Conheça o comportamento do consumidor Mobile
Consumidor mobile
Somos cada vez mais mobile. Isto talvez não seja novidade para ninguém, mas alguns números chegam a impressionar. Uma pesquisa de mercado realizada pelo Opinion Box em mostrou que 70% dos internautas acessam as redes sociais principalmente pelos smartphones, enquanto 27% acessam preferencialmente pelos computadores. Mesmo que não seja surpreendente, é um número extremamente relevante.
Além disso, a pesquisa sobre comércio móvel que fizemos em parceria com o Mobile Time revela que os smartphones já não são mais utilizados apenas para pesquisar produtos. 73% dos internautas com smartphone já fizeram pelo menos uma compra pelo dispositivo, e 95% deles estão satisfeitos com suas experiências de compra.
Mais um dado? De acordo com uma pesquisa que fizemos em parceria com o Digitalks, 6 em cada 10 consumidores mobile sempre ou frequentemente usam os dispositivos móveis em um ponto de venda para pesquisar o preço dos produtos ou serviços que está avaliando pela internet.
O que as marcas precisam fazer para se adaptar ao mobile
Primeiramente, é preciso avaliar sua presença mobile. Seu site, blog e emails enviados são responsivos?
Se você possui um e-commerce, como é a experiência de compra pelo mobile? É possível inserir os dados de pagamento e concluir a compra pelo site da loja no dispositivo móvel ou pelo aplicativo? Todas essas são perguntas muito importantes e não podem ser deixadas de lado em tempos de mobilidade.
E lembre-se: você não precisa ser uma grande marca para explorar as oportunidades do m-commerce. A sua pizzaria, por exemplo, pode ter um aumento significativo nas vendas se explorar as oportunidades dos canais móveis. De acordo com a pesquisa que fizemos com o Digitalks, 30% dos internautas já pediram um delivery de comida pelo smartphone.
Mas é preciso conhecer o comportamento do seu consumidor. Será que os seus clientes já tem o hábito de fazer compras pelo smartphone? E em quais momentos ele opta pelo e-commerce e em quais situações prefere se dirigir às lojas físicas? Mais do que isso, quais meios de pagamento ele mais utiliza, e por que?
Uma outra dica simples e relevante é ter cuidado com os emails que você envia aos seus clientes. Em pesquisa realizada em parceria com a Digitalks para entender o comportamento do consumidor mobile, descobrimos que um terço dos internautas leem todos os seus emails nos smartphones ou tablets. Além disso, 37% abrem a maioria dos emails no mobile.
Isso quer dizer que, se os emails que você envia para seus clientes ou prospects não são responsivos, há uma grande chance de que 7 em cada 10 não consigam ler a mensagem corretamente.
Não importa qual é o seu negócio ou o tamanho da sua empresa. Ter emails adaptados para dispositivos mobile é indispensável nos dias de hoje.