5 dicas para melhorar seu m-commerce
Nas últimas festas de final de ano, o tráfego no m-commerce americano foi 50% maior, e 25% das compras feitas no dia de ações de graças vieram através de aparelhos móveis. Isso mais o fato de que no mundo existem mais aparelhos móveis do que gente: m-commerce é muito grande para ser ignorado em 2014.
Não é suficiente ter presença em mobile – precisa ser otimizado. Enquanto essa lista de dicas de maneira nenhuma é extensa ela é interessante para se pensar quando fazendo o layout e subindo seu site mobile.
Adote um approach “mobile-first”
É tentador pegar um site feito para desktop e diminuí-lo, ou adaptá-lo para telas menores, economizando tempo pelo design e features que já foram criados. De qualquer forma, nem todos os elementos de design, features e conteúdo se transmitem em boa experiência em smartphones, e nm todas são necessárias. Designs pensados primeiramente para smartphones, certifica-se de um mínimo conteúdo funcional viável existente. É relativamente fácil adicionar elementos para experiências em tablets e desktops, mas tentar o caminho inverso geralmente nos leva à um site satisfatório, que é menos do que o otimizado.
Entretanto, saiba que por “mobile first” não necessariamente significa >>smartphones<< first. Em alguns projetos você pode optar por um tablet-first por exemplo, dependendo da proposta.
Melhore seus formulários
A maioria das metas de conversão envolvem formulários – seja ele um e-mail, um cadastro complexo, ou checkouts. Considere usar as melhores práticas como colocar labels acima dos campos, evitar labels inline, desabilitar a capitalização da primeira letra para emails e passwords, e otimize o form para touchscreens.
Lembre-se dos motores de busca
O google concorda que redirecionamentos falhos e erros que só ocorrem em smartphones são 2 soluços comuns em SEO que devem ser conrrigidos. Os redirecionamentos falhos detectam o usar agent errado e redireciona os visitante para uma URL errada, geralmente a index. Já os erros que só ocorrem em smartphones ocorrem quando o “Googlebot-Mobile” é mal manipulado e cria um loop infinito de redirecionamentos entre as versões desktop e mobile de seu site, ou simplesmente manda pra uma 404.
Entenda o que é conteúdo e o que é contexto
Será que seu m-site necessita de uma cópia da versão desktop? Definitivamente não. Conhecendo o contexto que seu usuário mobile se insere te ajuda a determinar como desenhar a navegação dele, quais imagens manter e quais tirar; quais produtos colocar nas vitrines e banners; quais ferramentas (como a de busca) precisam de mais visibilidade.
Você pode optar por servir à seus visitantes via mobile uma experiência app-like, que tira vantagem da rich media, da câmera, geolocalização, notificações e outras features que o HTML5 proporciona.
Agilize
Velocidade é fator crítico no mobile – os usuários estão se movendo, e os serviços podem ser lentos mas não seu site. O carregamento leve é um benefício de se utilizar sites específicos para mobile (vs. responsivos). Redimensione, otimize e comprima novamente as imagens para telas menores, reduza seus scripts e redirecionamentos e considere a utilização de CDN (content delivery network) para aumentar a velocidade do seu site.
Fonte: NexteCommerce