Marketing Digital para o Dia das Mães: dicas para uma boa campanha
O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio nacional no primeiro semestre. Segundo dados da consultoria Ebit, em 2017 a comemoração movimentou 1,9 bilhão só no comércio eletrônico, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. No ano passado, o produto mais popular foi o smartphone.
Sendo assim, você já pode imaginar que o Dia das Mães representa, portanto, uma ótima oportunidade para pequenas e médias empresas aumentarem suas vendas.
Neste ano, a data será comemorada em 13 de maio. Você já começou a preparar sua campanha de Marketing Digital?
Se a resposta foi não, confira neste post algumas dicas para dar logo os primeiros passos!
Planejamento
Como toda campanha, a de Dia das Mães começa pelo planejamento. Defina datas importantes com antecedência e não deixe para fazer na véspera!
Quais produtos você colocará em promoção? Como será feita a divulgação? O que você precisa mandar produzir, como artes e conteúdos com antecedência?
Esse é o momento de definir todo esse cronograma!
Fuja de estereótipos
Uma parte importante do planejamento da campanha é fugir de lugares comuns. Tome cuidado para não incorrer também em estereótipos relacionados com a maternidade e com a mulher, os quais a publicidade continua usando com frequência – a super mãe que dá conta de tudo e a que abre mão da própria vida para cuidar dos filhos são alguns exemplos.
É mais atual focar em um retrato mais realista da maternidade, quem sabe dando voz às suas clientes, por exemplo?
Sobre isso, aliás, temos o post Como e por que fugir de estereótipos na criação da sua persona, que pode inspirar a criação da sua campanha de Dia das Mães.
Prepare a loja, o site e as redes sociais
Para começar, crie uma identidade visual para o seu site e suas redes sociais, unificando-as e avisando que promoções vêm por aí.
Você pode colocar banners e pop-ups no site ou no blog com a mesma identidade visual anunciando as promoções.
Para ajudar, temos um infográfico com todos os tamanhos de imagem para Facebook e Instagram que ajudará você a criar suas peças para as suas redes sociais.
Fonte: RD