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Como vender um produto em seu blog sem cansar o leitor?


O blog é uma excelente ferramenta que oferece várias vantagens: você pode se comunicar com seu público, fortalecer sua marca e tornar-se autoridade em seu nicho de mercado.


Além disso, esta poderosa ferramenta também pode ser usada para disseminar seu trabalho e fazer vendas específicas, que podem ser mesuradas. No entanto, é muito importante saber como vender um produto sem irritar seu leitor.


Ninguém quer ser incomodado com publicidade agressiva, pedante e até repetitiva. Quando você vai a uma loja, você gosta que o vendedor esteja atrás de você o tempo todo, dizendo: “comprar, comprar, comprar”?


A resposta provavelmente foi “não”, certo? Na Internet, funciona da mesma maneira.

Portanto, nesta publicação, mostraremos 10 dicas para vender no seu blog, sem perturbar os potenciais clientes. Continue lendo!


Oferece conteúdo de alta qualidade


A primeira coisa que você deve considerar é que os leitores do seu blog acessam seus textos para ler conteúdos que os interessam, e isso é útil para eles e não para comprar um produto.


Portanto, você precisa se concentrar em oferecer materiais que agreguem valor real ao seu público-alvo.


Imagine, por exemplo, que você venda um infoproduto, como um curso online de automaquiagem.


O objetivo principal do seu blog não será vender o seu curso, mas oferecer conteúdo no qual você é um especialista para ajudar as pessoas a resolver os problemas relacionados ao tema que enfrentam no dia a dia.


Alguns textos que você poderia publicar, por exemplo, seriam os seguintes:

  • Como escolher a base de maquiagem ideal de acordo com a sua cor da pele?

  • Aprenda 3 estratégias fáceis para colocar cílios postiços você mesmo.

  • As 10 marcas de cosméticos com a melhor relação custo-benefício.

Como você pode ter notado, nenhum desses conteúdos está focado em seu produto. Cada um serve para oferecer conhecimentos relevantes sobre um tópico que interessa aos seus leitores: maquiagem.


No entanto, você pode adicionar na sua publicação uma parte na qual você fala sobre o seu curso (natural e discretamente, de preferência). Você pode fazê-lo ao longo do texto ou usar um CTA impressionante no final.


Se você oferecer conteúdo excelente, sua audiência provavelmente começará a confiar em você e sentirá vontade de comprar o seu curso espontaneamente, porque eles terão certeza de que valerá a pena investir em algo que você criou!


Sempre pense em seu persona


Se você quiser vender um produto no seu blog sem incomodar seu leitor, é muito importante que você tenha sempre essas características em mente e que você crie todo seu conteúdo considerando o perfil do leitor.


Ter uma persona bem definida e usá-lo em todas as suas estratégias é essencial para que os leitores não se sintam desconfortáveis ​​quando anunciam seu produto.


Imagine que você está vendendo um ebook, que ensina como preparar pratos saudáveis ​​para perder peso e publicar doces e sobremesas açucaradas, em seu blog: você provavelmente não atrairá a atenção dos leitores para o seu produto.


Ou seja, se a sua especialidade é a gastronomia e você tem uma persona bem definida (como pessoas que querem perder peso), você provavelmente fará com que seu público se identifique facilmente, pois você criará um conteúdo altamente personalizado que será útil e atrairá atenção.


No entanto, se você escolher a gastronomia em geral, será mais difícil vender seu produto, porque muitas pessoas que estão no seu blog não se identificarão com o que você está vendendo.


Não fale apenas sobre você


Se há algo que incomoda as pessoas em geral é que outros falam apenas de si mesmos. Além de ser uma atitude cansativa, também é uma prática bastante arrogante.


É por isso que, sempre que puder, fale sobre outras marcas e pessoas no seu blog.

Dê exemplos de algo que você viu em outro lugar (especificando de onde obteve a informação, é claro).


Entreviste outros profissionais que trabalham em seu mesmo nicho; pergunte a opinião dos seus leitores sobre um problema e publique suas respostas. Use a criatividade!


Uma boa ideia para mostrar que você não está interessado apenas em si mesmo é usar a estratégia de co-marketing, que é a colaboração entre duas marcas diferentes que podem se ajudar.


Não pressione o seu leitor


Como dissemos antes, ninguém gosta de ser pressionado, principalmente quando estamos falando de vendas.


Você gosta de ser chamado todos os dias para lhe oferecer um produto que não lhe interessa? Ou você gosta de chegar em casa e encontrar um monte de folhetos sob sua porta, anunciando algo que você nem precisa?


