Funil de Marketing e Vendas: O Melhor Conteúdo Para Cada Etapa
O que é funil de marketing e vendas?
O funil de marketing e vendas é responsável por conduzir o cliente pelo processo de marketing (comunicação e relacionamento) até as vendas. Ele consiste em um conjunto de etapas que tem como objetivo auxiliar no processo de compra dos seus clientes, convertendo o maior número possível de clientes potenciais em clientes de repetição, isto é, vender para este cliente no topo, no meio e no fundo do funil.
Topo do Funil: Atrair Suspects
O topo do funil de vendas se caracteriza, principalmente, por atrair o maior número possível de interessados ou de clientes potenciais. É neste momento que as primeiras formas de contato e relacionamento entre usuário-marca se constituem.
Todas aquelas pessoas que se encaixam nos critérios do seu mercado, mas que ainda não tomaram nenhuma ação para comprar de você, são chamadas de suspects.
Os suspects são aquelas pessoas que encontram sua empresa no Facebook e clicam em seu anúncio ou então acabam entrando em seu blog ou site após uma rápida pesquisa no Google.
O objetivo do marketing de conteúdo nessa fase é oferecer um material que seja de fato relevante para atrair clientes potenciais. Esse conteúdo deve fazer com que os suspects se interessem em ler mais no seu blog e, também, em compartilhar esse material nas suas redes sociais.
Meio do Funil: Prospects e Leads
Quando seus clientes em potencial fornecem informações pessoais ou de contato em troca de mais conteúdo, eles se tornam prospects ou leads. Nesta fase os usuários permitiram uma maior aproximação e esperam receber mais conteúdo e atenção.
O usuário aqui já não é um mero visitante recém-chegado, ele já avançou uma etapa no funil e está fase de consciência, ou seja, já está consciente do seu problema e está à procura da melhor solução.
Por isso, o conteúdo do meio do funil deve encaminhar os leads para mais perto do fundo do funil, a fim de convencê-los que o seu produto é a melhor solução para o problema do usuário.
DICA: Agora é um bom momento para investir em conteúdos através de páginas de captura a fim de conseguir informações de contato da sua audiência. Com esse contato será possível se relacionar de maneira mais assertiva.
Fundo do Funil: Decisão e Conversão
Na última etapa do funil é onde as vendas acontecem. Nesta etapa, o seu lead já é considerado qualificado e está considerando, de fato, se tornar seu consumidor. Por isso, aqui você já pode começar a produzir conteúdo com um nível de persuasão maior.
O conteúdo que você deve fornecer no estágio final precisa terminar de construir a credibilidade e o valor da sua marca e produto. Dessa forma, utilize do conteúdo para reforçar os benefícios e os diferenciais do seu produto.
Você deve se perguntar: “Porque o consumidor deve comprar de mim e não do meu concorrente?”.
Para que o consumidor escolha você e não o concorrente, produza conteúdos que esclareçam dúvidas específicas e mostre com clareza que o seu produto é a solução para os seus problemas.
DICA: Se um cliente potencial está próximo da conversão, mas ainda têm dúvidas, um contato mais pessoal, seja por e-mail ou por telefone, pode ajudá-lo a esclarecê-las e motivá-lo a realizar a compra. Você pode também oferecer um “free trial” para que a pessoa conheça o seu produto e se sinta mais confiante para comprar de você.
Conclusão
Como vimos, o Marketing de Conteúdo deve acompanhar a jornada do consumidor, desde o contato inicial com a sua marca, até o momento da compra.
Cada etapa do funil tem uma audiência diferente, por isso é tão importante criar uma estratégia que cubra todas as etapas do funil com o conteúdo adequado.
Entendeu o conceito do funil de vendas e como produzir conteúdo adequado para cada etapa? Deixe seu comentário se você já utiliza essa estratégia de marketing, e conte-nos sobre a sua experiência!