Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente
Antes de começar a falar de branding, ou gestão de marca, vamos fazer um rápido exercício:
Quando você pensa em inovação, qual a primeira marca que vem à sua cabeça? E quando falamos de sustentabilidade? Algumas marcas são mais associadas a determinados conceitos, independentemente do seu ramo de atividade.
Da mesma forma, algumas marcas são mais lembradas ou valorizadas do que as concorrentes, sem que necessariamente seu produto seja melhor. Isso acontece por causa do trabalho de branding.
O que é branding?
Branding é o trabalho de gestão de marca, que envolve todas as ações para tornar a sua marca reconhecida, lembrada e valorizada. O branding começa com a própria concepção da marca e envolve tudo aquilo que gera associação com a sua marca.
O objetivo do branding é criar conexões com os consumidores para que sua marca seja facilmente identificada e lembrada pelos consumidores, seja consciente ou inconscientemente.
Assim, a forma como você se comunica, os valores e a missão da empresa, as emoções que sua marca consegue gerar na audiência e os atributos e conceitos que sua marca espelha fazem parte do branding.
Por que branding é importante?
O objetivo do branding é gerar valor para a sua marca. E é exatamente por isso que ele é importante.
Não estamos falando apenas de valor financeiro, ainda que as marcas que possuem uma boa gestão de marca são também marcas com maior valor agregado. Mas, mais do que isso, um bom branding vai tornar sua marca mais confiável, reconhecida e lembrada pelos consumidores.
Mesmo no caso de marcas pequenas e pouco conhecidas, o trabalho de branding é fundamental. Pense nas vezes em que você passou na frente de uma loja de bairro e entrou porque a vitrine, a logomarca e a decoração da loja chamaram a sua atenção.
Ou então quando você pesquisou algo no Google e caiu em um site com um visual moderno e descolado, que despertou sua curiosidade. Ou ainda as páginas que você passou a seguir no Facebook porque elas postaram um conteúdo ou imagem que te surpreendeu positivamente.
Somos bombardeados por exposição de marca a todo momento, e algumas se sobressaem em relação a outras, despertando mais sensações positivas. Isso é resultado do trabalho de branding.
Além disso, o trabalho de branding nos ajuda a reconhecer uma marca mais facilmente. Dois arcos amarelos imediatamente nos remetem ao McDonald’s. O símbolo da Nike é reconhecido em qualquer lugar, mesmo que não haja mais nada escrito junto a ele.
Branding: como fazer gestão de marca eficiente
O branding consiste em fazer a gestão de uma marca. Por isso, antes de mais nada, claro que é preciso que você tenha uma marca a ser gerida. A marca envolve tudo o que remete à empresa, como o próprio nome, logo, slogan, paleta de cores e identidade visual.
A gestão da marca estabelece, por exemplo, como é a voz da sua empresa: informal ou séria e cordial?
Vale lembrar que o branding não deve focar apenas seu público externo, mas também o público interno. Afinal, são pessoas que estão em contato constante tanto com a marca quanto com o público final.
Seus colaboradores falam sobre a sua empresa em conversas, nas redes sociais e com os próprios clientes. Por isso, é fundamental que eles ajudem a propagar os valores, atributos e conceitos da marca. O time da empresa mostra que a marca realmente faz aquilo que defende e que de fato possui os objetivos e valores que diz.
Além de fazer a gestão da marca internamente, é preciso também prever ações que reforcem os conceitos da marca para seu público externo. Para isso, tenha sempre em mente que o branding precisa atingir os seguintes objetivos:
Mostrar o diferencial da sua marca: O que faz a sua marca ser única e se diferenciar da concorrência?
Ter uma presença marcante: Mais do que estar no lugar certo na hora certa, sua marca precisa estar presente de uma forma inesquecível.
Ser relevante: os consumidores precisam entender claramente por que eles devem prestar atenção na sua marca.
Atender as expectativas: não adianta apenas dizer que você é o melhor, o mais barato ou o mais bonito. É preciso que as atitudes da sua marca estejam alinhadas com o discurso
Pesquisa de mercado para branding e gestão de marca
A pesquisa de mercado é um grande aliado para um branding eficiente. Antes de definir a voz da sua marca, por exemplo, é fundamental entender com quem você está falando.
Pesquisa de buyer persona
Ao fazer uma pesquisa de buyer persona, você descobre quem são os seus clientes em potencial e pode determinar como, quando e onde falar com eles. Uma buyer persona é a representação do seu cliente ideal, e com os dados levantados para criar essa personagem, você consegue impulsionar o branding. Assim, é possível trabalhar a gestão da marca desde suas etapas mais iniciais.
Pesquisa de imagem de marca
Também é muito importante fazer uma pesquisa de imagem e marca, tanto para traçar sua estratégia de branding quanto para medir os resultados das ações.
A pesquisa de imagem e marca identifica a percepção do público em relação à marca. Você pode entender quais são os atributos e conceitos associados à sua marca. Além disso, é possível entender o grau de conhecimento e os diferenciais que os consumidores enxergam frente à concorrência.
Fonte: opinionbox