Como investir em uma estratégia de marketing integrado com 6 dicas
No mesmo time, um técnico lidera os jogadores com o objetivo de vencer o campeonato enquanto o goleiro treina para ganhar só um jogo e os atacantes acreditam que empatar já é o suficiente. Nem dá para chamar essa formação onde cada um faz o que quer de time, né? Não faz sentido estar em uma mesma equipe quando na verdade o jogo acontece no “cada um por si”.
Com a estratégia de marketing da sua empresa é a mesma coisa: as ações precisam estar conectadas para que tudo funcione. Do contrário, você pode estar planejamento vários projetos interessantes, mas nenhum deles ajudará a chegar naquela meta maior.
O motivo? Suas iniciativas não conversam, não estão integradas, cada uma vai para um lado diferente. E o resultado disso pode ser muito esforço, tempo e dinheiro desperdiçados. Ninguém tem tudo isso sobrando para poder perder, concorda?
Preste atenção na importância de uma estratégia de marketing integrado e veja no que sua empresa anda acertando e quais pontos podem ser melhorados.
Mas o que é uma estratégia de marketing integrado?
Boa pergunta. O marketing integrado pode ser resumido como a sincronização de várias estratégias de marketing.
Os canais que sua empresa usa para se comunicar com seus públicos, sejam digitais (redes sociais, site, blog etc.) ou offline (eventos, materiais impressos, mídias tradicionais etc.) devem todos convergir para oferecer a melhor experiência ao consumidor dos seus produtos ou serviços.
Em um cenário onde todos os dias surgem novas plataformas e há inúmeras formas da sua empresa comunicar com seus públicos, é importante ter um norte para interligar tudo. Exemplificando: se a sua marca tem um e-commerce no qual se comunica com seu cliente, mas também faz isso por email eventualmente, a comunicação precisa estar alinhada em todos os canais.
Se você já pediu para o seu cliente enviar dados pessoais pela plataforma de e-commerce, não deve pedir para ele fazer a mesma coisa depois por email. Porém, se não tiver um planejamento de marketing integrado muito bem alinhada, isso eventualmente vai acontecer e pode gerar uma experiência muito ruim para o usuário.
Na prática
Integrar o marketing da sua empresa não envolve uma receita muito menos uma única ação. Existem vários cuidados que você deve colocar em prática e é preciso ter em mente que esse processo precisa ser constantemente atualizado. A integração só funciona se ela for contínua.
Omnichannel
O termo omnichannel é uma junção de duas palavras, uma em latim (omni = tudo) e outra em inglês (channel = canal). Esse conceito tem a ver com conectar todos os pontos de contato da sua empresa com o cliente proporcionando uma experiência de compra única. A ideia é que os canais que você usa para se comunicar com seus públicos, clientes ou personas estejam todos integrados para fortalecer o relacionamento com eles.
Comportamento da persona
Marketing não existe sem pessoas. Para criar uma estratégia de marketing integrado de sucesso você precisa entender a fundo o comportamento da sua persona, investigando suas preferências, quais tipos de conteúdo ela consome, canais que costuma acessar, sua rotina, assuntos de interesse. São as respostas a essas perguntas que vão direcionar suas ações e ajudar a criar um plano que conecte todos os pontos de contato com seus públicos de interesse.
Deixe seu cliente confortável
A integração não deve acontecer apenas na comunicação e nos canais de marketing. Uma identidade visual com design consistente mantém um padrão e ajuda o consumidor a se situar nos canais da sua empresa. Itens como cores, estilo de imagens e outros elementos visuais devem seguir uma linha que esteja alinhada ao produto ou serviço que sua empresa oferece.
O mesmo conteúdo serve para vários canais
A criação de conteúdos de acordo com os interesses da sua persona é importante para qualquer estratégia de marketing. Para fazer isso de um jeito integrado esses materiais também podem ser desenvolvidos de forma que seja possível replicá-los em outros canais.
Se sua empresa lançou um ebook, pode aproveitar trechos dele para criar posts sociais ou então postá-lo no Linkedin, por exemplo. Além de ser um modelo eficiente, assim você também acaba poupando tempo e potencializando os resultados dos seus conteúdos.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia também é uma aliada para pensar em um marketing completamente integrado. Existe uma infinidade de aplicativos e plataformas que permitem o gerenciamento de campanhas integradas e ainda fornecem muitos dados e insights para você analisar o que está performando melhor.
Equipe integrada
Não vai adiantar muita coisa você quebrar a cabeça pensando em estratégias de marketing integrado se a equipe responsável pela execução não conversa.
Por isso, um dos pontos mais importantes é o desenvolvimento de uma cultura de integração entre os profissionais para que todo mundo esteja na mesma sintonia. Lembrando que cultura não nasce do dia para noite e é um processo que precisa ser construído todos os dias, principalmente com uma comunicação muito clara para a equipe.
Ter um marketing integrado é um exercício constante. É um pensar de forma integrada todos os dias para que os resultados sejam alcançados com eficiência. É analisando métricas, testando, errando e aprendendo que sua empresa vai se aperfeiçoar para ficar cada vez mais efetiva em suas ações.
Fonte: Marketing de Conteúdo