Infográfico Exclusivo: Como funciona o Marketing Digital de Resultados
Quais as atividades que devem fazer parte do dia a dia de uma área de Marketing orientada a resultados? O que minha empresa deveria estar fazendo e ainda não faz? Como trabalhar um potencial cliente, desde a atração até a compra de fato?
Para responder a essas perguntas criamos um Infográfico exclusivo, apresentando o que fazer em cada uma das etapas do funil de vendas. Esse framework é baseado em nossa experiência na própria RD e no acompanhamento de mais de 4 mil clientes.
Clique na imagem para ver o Infográfico no tamanho ideal:
Abaixo segue uma transcrição em formato de texto:
O Marketing Digital de Resultados
Existe o Marketing Digital que gera fumaça e faz barulho e o Marketing Digital que gera resultados, ou seja, o Marketing que tem seus esforços convertidos em vendas e receitas.
O que mostramos nesse infográfico são as 5 funções e todo o seu conjunto de ações que comprovadamente funcionam em cada etapa do fúnil e que vão ajudar sua empresa a criar uma verdadeira máquina de clientes:
Atrair:
Trazer visitantes para o site da empresa é uma das partes mais importantes do funil, já que sem ela nada do resto funcionará. É também a etapa que a maioria das empresas mais tem curiosidade e deseja melhorar.
O que fazer para ter bons resultados:
Produzir conteúdo – Conteúdo é a grande moeda de troca da Internet e o que faz sua empresa se tornar mais interessante para os Internautas. O blog é peça central dessa estratégia.
Otimizar conteúdo para gerar tráfego – Só escrever não é suficiente. Otimize seu conteúdo para que ele seja alcançado em dois grandes canais em que as pessoas estão: o Google e as mídias sociais.
Converter:
Apenas atrair os visitantes não basta. É preciso pegar seus contatos para poder iniciar um relacionamento com eles. A melhor opção para isso é promover ofertas atrativas em Landing Pages.
O que fazer para ter bons resultados:
Monte uma oferta relevante – Ofereça conteúdos irresistíveis para fazer o seu público querer deixar seus dados em troca
Crie uma Landing Page – Landing Pages efetivas são essenciais para garantir que o público preencha o formulário de conversão.
Promova a Landing Page – Faça com que as pessoas descubram sua oferta. A divulgação nas mídias sociais, emails promocionais e calls-to-action no site irão garantir o tráfego do público para a sua Landing Page.
Relacionar
Relacionamento é a chave para conduzir os Leads até o momento da compra. Esse é o momento do funil que define quais visitantes se tornarão, enfim, clientes. Eduque-os com informações relevantes e desperte neles o desejo/necessidade de consumir o seu produto ou serviço.
O que fazer para ter bons resultados:
Use as mídias sociais para criar uma audiência – Esteja onde seu público está – e é muito provável que ele esteja nas mídias sociais.
Trabalhe bem sua lista de emails – O email marketing é um canal valioso para se relacionar com Leads em diferentes momentos do estágio de compra.
Prepare para a venda usando nutrição de Leads – Acelere e aumente seus resultados com a automação de marketing.
Vender
A hora tão esperada! O relacionamento prévio faz a abordagem de Leads já qualificados e próximos do momento da compra se tornar muito mais fácil e gerar mais resultados.
O que fazer para ter bons resultados:
Equipes de Marketing e Vendas alinhadas – Para a passagem dos Leads ser efetiva e resultar em mais vendas os dois times precisam estar alinhados e falando a mesma língua.
Qualifique os Leads que devem ser abordados – Para potencializar os resultados, defina o perfil dos Leads que são boas oportunidades e encontre formas de filtrá-los.
Vendendo para Leads Inbound – É preciso ter atenção: a venda para esse público é diferente da abordagem tradicional.
Analisar:
Para manter a máquina funcionando e se desenvolvendo, examine cada etapa e identifique o que precisa de ajustes. Garanta que seu Marketing Digital gere cada vez mais resultados.
O que fazer para ter bons resultados:
Análises diárias para identificar problemas/oportunidades – Acompanhe de perto aumentos ou quedas repentinas de tráfego no site, links novos, menções relevantes em mídias sociais, etc.
Análises semanais para ajustes necessários – Verifique se as metas do mês serão ou não alcançadas e faça os ajustes necessários para extrair o melhor retorno.
Análise mensal: o que está funcionado? – Momento de analisar profundamente os resultados, determinar o que está bom e o que deverá ser feito para melhorar o desempenho do funil.