Como alcançar seus objetivos de marketing com as estratégias corretas
A estratégia de marketing é fundamental para quem quer ter sucesso em suas ações de marketing. Você vai ver como definir seus objetivos e o que é preciso ser feito para alcançá-los.
Aqui no blog, nós já demos dicas para quem quer fazer um plano de negócios, um planejamento estratégico e um planejamento de vendas. Hoje, nós queremos ajudar as pessoas que estão traçando sua estratégia de marketing.
Você vai ver o que precisa ser feito para traçar uma estratégia de sucesso. Além disso, vamos mostrar como a pesquisa de mercado pode te ajudar a definir seus objetivos e seu plano de ações de marketing.
Características de uma estratégia de marketing infalível
Uma boa estratégia de marketing precisa ter objetivos bem definidos, a estratégia em si para alcançar esses objetivos, as ações, as metas e os indicadores de monitoramento dessas ações.
Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo:
Objetivo: transformar a marca em uma referência no mercado
Estratégia: desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para ampliar a autoridade da marca
Ações: criar um blog da marca
Meta: alcançar 10.000 visitas por mês no blog em 3 meses
Indicadores: número de visitantes no blog
Agora, vamos explicar mais claramente cada um dos itens acima:
Objetivos de marketing
O primeiro passo para qualquer estratégia é definir seus objetivos. Você pode estar traçando sua estratégia de marketing para o próximo mês, trimestre, semestre ou ano. Não importa a periodicidade, comece se perguntando: Quais são os objetivos que eu quero alcançar neste intervalo de tempo?
Documente os seus objetivos estratégicos. Pode ser uma simples lista com os objetivos escritos de forma clara e sucinta. O importante é que você possa consultá-los com facilidade a qualquer momento, para que você sempre tenha o foco de onde quer chegar.
Lembre-se que há uma infinidade de objetivos possíveis. Mas não adianta colocar 30 objetivos na sua estratégia, se você sabe que não vai ter tempo para executar todos. Por isso, coloque apenas os objetivos que você considera que serão as prioridades do time de marketing.
Exemplos de estratégia de marketing
Marketing é uma área muito ampla e que varia muito de empresa para empresa. Grandes empresas, por exemplo, podem ter departamentos de marketing enormes, com times focados em diferentes aspectos do marketing, como preço, produto, promoção etc.
Já empresas menores, muitas vezes, podem ter uma única pessoa dedicada para cuidar de todas as ações de marketing. A sua estratégia de marketing deve levar em consideração o tamanho do time.
Assim, a estratégia vai definir, em linhas gerais, o que vai ser feito para alcançar os objetivos. Veja alguns exemplos de estratégia de marketing. A estratégia da sua empresa pode considerar todos os pontos abaixo, apenas alguns ou ainda outros pontos que não foram detalhados aqui. Mais uma vez, tudo vai depender de quais são os seus objetivos.
Estratégia de marketing com foco em branding
Se você quer aumentar o reconhecimento da sua marca, fazer com que as pessoas se lembrem mais facilmente dos seus produtos e aumentar a sua exposição, a sua estratégia de marketing vai ser focada em branding.
Várias ações podem ser traçadas para garantir que você atinja os seus objetivos. Você pode definir uma estratégia de presença digital ou na mídia, através do marketing de conteúdo ou de uma assessoria de imprensa. Pode decidir investir em mídias pagas, seja as mídias tradicionais, como TV e jornais, ou as mídias online, como Google e Facebook.
Pode aumentar a exposição da sua marca através de patrocínios de eventos ou até mesmo da participação em congressos e feiras, com palestras e estandes da sua empresa.
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Estratégia de marketing para atrair clientes
No fim das contas, o objetivo de qualquer empresa sempre é vender mais. Pensando no exemplo acima, se você quer aumentar o reconhecimento da sua marca, é porque você quer que mais pessoas conheçam o seu produto para poder vender mais.
Mas, quando pensamos no funil de vendas, fica claro entender onde está o problema. Se poucas pessoas estão percorrendo o seu funil de vendas, você precisa pensar em estratégias de marketing para atrair mais clientes. Ou seja, você precisa trazer mais visitantes para o seu site, loja ou aplicativo.
Se você tem um bom número de visitantes, mas eles não estão se relacionando corretamente com a sua marca, é preciso estabelecer estratégias de relacionamento, como inbound marketing ou promoção.
Estratégia de marketing para vendas
As equipes de marketing e vendas da sua empresa precisam andar juntas. É impossível traçar uma estratégia de marketing eficaz sem antes conversar com o time de vendas e entender os desafios dessa área.
Juntamente com o time de vendas, você pode traçar estratégias com foco em promoção, ou definir uma nova estratégia de precificação, por exemplo. Se o time de vendas está atendendo muitas pessoas mas não está convertendo esses atendimentos em vendas, talvez o marketing esteja atraindo as pessoas erradas. Neste caso, é preciso rever suas personas e seus canais de divulgação.
Lembre-se também de incluir na sua estratégia as ações de pós-vendas, recompra, cross-selling e up-selling.
Estratégia de marketing digital
As estratégias de marketing digital podem ter foco em branding, atração de clientes ou vendas. Ela vai definir as diretrizes da sua empresa com foco em presença digital. Quais redes sociais a marca vai atuar e como? Vai ter uma estratégia de marketing de conteúdo? Como será o relacionamento por email com esses clientes? Vai investir em vídeos?
Todas essas definições fazem parte da sua estratégia de marketing digital. Independentemente do seu segmento e área de atuação, é importante pensar a sua estratégia de marketing digital.
Fonte: Opinion Box