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A importância de fazer SEO e Marketing de Conteúdo


Se você não sabe muito sobre o que é SEO e marketing de conteúdo, vou fazer uma breve introdução e explicar a importância e a relação entre essas estratégias.


Marketing de conteúdo

Imagine a seguinte situação: você trabalha em uma grande empresa de tecnologia e não quer ficar dependente de ter que investir muito dinheiro em anúncios online para divulgar sua página e seu serviço, sem falar de todas as atualizações das redes sociais que estão acontecendo frequentemente.


Portanto, você procura uma outra forma de atingir seu público quando ele tiver um problema que você pode resolver. Mas como ele vai saber que você é a resposta, sem querer ser bombardeado de propagandas?


A melhor forma é por meio de um conteúdo relevante, que vai responder todas as perguntas dessa pessoa e ainda conquistá-la e convertê-la para ser cliente. Isso é o marketing de conteúdo.


Esse conteúdo é postado em um blog. Segundo a HubSpot, 53% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo do blog é a principal prioridade de Inbound Marketing.


Várias empresas encontraram nessa estratégia uma forma de atingir um público que viria até eles, sem precisar fazer uma abordagem agressiva.


De acordo com a Content Trends 2017, 71% das empresas adotam a estratégia de marketing de conteúdo, e das que não fazem isso, 58,3% pretendem adotá-la e já deram início a fase de implementação. Além disso, essa estratégia cresce cada dia mais.


O conteúdo é rei e é o investimento principal para atingir aquele cliente ideal que irá contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.


SEO

Fazer conteúdo é muito importante, não é mesmo? Porém, o SEO é um pilar essencial para fazer com que o seu negócio tenha sucesso ao você investir no marketing digital.


Vamos voltar ao exemplo que estávamos usando no tópico acima: você deve estar se perguntando como o seu cliente vai achar seu conteúdo e consumí-lo no meio de tantos concorrentes, não é mesmo?


É nesse momento que o SEO se torna tão importante. Para atingir esse cliente, será necessário criar conteúdos em um blog que serão a resposta para as perguntas que ele fará nos mecanismos de busca, como o Google.


Se você vende um serviço de software de gestão, por exemplo, pode criar um conteúdo com o seguinte título “Gestão de processos: como ela pode ajudar o meu negócio a crescer?”. Com uma boa estratégia de SEO, você poderá colocar esse conteúdo como primeiro resultado da página do Google para quem busca a palavra-chave “gestão de processos”.


Isso é muito importante, afinal, a primeira posição nos resultados de pesquisa do Google no celular tem uma taxa de cliques de 31,35%, de acordo com Advanced Web Ranking.


Portanto, Search Engine Optimization é o processo de otimização de um site, a partir de palavras-chave específicas, para deixá-lo mais amigável para os site de buscas como o Google. Essas otimizações resultam em um melhor posicionamento para buscas orgânicas.


Com esses benefícios, alcançar e manter a primeira posição nas páginas de busca é o desejo de qualquer profissional de SEO. No entanto, sabemos que essa não é uma tarefa fácil, devido à grande concorrência e às constantes atualizações dos motores de busca.


Relacionar ambas as estratégias é fundamental. De acordo com a SEO Trends 2018, 98,3% dos respondentes integram marketing de conteúdo com SEO. Além disso, 89,3% das empresas que adotam essa prática tendem a conquistar resultados melhores que aquelas que não investem.


Objetivos e investimento dessas estratégias


Agora que você já sabe a importância dessas estratégias, é hora de entender melhor os motivos de quem as adotam.


Ambas não têm somente um objetivo. Investir em marketing de conteúdo e SEO é educar seu mercado, melhorar seu brand awareness, aumentar os propects e até mesmo otimizar seu processo de vendas.


Afinal, as pessoas não gostam de ser abordadas por algo que elas não desejam no momento. Elas querem receber boas respostas completas para sua perguntas.


Além disso, essas estratégias ajudam o seu negócio a ficar mais transparente para você. O segredo é a capacidade de mensurar todos os seus esforços e realmente entender o seu público para saber o que dá certo e o que não. Com o entendimento mais aprofundado de suas campanhas, fica mais fácil direcioná-las para o seu cliente ideal, não é mesmo?

Com isso, você pode medir seus KPIs, ou indicador-chave de performance no português.


Esses indicadores incluem fatores mensuráveis que você pode acompanhar, como por exemplo o número de geração de leads — pessoas interessadas que ofereceram informações sobre ela em troca de um conteúdo — que é o principal objetivo de quem faz marketing de conteúdo






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