Seu investimento com marketing digital tem falhado? Saiba o que pode estar acontecendo
O investimento em marketing digital tem trazido resultados para os negócios e as empresas já perceberam isso. Mas, para ter retorno, é preciso investir na estratégia certa. Por isso, é muito importante mapear as necessidades da empresa e planejar cada passo para que o marketing digital contribua para o sucesso do seu negócio.
A consultora de comunicação e especialista em Digital Marketing, Lívia Rangel, acredita que o fato de o cliente estar online é um grande fator que permite o sucesso das ações de marketing digital. “Como bem disse James Sommervile, VP da Coca-Cola, ‘o digital fez com que as pessoas pudessem participar e co-criar as experiências que as marcas levam ao mercado’.
Ou seja, o engajamento com a marca ou produto faz toda a diferença”, afirma a especialista.
Mais investimento
Uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), em parceria com a comScore, mostra que as empresas estão atentas as vantagens dessa estratégia de marketing. O estudo revelou que o investimento em marketing digital deve ter um aumento médio de 12% ao ano até 2021. Em contraste aos números otimistas do investimento digital, as plataformas tradicionais de publicidade apresentam uma previsão de aumento nos investimentos bem inferior. Segundo a pesquisa, a projeção de crescimento para a TV é de 5,5% ao ano, enquanto jornais e revistas devem apresentar queda entre 3% e 5% por ano, respectivamente. Além disso, o investimento em marketing digital apresentou um crescimento de 26% no último ano, o que já representa um terço do total investido. E como exigem um investimento bem mais baixo e um retorno sobre investimento maior, essa estratégia acaba sendo a preferia das pequenas e médias empresas. E quando não funciona?
Se a estratégia de marketing digital escolhida para a sua empresa não está funcionando, significa que há algo errado com ela. Geralmente, é uma falha no planejamento ou na execução das estratégias. É preciso entender que para a estratégia de marketing digital dar certo não basta apenas utilizar as principais ferramentas e estratégias, mas também potencializar o seu negócio e buscar atrair novos clientes da forma correta. Rangel aponta ignorar a nova realidade como o maior equívoco das empresas em relação ao markerting digital. “O maior equívoco, em minha opinião, é ignorar a nova realidade. Não enxergar a chegada de uma economia global baseada em ruptura, e que tem como matriz as tecnologias disruptivas. Faz-se necessário uma mudança de mindset não só de empresários, mas também dos profissionais do setor. Não se preparar para a chamada Economia 4.0 e deixar de se inserir no contexto digital, me parece um erro terminal”, aponta. Mudança e inovação são duas palavras muito importantes quando se fala em marketing digital. É necessário analisar os resultados com frequência, assim como as movimentações do mercado e do seu cliente, para alterar as suas estratégias, caso seja necessário. Contudo, um plano de marketing engessado não vai conseguir acompanhar essas possíveis necessidades de mudança. Como as inovações no meio digital são ágeis e mutáveis, o seu projeto também deve ser flexível e compatível com o que o mercado exige de suas estratégias. Um bom planejamento é outro fato que garante o sucesso da estratégia de marketing digital. Ele busca estabelecer o posicionamento de mercado de sua empresa e o modo como ela será vista pelos seus clientes. Assim, é importante para uma empresa definir um plano de ação claro, para que os investimentos não sejam feitos de maneira desnecessária e não se perca tempo com estratégias e táticas avulsas.
Erros são comuns e podem ser corrigidos
Se a estratégia de marketing digital adotado por sua empresa falhou, não há nada de mal em usar os erros como aprendizado e preparar um novo projeto para o seu negócio. O primeiro passo é apostar em estratégias, objetivos e metas com planejamento, analisando o que pode e o que não pode ser reaproveitado de sua estratégia anterior.
O mercado digital exige que uma capacidade de se reinventar e de se inovar, então um planejamento que lhe deixa sempre confortável demais pode não ser o ideal. Você precisa estar pronto a oferecer um novo diferencial competitivo, desde que o mercado esteja dando sinais de que precisa disso.
Investir em uma boa equipe também é fundamental para o sucesso de suas estratégias. Essa equipe precisa estar engajada e possuir uma mentalidade voltada para ser verdadeiramente digital. “É preciso estar atualizado de tudo o tempo todo. A todo momento surgem novas ferramentas e as plataformas digitais que já existem mudam de versões. Também sempre surgem novos aplicativos, ferramentas de automação e inteligência artificial que podem ser importantes para oferecer ao cliente”, opina Rangel. Por fim, escolha a estratégia de marketing digital que melhor se encaixe no perfil e nos objetivos de sua empresa. Os processos e projetos devem estar alinhados também com o local aonde você quer chegar no amanhã. Conforme os objetivos forem mudando, estude e reavalie suas estratégias, garantindo assim que elas não fiquem defasadas.
Fonte - iBahia