DICAS DE MARKETING PARA SEU NEGÓCIO BOMBAR
Relacionamos cinco dicas de marketing para você implementar na sua empresa, independente da sua estratégia digital. A gente tem certeza de que elas vão lhe ajudar aumentar os resultados da sua empresa nesse novo ano.
1 - Conheça seu cliente:
Saber para quem você vende - ou para quem quer vender - é mais de meio caminho andando para conseguir criar estratégias de marketing que dêem resultados. Conhecendo o comportamento, as preferências do cliente você pode criar as ações certas, através dos canais certos para impulsionar as vendas. Exemplo? Não adianta você investir 100% em marketing digital se vende produtos para a terceira idade, por exemplo.
2 - Crie ações de relacionamento com o seu cliente:
Se você conhece bem seu cliente, está na hora de criar ações de relacionamento com ele. Pesquisas indicam que manter o cliente custa cinco vezes menos do que conquistar um novo. Por isso, escute o que ele tem a dizer - inclusive ele pode lhe indicar novos produtos ou serviços para ampliar o negócio. Ele precisa sentir-se abraçado pela marca e, claro, ter vantagens exclusivas. Crie um calendário de ações de relacionamento com eles. Vale usar datas comemorativas e criar situações únicas, exclusivas da sua loja. E, claro, sempre dê vantagens especiais para ele. Se você tem uma loja online de calçados, que tal presentear a sua maior compradora do ano passado com um par exclusivo para ela - se tiver o nome gravado ainda melhor.
3 - Seja criativo:
Parece básico, mas não é: use a criatividade em suas ações de marketing. Muitas vezes, bons resultados vem de iniciativas simples (e até baratas), desde que sejam bem inventivas e surpreendentes. Dar uma flor no Dia da Mulher, todo mundo faz. Mas que tal pensar em algo empoderador de verdade? Certamente, com uma ideia criativa sua marca irá se destacar entre as demais. Pense fora da caixa, faça parcerias, inove.
4 - Invista em assessoria de imprensa:
Reputação passa por aquilo que as outras pessoas falam de você - não apenas do que você fala sobre si próprio. Por isso, contratar uma assessoria de imprensa que lhe ajude a conquistar espaços editoriais e também com influenciadores digitais é fundamental. Anúncios são espaços comerciais que são vendidos. Mas as matérias , não. Elas são espaços editoriais, referendados pelos veículos. Da mesma forma acontece com os influenciadores digitais. Uma boa assessoria de imprensa vai ajudá-lo a conquistar espaços de referência.
5 - Mensure sempre:
Para cada estratégia, um plano de ação, um orçamento e uma forma de mensurar. Medir o retorno de cada ação é fundamental para que você veja a efetividade de cada ação. Afinal o investimento é feito para trazer retorno para sua marca. Pense sempre em como mensurar e, se for possível, ajuste a estratégia para alavancar os resultados.