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Questionário de personas: confira 4 dicas e saiba como fazer


As buyer personas são representações do que seriam os clientes ideias de uma marca.

Trata-se de um personagem com nome, idade, ocupação, desejos e necessidades; sua construção é feita com o intuito de permitir uma maior compreensão sobre para quem a empresa direciona os seus produtos e serviços.

A definição de uma buyer persona ajuda a orientar as ações de marketing, o conteúdo, a linguagem e tom de voz, o conceito das campanhas, os canais de divulgação e muito mais, tornando a comunicação com o público muito mais eficaz.

Nesse sentido, a realização de pesquisas é fundamental para que a persona represente ao máximo o consumidor final da marca. Para isso, o primeiro passo é conhecê-lo profundamente. E o caminho é realizar uma pesquisa.

Cientes disso, separamos 4 dicas de como elaborar um bom questionário de personas.

4 dicas de como fazer um questionário de personas

1 – Defina os tipos de pergunta

A primeira dica de como elaborar um questionário para a sua pesquisa de persona é definir quais serão os tipos de pergunta utilizados.

Conheça os principais:

Pergunta qualificatória

Esse tipo de pergunta é utilizado para “peneirar” aqueles que realmente façam parte do seu público-alvo. Se a sua empresa atua no ramo de e-commerce, por exemplo, talvez seja mais interessante entrevistar pessoas que têm o hábito de utilizar a internet para fazer compras.

Nesse caso, a pergunta qualificatória entra no começo do questionário da seguinte maneira:

  • Você já fez ou faz compras em sites de e-commerce?

Se a resposta for “sim”, a pessoa continua no questionário; se “não”, ela não poderá participar da pesquisa.

Obviamente, esse tipo de pergunta vai depender do público que a sua empresa quer atingir. A empresa de e-commerce do nosso exemplo poderia muito bem querer incluir aqueles que nunca fizeram compras pela internet para, futuramente, desenvolver estratégias de atração para essas pessoas. Tudo dependerá das necessidades de cada empresa.

Pergunta de resposta única

Tido como o mais comum, esse tipo de pergunta consiste em oferecer ao entrevistado a possibilidade de selecionar apenas uma alternativa.

Pergunta de seleção múltipla

Nas perguntas de personas com seleção múltipla, o respondente pode selecionar mais de uma alternativa dentre as apresentadas.

Pergunta em escala

Nesse formato, o entrevistado pode responder utilizando escalas pré-determinadas. Essas escalas podem ser numéricas (de 0 a 5; de 0 a 10; etc); ou com afirmações baseadas na escala Likert, veja um exemplo: concordo totalmente; concordo em parte, sou indiferente, discordo em parte, discordo totalmente.

Perguntas abertas

Aqui não há alternativas. A intenção é deixar que o entrevistado discorrer sobre o tema levantado, expressando suas opiniões e fazendo as considerações que achar necessárias.

2 – Faça um rascunho

A segunda dica para um bom questionário de personas é fazer um rascunho de todas as perguntas antes de colocá-las na plataforma escolhida para coleta de dados.

Essa prática é importante para que você consiga otimizar o seu tempo e evitar retrabalhos. Isso porque é muito comum deletar, acrescentar ou inverter a ordem das perguntas até chegar a uma versão final do questionário.

3 – Tenha clareza e objetividade

As perguntas de personas devem ser redigidas com o máximo de clareza e objetividade possível. Caso contrário, a sua coleta de dados pode ser prejudicada de várias maneiras, a citar:

  • O respondente pode não entender a pergunta e responder algo diferente do que foi perguntado;

  • A falta de objetividade pode fazer o respondente perder o interesse no questionário;

  • Quando não há clareza nas perguntas, o resultado final pode acabar ficando muito deslocado da realidade.

Mas como evitar a ausência de clareza e de objetividade no seu questionário de personas?

  • Em primeiro lugar, dê bastante atenção à ortografia e à gramática para evitar erros de português.

  • Procure evitar perguntas que tragam ambiguidade no enunciado e nas alternativas.

  • Ofereça o máximo de alternativas possível; caso contrário, o respondente pode não encontrar a alternativa que ele quer marcar e, como consequência, acabar marcando qualquer uma ou até mesmo abandonar o questionário.

  • Evite usar palavras que direcionem a resposta do entrevistado.

4 – Faça um teste da sua pesquisa

Depois que você montar o questionário na plataforma escolhida, faça um teste para garantir que tudo está dentro dos conformes.

Peça para que outras pessoas respondam a sua pesquisa. O objetivo é verificar se a sua pesquisa consegue engajar os respondentes e se há falhas a serem corrigidas.

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