Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente
Antes de começar a falar sobre marca, ou gerenciar marca, vamos fazer um exercício rápido:
Quando você pensa em inovação, qual é a primeira marca que vem à sua cabeça? E quando falamos em sustentabilidade? Algumas marcas são mais relacionadas ao conceito, reduzidas ao seu ramo de atividade.
Da mesma forma, algumas marcas são mais lembradas ou valorizadas como concorrentes, sem que o seu produto seja o melhor. Isso acontece por causa do trabalho de branding.
O que é marca?
A marca é o trabalho de gerenciamento de marca, que envolve todas as ações para tornar sua marca recomendada, lembrada e valorizada. O branding começa com a própria criação da marca e envolve tudo o que gera associação com a sua marca.
O objetivo da marca é criar conexões com os consumidores para sua marca, ser facilmente identificado e lembrado pelos consumidores, seja consciente ou inconsciente.
Assim, como você se comunica, os valores e a missão da empresa, como emoções que sua marca gera registros de audiência e os atributos e conceitos que sua marca espelhada faz parte da marca.
Por que a marca é importante?
O objetivo da marca é gerar valor para sua marca. É exatamente por isso que ele é importante.
Não estamos falando apenas de valor financeiro, mas como marcas que possuem uma boa gestão de marca também são marcas com maior valor agregado. Mas, mais do que isso, um bom branding se tornará sua marca mais confiável, aprovada e lembrada pelos consumidores.
Mesmo no caso de marcas pequenas e pouco definidas, o trabalho de marca é fundamental. Pense nas vezes em que você passou pela frente de uma loja de bairro e entrou porque um vitrine, uma logomarca e uma decoração da loja chamaram sua atenção.
Ou então, quando você pesquisou algo no Google e caiu em um site com um visual moderno e descolado, que despertou sua curiosidade. Ou ainda como páginas que você seguiu no Facebook porque elas postaram um conteúdo ou imagem que surpreenderam positivamente.
Somos bombardeados por exposição de marca a todo momento, e algumas se destacam em relação a outras, despertando mais sensações positivas. Isso é resultado do trabalho de branding.
Além disso, o trabalho de marca nos ajuda a reconhecer uma marca mais facilmente. Dois arcos amarelos próximos nos remetem ao McDonald's. O símbolo da Nike é reconhecido em qualquer lugar, mesmo que não haja mais nada escrito junto a ele.
Branding: como fazer gestão de marca eficiente
O branding consiste em fazer uma gestão de uma marca. Por isso, antes de mais nada, claro que é preciso que você tenha uma marca de ser gerida. A marca envolve tudo ou que remete à empresa, como o próprio nome, logotipo, slogan, paleta de cores e identidade visual.
A gestão da marca estabelecida, por exemplo, como é a voz da sua empresa: informal ou externa e cordial?
Vale lembrar que a marca não deve se concentrar apenas em seu público externo, mas também no público interno. Afinal, são pessoas que estão em contato constante tanto com a marca quanto com o público final.
Seus colaboradores falam sobre sua empresa em conversas, nas redes sociais e com os próprios clientes. Por isso, é fundamental que eles ajudem a propagar os valores, os atributos e os conceitos da marca. A hora em que a empresa mostra que a marca realmente faz o que defende e que fato possui os objetivos e valores que diz.
Além de fazer uma gestão da marca internamente, é preciso também prever ações que reforcem os conceitos da marca para seu público externo. Para isso, sempre tenha em mente que a marca precisa atingir os seguintes objetivos:
Mostrar o diferencial da sua marca: O que faz sua marca ser única e diferenciar a concorrência?
Ter uma presença marcante: Mais do que estar no local certo na hora certa, sua marca precisa estar presente de uma forma inesquecível.
Ser relevante: os consumidores precisam entender claramente por que devem prestar atenção na sua marca.
Atender como expectativas: não adianta apenas dizer que você é o melhor, o mais barato ou o mais bonito. É preciso que as atitudes de sua marca estejam alinhadas com o discurso
Pesquisa de mercado para branding e gestão de marca
Uma pesquisa de mercado é um grande aliado para uma marca eficiente. Antes de definir a voz da sua marca, por exemplo, é fundamental entender com quem você está falando.
Pesquisa de comprador persona
Ao fazer uma pesquisa da pessoa do comprador, você descobre quem são seus clientes em potencial e pode determinar como, quando e onde falar com eles. Uma pessoa do comprador é uma representação do seu cliente ideal, e com os dados levantados para criar essa personagem, você pode impulsionar a marca. Assim, é possível trabalhar a gestão da marca desde as etapas mais recentes.
Pesquisa de imagem de marca
Também é muito importante fazer uma pesquisa de imagem e marca, tanto para traçar sua estratégia de branding quanto para medir os resultados das ações.
Uma pesquisa de imagem e marca identifica uma percepção do público em relação à marca. Você pode entender quais são os atributos e conceitos associados à sua marca. Além disso, é possível entender o grau de conhecimento e os diferenciais que os consumidores enxergam frente à concorrência.