E-commerce brasileiro tem alta no 1º trimestre do ano
No começo desse ano a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimou um crescimento de 16% no faturamento do e-commerce brasileiro em comparação a 2018.
A ótima notícia para quem faz parte desse segmento é que a estimativa se tornou realidade!
Segundo a própria ABComm, o setor de e-commerce teve um faturamento de R$ 17 bilhões no primeiro trimestre de 2019 e conseguiu atingir com sucesso as previsões.
Qual a previsão para o resto do ano?
Depois desse ótimo cenário do primeiro trimestre, pode-se esperar com bastante ânimo o resto do ano!
Segundo o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, os segmentos de moda, eletrônicos e informática foram os que mais influenciaram nessa alta do começo do ano.
E as previsões para 2019 são ótimas! De acordo com a ABComm, o comércio eletrônico deve registrar um ticket médio de R$ 301 com um total de 265 milhões de pedidos até o fim de dezembro, totalizando 87 mil lojas virtuais.
A participação de micro e pequenas empresas nesse faturamento também deve aumentar, chegando a 29%.
A tendência é que em datas comemorativas como Dia dos Pais e também estratégias de mercado como a Black Friday, impulsionem ainda mais o varejo online e façam todos esses números crescerem.
Salvador ainda afirma que: “O comércio eletrônico, em geral, cresce e mantém índices satisfatórios de vendas, apesar do cenário macroeconômico ainda pouco definido. Cada vez mais, o consumidor se vale dos recursos da Internet para balizar suas decisões de compra”.
Aumento do faturamento X Uso de dispositivos móveis
Segundo uma matéria da revista Época, há hoje 230 milhões de celulares ativos no Brasil, então pode-se perceber a forte presença que esse dispositivo tem no cotidiano do público.
E esse impacto não se limita ao público geral, como pode ser percebido também nos e-commerces.
Isso fica muito claro quando considera-se que 35% das compras online feitas no primeiro trimestre foram através de smartphones.
E espera-se que esse tipo de dispositivo seja cada vez o meio mais utilizado pelos usuários quando forem realizar compras online.
Fonte: Digai