3 Principais diferenças entre o Facebook Ads e o Google Adwords
Muita gente ainda fica com dúvidas quando decide que vai começar anunciar seu negócios no mundo digital.
Como temos duas grandes forças nesse quesito, atualmente, o Facebook Ads e o Google Adwords, é muito comum que a indecisão apareça. Nesse momento, surgem perguntas como:
Qual a melhor plataforma para o meu tipo de negócio?
Qual a diferença entre o Facebook Ads e o Google Adwords?
Na realidade, apesar de muita gente achar que não, há sim muitas diferenças entre as duas plataformas, apesar delas serem usadas para, basicamente, a mesma finalidade, anunciar.
Nós, aqui, do Mestre do Adwords, sempre dizemos que a melhor forma de alavancar o seu negócio quanto às campanhas digitais é apostar nas duas direções.
Isso porque você consegue cobrir um campo maior de possibilidades, atingindo potenciais clientes nos mais diferentes momentos do processo de consumo.
A questão que queremos apresentar nesse conteúdo é muito séria e importante, afinal, conhecer as diferenças entre o Facebook Ads e o Google Adwords pode lhe ajudar a criar campanhas melhores, mais direcionadas e, consequentemente, atingir resultados de alto nível.
Não se esqueça! Mais importante que saber qual é a melhor ferramenta para o seu negócio é ter o conhecimento de como utilizar o melhor delas para cada tipo de estratégia que você irá desenvolver através de anúncios de links patrocinados. Ok?
Então, vamos conhecer as 3 principais diferenças entre o Facebook Ads e o Google Adwords.
Aproveite!
#1 – Base de Segmentação
Antes de tudo, é imprescindível deixar claro que ambas as plataformas tem excelentes soluções no quesito segmentação, não se preocupe com isso.
A grande diferença nesse caso é que enquanto o Facebook Ads trabalha, principalmente, com perfis de usuários, ou seja, idade, sexo, localização… O Google Adwords trabalha com palavras-chave.
Você pode querer dizer:
“Ah, mas eu sei que o Adwords também segmenta por cada uma dessas funções do Facebook Ads!”.
Sim, você está certo. Só que são módulos diferentes, pois como dissemos, a base é fundamentada na palavra-chave.
Você pode até aplicar as configurações de segmentação por idade, por exemplo, mas isso servirá para que o seu anúncio só seja exibido para usuários de X idade que procurar por sua palavra-chave. Entendeu?
Por exemplo:
Vamos imaginar que você anunciou um relógio e sua loja só entrega em São Paulo.
Então, com base no seu público, você segmentou por localização, indicando ao Google Adwords que o seu anúncio só poderia ser acionado por usuários de São Paulo.
Por isso, toda vez que um potencial consumidor de São Paulo digitar: “relógio” no Google, seu anúncio poderá ser exibido a eles.
Já no Facebook, às coisas funcionam um pouco diferente, por exemplo:
Imaginemos que você anunciou o mesmo relógio através do Facebook Ads.
E você usou a segmentação por localização.
Nesse caso, se o usuário tiver alguma ligação com o tema do seu anúncio, seja no perfil ou nas páginas que ele curte e for de São Paulo, seu anúncio poderá aparecer.
Compreendeu?
#2 – Fase do processo de consumo do alvo
A diferença que acabamos de expor acima ficará ainda mais coerente, quando você entender o que vamos lhe mostrar agora.
Sem dúvidas, essa é a diferença mais nítida entre o Facebook Ads e o Google Adwords, ou seja, a fase de processo de consumo do alvo.
Isso quer dizer que o público do Ads é bastante diferente do Adwords no quesito “necessidade”, “interesse”, principalmente, porque eles estão em fases de consumo diferentes.
Por se tratar de uma rede social, muito dificilmente, um usuário do Facebook entrará na plataforma atrás de algum item para comprar de imediato, mas isso não significa que a ferramenta seja ruim para gerar vendas.
O que acontece é que o potencial consumidor se encontra na fase inicial do processo, ou seja, ele ainda não sabe que quer algo, mas através dos seus anúncios ele será impactado e começará a avançar rumo à aquisição.
Já no Adwords, o usuário está procurando o item de consumo, principalmente, se ele estiver na rede de pesquisa, isso quer dizer que, possivelmente, ele já está pronto para a aquisição, só acertando detalhes, procurando informações adicionais, preços e, óbvio, uma oferta irrecusável.
Ou seja, esse potencial cliente está mais avançado no processo de consumo, bem próximo da conversão de vendas que você almeja.
Claro, há a possibilidade dele ser impactado por seu anúncio através de publicidadeveiculada em blogs e sites parceiros do Google, caso você use a segmentação por assunto de interesse na rede de Display, mas a precisão acaba sendo um pouco menos eficaz que a do Facebook Ads.
Por isso, na grande maioria das vezes, o seu alvo no Adwords está bem mais encaminhado para o ato da compra.
#3 – Formatos de Anúncios
Essa também é uma grande diferença apontada quando comparamos as duas ferramentas de anúncios.
O Facebook Ads oferece aos anunciantes formatos de anúncios simples, mas eficazes, o primeiro e mais conhecido é aquele composto por imagem e texto. Esse tipo de campanha poderá aparecer tanto no feed de notícias, como na barra lateral da plataforma.
O segundo é em vídeo, mas ele só pode ser veiculado no feed de notícias. E o terceiro é composto, apenas, por título e texto.
O interessante aqui é que mesmo tendo poucas opções de formatos, o Facebook trabalha com tipos de objetivos de campanha, fazendo com que os resultados, realmente, sejam aparentes.
Já o Google Adwords oferece aos seus anunciantes dezenas de formatos diferentes, além da possibilidade de exibi-los nos mais diversos canais, como o Youtube, por exemplo, caso você opte por anunciar em vídeo.
Claro que essa variedade entrega aos usuários da plataforma um excelente retorno em suas campanhas.
Dentre os formatos disponíveis estão os anúncios em banner, que podem ter tamanhos bem diferentes, somente texto, texto e foto, vídeo, link e texto.
Apesar das duas plataformas oferecerem o remarketing, aqueles anúncios que “perseguem” o usuário que já teve contato com o seu negócio, o recurso do Adwords funciona dentro do Facebook, mas o do Ads não é extensível à plataforma do Google.
É isso! Ainda há algumas pesquisas, como a da Social Media Today, que colocam o Adwords como ganhador no quesito alcance de usuários, por exemplo, mas isso dependerá muito do seu tipo de negócio e qual objetivo você busca com a sua campanha, afinal, quantidade não quer dizer, necessariamente, qualidade.
Assim como um estudo da mesma empresa aponta que o Facebook tem custo mais baixo em cerca de 30% que outras ferramentas de anúncios.
Quando for pensar em anunciar e precisar elaborar campanhas para cada plataforma, tenha em mente que o Facebook Ads é muito eficaz em estratégias que visam aumentar o volume de leads, posicionar marca, conectar clientes, gerar interesse e construir uma boa relação com usuários que se transformarão não só em consumidores, mas em fãs.
Já o Google Adwords é extremamente eficiente para campanhas que tem o objetivo de gerar conversões de maneira geral, como vendas, captação de leads, atração de tráfego, downloads de aplicativos, e-books, entre outros.
Fonte: Mestre do Adwords