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7 dicas essenciais para sua empresa criar uma boa newsletter


Newsletters são uma ótima opção de comunicação para fomentar o relacionamento com clientes e prospects de uma forma leve e com mais proximidade.

Nesse tipo de email, é possível promover em uma das chamadas um produto para os Leads que estão em momento avançado de compra e, ainda assim, ser relevante para aqueles que se encontram em outro estágio do funil de vendas ao oferecer a leitura de artigos e dicas.

Além disso, elas podem ser produzidas facilmente, pois repetem sempre um padrão de organização do conteúdo.

Todas essas possibilidades podem gerar um ótimo retorno, desde que a qualidade seja mantida. Nesse post, vamos dar algumas dicas para você ser mais efetivo em suas newsletters.

1. Só envie se for realmente relevante

Como o objetivo principal da newsletter é manter o público mais próximo do seu negócio, a primeira premissa é a de que você tem conteúdo de qualidade a oferecer.

Sua empresa deve saber que tipo de assunto mais interessa à lista. Temas que respondam as principais dúvidas dos potenciais clientes em sua área de atuação vão atrair mais do que a divulgação pura e simples do seu produto.

Quanto mais informações você tiver sobre as preferências de seus leitores, melhor. E o ideal é que a mensagem seja a mais segmentada possível. Uma newsletter bem produzida e de conteúdo selecionado com rigor tende a virar um grande ativo de longo prazo.

2. Torne o conteúdo “escaneável”

Se você tem vários temas para divulgar, deixe as chamadas bem separadas e organizadas e dê destaque para os pontos principais.

Nos casos de textos maiores, mantenha somente uma introdução ou resumo com um link para o conteúdo completo disponível no site. Isso vai garantir uma newsletter mais enxuta e permitir que você descubra por meio dos cliques quais foram os conteúdos mais atrativos.

3. Escolha bem o assunto da newsletter e o remetente

Sabia que o grande responsável por uma boa taxa de abertura de emails é o assunto da mensagem? Por isso, dedique algum tempo para elaborar uma chamada atraente. O desafio é ser sucinto, objetivo e principalmente relevante para quem lê.

Uma opção é usar a chamada do texto mais importante da newsletter no assunto do email, o que tende a aumentar a taxa de cliques no artigo. Vale também usar a criatividade e destacar o tema geral do email em uma frase só.

Um ponto é fundamental: o nome da sua empresa deve estar no remetente do email. Se a pessoa que o recebe já tem confiança no seu negócio, exibir o nome da empresa vai tornar a mensagem ainda mais atrativa.

4. Aposte na simplicidade do layout

O HTML de um email não pode ser encarado da mesma forma que o HTML de um site. Complexidades na elaboração do template aumentam muito a chance de problemas na forma como cada serviço renderiza a mensagem e tornam mais frequente a quebra de layout.

Além disso, oferecer diversas opções de ofertas em uma sequência pouco definida também pode confundir o usuário e diminuir o número de cliques. Ser simples no CSS e usar um layout de tabelas é a melhor opção.

5. Tome cuidado com o uso de imagens

Evite condensar sua newsletter em apenas uma imagem, pois a maioria dos serviços de email bloqueia a exibição. Isso dificulta a visualização e demanda ao usuário clicar em uma autorização para conseguir saber qual o conteúdo do email. Essa “barreira” reduz bastante os resultados.

Quando utilizar imagens ao longo do HTML, preocupe-se em empregar corretamente o atributo ALT, que são palavras ou frases exibidas quando uma foto não aparece.

Neste post tem mais detalhes sobre por que se deve usar um template HTML ao invés de uma imagem.

Também lembre-se de garantir que as imagens estejam no seu servidor próprio.

A utilização de um serviço gratuito de hospedagem de imagem não é recomendada por dois motivos. O primeiro deles é que esse tipo de serviço é muito utilizado por spammers e pode reduzir a confiabilidade da sua mensagem.

Em segundo lugar, muitas vezes esses serviços bloqueiam a exibição de imagens em emails, pois não conseguem lidar com uma alta quantidade de tráfego. Dessa forma, seu potencial cliente não consegue ver o conteúdo enviado pela sua empresa.

6. Avalie os resultados para encontrar pontos de melhoria

Aproveite os relatórios oferecidos pelas ferramentas de Email Marketing para analisar a efetividade de suas newsletters. A taxa de abertura ajudará a identificar os melhores horários de envio, a efetividade do assunto escolhido e o quanto sua empresa tem sido relevante ao longo do tempo.

Já os cliques vão ajudar a mostrar os assuntos que mais chamaram a atenção e podem representar conteúdos interessantes para o seu público.

Isso tudo permite otimizar as campanhas e proporcionar maior retorno sobre investimento.

7. Teste muito

Não pense que o trabalho termina quando a newsletter estiver concluída.

Testá-la antes de enviar é muito importante. Para isso, vale enviar a mensagem para si mesmo e amigos. Verifique e teste os principais servidores de email na sua lista.

Geralmente emails do Hotmail, Gmail, Yahoo, Uol e Bol, além de softwares como Outlook, Mozilla Thunderbird e Apple Mail estão entre os mais relevantes no Brasil.

Uma boa opção é utilizar o site litmus.com, que mostra a exibição do email em diferentes serviços de email. Esses testes ajudarão a garantir que o layout não seja quebrado de acordo com o serviço de email.

Vá além nos testes. Procure variar os tipos de conteúdo, assunto do email e horário de envio para identificar quais opções oferecem melhores resultados para sua empresa. Bons resultados.

Para ajudar você no envio de newsletters, preparamos um checklist de campanhas de Email Marketing. Neste material, além de um checklist para newsletters você encontra também checklists para emails promocionais e fluxos de nutrição.

Bons resultados!

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