O excesso de publicidade e insistência é muito mal visto pelas pessoas, principalmente agora na era da informação.


Portanto, não preencha seu blog com bandeiras dramáticas e escandalosas, nem inclua botões de compra em todos os lugares. Também não insista em todas as postagens para que seu cliente compre seu produto a todo custo.


Seja sutil em suas promoções e apenas ofereça seu produto se ele estiver relacionado com o contexto da publicação. Aprenda a “vender sem vender”!


Mostre que seu produto é confiável


Em vez de ficar o tempo todo pedindo que seu leitor compre um produto, mostre-o de forma natural que o que você vende é confiável e de alta qualidade.


Por exemplo, se você vende cursos online de gerenciamento financeiro, pode pedir a um de seus alunos que terminou as aulas para deixar um testemunho sobre seus resultados.


Imagine que um dos módulos do curso é sobre como aplicar o seu dinheiro: você pode fazer um resumo das dicas mais importantes e, no final, publicar o testemunho (de preferência no vídeo).


Use uma linguagem leve e pessoal


Se você quiser vender um produto no seu blog sem incomodar o leitor, não se esqueça de que seu público esteja lá para acessar seu conhecimento e não fazer uma compra. Isso também deve ser transmitido no idioma que você usa.


Expressões em imperativo como “comprar agora”, “tentar hoje” e “não desperdiçar mais tempo” podem parecer muito comerciais e irritar seus leitores.


Ele prefere usar uma linguagem mais pessoal e mais leve. Imagine que está falando com um amigo que deseja ajudar e não com um cliente que precisa persuadir.


Seja honesto


Outro ponto muito importante para você conquistar a confiança de seus potenciais clientes é

vender o seu produto sem irritar seus leitores, além de ser sempre honesto.


Não faça falsas promessas ou conte histórias que realmente não aconteceram, por exemplo. Além disso, não fale mal dos seus concorrentes. Seja tão transparente e aberto quanto possível.


Concentre-se em desenvolver seu produto e produzir os melhores textos da Internet. Se você confia no que você publica e no que está vendendo, seus leitores acreditarão espontaneamente em você e irão querer fazer uma compra com você!


Coloque um formulário no seu blog


Uma excelente opção para você fazer as vendas graças ao seu blog é incluir um formulário de inscrição na sua página.


Os leitores que estão muito interessados ​​no conteúdo que você publica podem deixar seu endereço de email, o que permite que você envie notificações, materiais úteis, descontos especiais, conteúdo exclusivo e outras vantagens.


Essas pessoas querem receber mensagens de você e, portanto, é mais fácil enviar uma oferta sem incomodá-las. No entanto, não se esqueça de oferecer a opção para o usuário cancelar seu registro, caso ele não queira receber mais mensagens.


Criar fluxos de nutrição é uma estratégia fantástica e assertiva para vendas online!


Combine o blog com outras ferramentas e redes sociais


Para que seus potenciais clientes confiem em você e desejem comprar um produto seu, eles devem se lembrar da sua marca. Portanto, quanto mais você puder estar em contato com

eles, em diferentes contextos, melhor!


Além da nutrição das pistas que mencionamos no tópico anterior, certifique-se de usar outros meios de comunicação.


Crie um canal no YouTube e publique vídeos interessantes, crie um perfil em redes sociais, como o Facebook e Instagram, e publique conteúdo diariamente.


Uma boa ideia é usar esses canais para espalhar as postagens do seu blog. O recurso “histórias” do Instagram, por exemplo, pode ser usado para isso, porque atrai muita atenção dos usuários e tem a capacidade de aumentar o tráfego em sua página.


Teste e mire seus resultados


Se você quer vender um produto sem incomodar seu leitor, você deve analisar o que seu público está sentindo com seus textos e como eles estão reagindo às suas postagens.


Pensar em uma estratégia e colocá-la em ação sem analisar os resultados pode ser uma grande perda de tempo.


É por isso que, se você tem dúvidas sobre colocar um banner que anuncia seu produto no final de uma publicação ou um vídeo em que você fala sobre seu produto, por exemplo, faça um teste.


Deixe a primeira opção uma semana e a segunda opção na seguinte, por exemplo. Observe em qual período você teve melhores resultados e se concentrou em melhorar o que está funcionando.


Esperamos que esses conselhos tenha sido útil e que você comece a usá-lo hoje.


Vender um produto é muito mais fácil quando sua audiência confia em você e te vê com bons olhos! Se você gostou deste texto, convidamos você a descobrir como ganhar dinheiro com um blog.






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