa.

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