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Leads: saiba algumas formas de nutrir e engajar


Se sua empresa ou negócio já se inteirou da necessidade de estar presente nas mídias sociais, criando os perfis nas principais redes, é hora de saber como nutrir e engajar os leads!

Esses clientes em potencial, presentes na internet, são representados por milhões de pessoas no ambiente virtual. Dessas milhões de pessoas, certamente boa parte delas englobam o seu público alvo. O interessante da internet, é que além do alcance de divulgação do seu produto, o posicionamento de uma marca dita a relação que ela terá com seu público.

Quando seu negócio mergulhou nesse universo virtual, certamente foram criadas personas, representando os seus clientes, e direcionando todo o conteúdo para esse público.

Além disso, sua empresa tem à disposição ferramentas das principais redes sociais para criação e veiculação de anúncios conforme o seu objetivo.

Até ai, tudo bem… Sua empresa já obteve esse conhecimento e pode ter colocado em prática.

  • Mas você sabia que não basta apenas estar inserido no meio virtual e ter o seu público alvo delimitado?

É necessário que haja uma participação, interação com todo o conteúdo apresentado, sempre com a finalidade de gerar leads e, posteriormente, reverter em vendas.

Quer aprender como fazer isso de forma simples? O blog do Mestre do Adwords explica para você.

Vem com a gente nessa!

Nutrir e Engajar Leads

O próprio nome já sugere uma nutrição, alimentação de conteúdo para os seus leads. Os seus leads precisam ter interesse por esse conteúdo, logo, precisa ser algo que chame a atenção, e mais, que os motive a efetivar a conversão de acordo com seu objetivo.

Para tanto, algumas estratégias são elaboradas a fim de garantir uma boa nutrição para os seus leads. Separamos as 5 melhores para você!

1 – Conheça seu cliente

À primeira vista parece óbvio, mas não é. O seu público alvo pode sofrer alterações, conforme os objetivos da empresa. Nesse caso, deve manter-se atualizado sobre o perfil do cliente, e perceber, se outros perfis, agora fazem parte do seu publico alvo.

Toda essa análise é feita através do conceito de Personas, e também do monitoramento nas redes sociais.

2 – E-mail marketing

É uma das melhores formas de nutrir e engajar leads, trabalhando as duas vertentes.

Um exemplo claro dessa aplicação se dá na seguinte forma: Vamos supor que a sua empresa seja do ramo de cosméticos. Um cliente em potencial achou o seu site no Google, e entrou para verificar sobre os produtos que vocês oferecem, mas não efetuou nenhuma compra. Porém, ao entrar no seu site, o mesmo apresentava um campo para inserção do nome e endereço de e-mail. O cliente em potencial forneceu os dados e assim você acabou por gerar um contato para seu mailing ou seja, você acaba de gerar um lead.

Em uma estratégia bem posta, a sua empresa envia, automaticamente, um e-mail para esse lead, onde apresentam as ofertas e o convida para efetuar compra com desconto, válido para aquele momento.

Essa é uma forma muito inteligente de se apresentar ao seu potencial cliente, e oferecer novamente a chance dele efetuar compra, e de quebra obter um bom desconto.

Dentro do e-mail marketing, sua empresa ainda disponibiliza os links para acesso dos perfis da empresa nas mídias sociais.

Percebam, que na jogada do e-mail marketing, você já conseguiu o contato do cliente em potencial, através de uma visita ao site e ainda ofereceu produtos.

Dali para frente, a sua marca pode enviar conteúdos engajados para esse lead, sem ser classificado como SPAM.

3- Use o Facebook

Nutrição e engajamento de leads também funcionam muito bem no Facebook. Se sua empresa já possui uma página dedicada à divulgação e atualização constante de conteúdo, já é um ótimo passo. Porém, a nutrição da página é fundamental para criar vínculos com o seu lead, engajando-o e levando à compra.

Textos curtos, mas chamativos e que passem a principal mensagem do que sua empresa pretende são essenciais para levar esse lead à outros links que façam parte da sua estratégia de marketing.

Exemplo: Informar no Facebook que os cosméticos estão com descontos de até 40%. Colocar link do seu site para o lead efetivar a compra.

Exemplo 2: Informar sobre quais cosméticos são indicados para os tipos de pele.

São conteúdos que levam ao interesse do seu público alvo, e os motivam a sempre estar em conexão com sua marca, seu produto.

4 – Faça uso do Instagram

O Instagram também é uma ferramenta muito boa para a sua empresa proporcionar a nutrição e engajamento de leads.

Com postagens de fotos e vídeos sempre muito interativos, sua empresa consegue despertar os sentidos do público alvo, levando-os a ativar a imaginação e desejo em conhecer mais sobre determinado produto ou serviço.

Importante também, relacionar à links externos, sempre levando-os ao site para efetuarem compras.

Segue o mesmo procedimento do Facebook, só que no caso se trabalham com imagens e vídeos.

Textos podem constar desde que sejam explicativos, mas que de certa forma agucem a curiosidade do seu lead, que o leve para conhecer mais da sua empresa, seu produto.

5 – Fidelidade ao Cronograma

Devemos lembrar que, todas as mídias sociais inclusas para nutrir e engajar o lead deve seguir um cronograma.

Excesso de informação nas mídias sociais pode causar desinteresse de seu público alvo, por isso é sempre bom delimitar quais serão as informações e campanhas disponibilizadas,quando e onde.

Todas as mídias tem o mesmo objetivo em comum: gerar lead, nutrir leads e convertê-los em venda.

Esse principio é básico e fundamental para que se alcance o sucesso. Porém, para cada mídia há uma linguagem específica e que deve ser respeitada.

Por exemplo: sua empresa resolve fazer um sorteio de um kit de cosméticos. Sua empresa deve ter um cronograma bem definido, sobre as regras para o lead participar e em qual mídia social será veiculado esse sorteio. Se for no Instagram, devera restringir –se somente ao Instagram. O anúncio do sorteio pode ser feito nas demais redes sociais, como forma de nutrir e engajar o seu lead a participar no Instagram.

Entendemos então, que todas as mídias devem conversar entre si, focadas no objetivo comum.

Fonte: Mestre Adwords

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