Indicadores de performance: A importância de medir os resultados do seu negócio
Os indicadores de performance permitem uma marca poder conhecer, estudar e entender o comportamento das pessoas com quem se relaciona.
Os indicadores permitem potencializar resultados, comprovar a eficiência da estratégia de marketing e entregar valor para as pessoas. É a partir desta avaliação do desempenho que se pode direcionar esforços efetivamente em relação ao plano de marketing.
O QUE SÃO INDICADORES DE PERFORMANCE E ONDE HABITAM?
Os indicadores de performance podem ser definidos como os dados que representam o sucesso de uma estratégia de marketing. Através deles, é possível avaliar o que está dando certo e o que não está melhorando ainda mais o que está bom e corrigindo problemas que apareceram no processo de marketing.
O conjunto destes dados coletados por um indicador compõe uma métrica, cuja a escolha definirá o que é relevante, em relação aos resultados alcançados, dentro da estratégia de marketing. Pode-se dizer que as métricas dão o direcionamento para a atuação de uma marca, apontando os pontos a serem observados para o seu sucesso.
No meio digital, essas métricas podem ser visualizações de páginas, tempo de permanência ou taxa de rejeição do usuário a uma página, engajamento a uma campanha, número de interações do post ou a taxa de entrega e de cliques de um e-mail marketing, por exemplo.
AS VANTAGENS DAS MÉTRICAS E SEUS INDICADORES
Ter indicadores e métricas bem definidos e objetivos traz benefícios para o negócio e seu posicionamento no mercado. O monitoramento dos resultados pode ajudar, por exemplo, na tomada de decisão e na melhoria de processos de marketing.
Tendo a leitura adequada de como a sua estratégia se comporta em relação ao público desejado, fica mais simples tomar decisões podendo avaliar as consequências se baseando em dados confiáveis de mercado. Os indicadores permitem o uso de uma visão sistêmica do todo, permitindo corrigir eventuais falhas.
Outro fator que as métricas levantam são os pontos do processo ou da estratégia que precisam ser revistos e melhorados, de forma assertiva e objetiva. As informações coletadas podem ajudar na revisão de um planejamento de mídias ou de conteúdo, por exemplo, ajustando a estratégia de marketing às variações do mercado, sem que a marca perca competitividade.
PERFORMANCE E PRODUTIVIDADE
O fato de uma empresa poder tornar a tomada de decisão mais eficaz e conseguir aplicar melhorias, através dos dados coletados pelos indicadores de performance, impactam diretamente na produtividade.
Isso acontece porque o processo de marketing se torna mais efetivo, com menos desvios, tornando-o mais eficaz e capaz de gerar melhores resultados, ofertando leads qualificados para a área de vendas fazer o seu trabalho.
Conforme a estratégia de marketing se torna cada vez mais assertiva, a jornada do cliente é viabilizada com a atração de potenciais clientes, que serão abordados da maneira adequada e apresentados a soluções direcionadas às suas necessidades.
Espero que tenho ficado claro a importância dos indicadores para monitorar os resultados de um negócio. Quer conhecer mais sobre este e outros temas relacionados ao sucesso da sua marca? Então acompanhe os nossos conteúdos por aqui e nas redes sociais.