Análise de métricas: qual é a sua importância?
Por que a análise de métricas é tão importante?
Quando uma estratégia é traçada, metas e objetivos são definidos. Durante e depois de executar as ações, como você sabe se alcançou o que havia planejado?
Com essa questão, você já começa a entender por que deve analisar métricas. Trouxemos alguns pontos essenciais para entender melhor a sua importância:
Avaliar o desempenho
Este é o propósito básico da análise de métricas: avaliar o desempenho da empresa, durante ou depois da aplicação de uma estratégia. Dessa forma, você sabe se atingiu ou não os objetivos traçados no planejamento.
Monitorar a evolução
Com métricas definidas para avaliar seu desempenho, você tem critérios para monitorar a evolução ao longo do tempo e saber se você está no caminho certo.
Embasar a tomada de decisões
Ao fazer a análise de métricas, você identifica quais pontos estão funcionando e quais precisam ser melhorados. Assim, você pode otimizar a estratégia de acordo com dados, o que dá mais segurança para a tomada de decisões.
Alinhar toda a equipe
A análise de métricas também ajuda a alinhar a equipe. Afinal, todos os envolvidos passam a saber o que estão fazendo certo e o que precisam melhorar para alcançar os objetivos da empresa.
Quais são as métricas mais importantes de analisar?
A quantidade de métricas que se pode monitorar é quase infinita. Por meio de softwares de análise, como o Google Analytics, as empresas conseguem acessar milhares de dados. Porém, é importante saber priorizar as métricas para não se perder.
Então, o que o seu negócio deve monitorar? Você deve priorizar aqueles dados que estão relacionados aos objetivos e metas da estratégia. A eles, damos o nome de Indicadores-Chave de Sucesso (Key Performance Indicators, ou KPIs).
Os KPIs são as métricas às quais você deve dar mais atenção, pois são as que representam um resultado efetivo para o negócio. Como exemplo, podemos citar o retorno sobre investimento (ROI), o custo de aquisição de clientes (CAC), o número de vendas e o market share.
Como transformar a análise de métricas em inteligência para o negócio?
Os dados, por si só, não dizem nada. Por mais que os softwares criem relatórios fáceis de compreender, eles só terão utilidade se a inteligência humana entrar em cena para transformá-los em insights.
Por exemplo: ao verificar uma redução no ticket médio, você pode adotar ações de upselling e cross-selling para gerar mais valor nas vendas. Se o CAC está alto, você pode reduzir custos operacionais e otimizar a estratégia de marketing para gerar mais retorno.
Todo esse processo de coleta e análise de dados, além da sua transformação em inteligência competitiva, é chamado de Business Intelligence (BI).
Portanto, não basta coletar e analisar as métricas. Você precisa priorizar os indicadores mais importantes e saber interpretar as informações para otimizar o desempenho da estratégia.
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