4 erros de nutrição de leads que você deve evitar!
Transformar os visitantes do seu site em clientes é um desafio para qualquer empresa. Para ajudar na conquista deste objetivo é muito importante contar com uma boa estratégia de nutrição de leads. Porém, investir em uma estratégia de nutrição de leads não é tarefa fácil, o que pode gerar erros capazes de prejudicar todo o sucesso de sua estratégia.
Para que isso não aconteça com sua empresa, listamos neste artigo os 4 maiores erros que você deve evitar em sua estratégia de nutrição de leads. Confira!
1. Não planejar sua estratégia de nutrição de leads
A falta de planejamento é prejudicial para qualquer estratégia de nutrição de leads pois pode prejudicar toda a jornada de seu cliente até o fechamento da venda. Por isso, tenha ciência de quais informações seu cliente precisa ter para fechar negócio com sua empresa e garanta que todas estas informações sejam compartilhadas com ele.
Desenvolva uma sequência de mensagens que seja capaz de solucionar todas estas dúvidas e o tempo necessário para finalizar todo o ciclo. Planejando com antecedência você poderá evitar situações inesperadas e se preparar para corrigir falhas rapidamente, sem prejudicar seus resultados.
2. Abordar seu lead na hora errada
Toda a sua estratégia de nutrição de leads poderá ser prejudicada se você entrar em contato antes que ele esteja pronto para fechar negócio com sua empresa. Sem ter informações suficientes para decidir comprar seu produto com segurança, este lead não terá confiança para tomar a decisão de compra e irá rejeitar sua proposta.
Para evitar este problema, desenvolva métodos para garantir que o contato com o lead será feito apenas quando ele estiver pronto para fechar negócio. A definição de um lead scoring pode ajudar muito neste processo, pois é uma prática capaz de identificar leads qualificados dentre todos os leads gerados por sua empresa.
3. Não conhecer sua persona
Conhecer profundamente sua persona é essencial para que sua estratégia de nutrição de leads conquiste resultados. Quando falamos de conhecer profundamente a persona, estamos falando de conhecer como ele pensa, quais são seus objetivos, os problemas que enfrenta no dia a dia e como ajudá-los a solucionar estes problemas.
Se não conhecer sua persona, serão grandes as chances de enviar informações irrelevantes e sem apelo para seu lead. Isso poderá afastá-lo e você se distanciará de fechar suas oportunidades de negócio.
Você pode conversar com seu time comercial para conhecer melhor sua persona ou mesmo fazer pesquisas para ter informações mais precisas sobre eles e, com isso, gerar melhores resultados.
4. Não acompanhar sua estratégia de nutrição de leads
Para que sua estratégia de nutrição de leads conquiste os resultados esperados por sua empresa, você precisa acompanhar de perto a evolução da estratégia para identificar pontos críticos e realizar ajustes para garantir a conquista de seus resultados.
É preciso que você acompanhe seus leads durante sua passagem por todo o funil de vendas, identificando os pontos com maior conversão e os pontos onde mais leads abandonam o fluxo de nutrição.
Você saberá quais conteúdos e palavras-chave estão gerando mais resultados e devem ser mais exploradas. Com isso você poderá otimizar sua campanha e garantir uma maior conversão de leads no fim do processo, aumentando as vendas da sua empresa.
Fonte: Surfe Digital