3 passos para você fazer um planejamento estratégico de marketing digital
Sei que um dos grandes desafios para quem está começando a trilhar os caminhos de um planner é saber como elaborar um planejamento estratégico de marketing que satisfaça e promova a resolução das necessidades em questão. Esse passo-a-passo é básico para iniciantes terem um esboço base quando começarem seu projeto, por isso não se limite a ele.
Podemos partir do ponto em que o cliente entra em contato com sua agência para fechar um serviço específico. Nem sempre o serviço combinado pode ser o ideal para esse tal cliente nesse momento que ele está vivenciando. Se você pode oferecer outros serviços, ótimo! Vamos em frente.
Arrumando a mesa
Após ter o brief feito pelo o responsável pela conta do cliente, você já deve conseguir entender as dificuldades que o cliente está passando. Então o primeiro desafio é utilizar essas informações básicas para começar uma pesquisa mais aprofundada.
Mesa pronta, começo do planejamento
Para começar a pesquisa, vamos aos passos básicos:
1. Conheça o negócio
Nessa etapa você deve recorrer ao máximo de pesquisas relevantes sobre o cliente (ou seu negócio) para ficar por dentro do ambiente que ele está inserido, com quem que ele fala, o que falam dele. Para isso podemos focar em três sub etapas:
Mercado
As fontes de pesquisas aqui são imensas, às vezes são difíceis de encontrar. É uma das etapas mais demoradas do projeto todo, pois aqui que começa a conversa. Por exemplo, associações, institutos de pesquisas, pesquisas de sites específicos sobre setor (serviço, indústria, etc) e notícias atuais são fontes relevantes para começar embasar o seu planejamento.
Concorrentes:
Normalmente o cliente (ou você) já tem ideia de quem são seus concorrentes diretos. Se não, vale fazer uma pesquisa de campo, talvez, para saber quais outras marcas oferecem o tipo de serviço/produto semelhante.
Aqui seu dever é fazer quase que um trabalho stalker para mapear em que os concorrentes investem para fazer seu marketing no ambiente digital, nomeamos benchmarking essa tarefa. Após descobrir o que fazem, vamos descobrir como eles fazem, qual linguagem utilizam, os diferenciais que promovem e fazemos um comparativo com o serviço que o cliente oferece. Após isso, você já tem informações para fazer a análise SWOT.
Público
Não basta apenas conhecer os concorrentes. É, também, requisito básico conhecer o público que você irá trabalhar. Aí são mais pesquisas voltadas ao público…
Normalmente o gestor do negócio em questão sabe mais ou menos quem é o público, isso depende se ele registra tais informações ou não. Por exemplo, se a empresa cliente (ou a sua) já tiver um site, essas informações podem ser obtidas com ajuda do Google Analytics, Navegg e outras ferramentas que possibilitam captar informações de pessoas e ajudam levantar insights.
Após saber o público, é MUITO interessante trabalhar algumas personas, para fazer o trabalho direcionado a pessoas que tendem ser consumidoras do serviço ou produto
que será oferecido.
2. Qual serviço pode ajudar o cliente atingir o objetivo?
No marketing digital há uma infinidade de serviços que podem ser trabalhados para atingir o objetivo do seu cliente, por exemplo, os mais comuns, inbound marketing, SEO, mídia, redes sociais e por aí vai. Cabe a você, a partir de seu conhecimento e experiência, escolher qual seria o mais viável no momento em que seu cliente se encontra.
3. Como o serviço será efetuado?
Encaixe todas as frentes para atingir o mesmo objetivo
Todas as frentes de serviços que resolverão o problema do seu cliente deverão estar vinculadas ao mesmo objetivo.
Mensure os resultados
Nesta parte do planejamento, você irá mostrar como saberá que seu trabalho está bom ou ruim, para isso fique atento a, pelo menos, duas coisas:
KPIs
Seguir pelo menos esses três passos básicos para planejar fica muito mais fácil organizar as informações e conseguir fazer cada etapa com cuidado para poder mostrar ao seu cliente como o trabalho pode ser bem feito.
Fonte: Marketing Por Dados