Branding digital: o que é e por que se preocupar com isso?
Você já parou para pensar no motivo que leva as pessoas a gostarem mais de uma marca do que de outra? Mesmo que várias empresas tenham produtos bem similares, algumas marcas se sobressaem no mercado, gerando um forte desejo de aquisição pelos consumidores. Esse destaque é o resultado do trabalho de branding digital.
Vamos explicar o que é e por que você deve se preocupar com isso. Vem com a gente!
O que é branding digital?
Com a internet e as ferramentas digitais, a ação de comprar um produto ganhou várias opções. Se antes um comprador tinha que ir de loja em loja para encontrar e comparar artigos, hoje ele consegue fazer isso por meio do seu celular, na palma da sua mão.
Isso é bom tanto para os consumidores quanto para os empreendedores — que passaram a oferecer seus produtos para um público bem maior. Entretanto, com a quebra das barreiras físicas, o mercado se tornou mais competitivo e a necessidade de se diferenciar cresceu. Nesse ponto, aparece o conceito de branding digital!
Branding digital nada mais é do que a gestão de uma marca na internet. É um conjunto de ações com o objetivo de tornar essa marca mais conhecida, desejada e positiva na cabeça dos consumidores. É um trabalho que leva tempo e muita dedicação, mas tem extrema importância.
O que representa uma marca?
Para explicar o que é branding digital, falamos sobre marca. Mas você realmente sabe o que isso significa? Uma marca não é sua logo ou seu nome. Não é seu site e nem um produto. Sua marca é tudo aquilo que remete a você.
Vamos usar um exemplo. A Harley Davidson, empresa mundialmente conhecida pela exclusividade de suas motos, tem como característica bem representativa e diferencial o barulho do ronco do motor que as suas motocicletas produzem. Ela adquiriu na justiça o direito de ser a única detentora desse som.
Ou seja, os consumidores sabem se uma moto é ou não uma Harley Davidson pelo som do motor!
Esse exemplo é bem interessante para entender o conceito. Marca é tudo aquilo que diferencia um produto oferecido por uma empresa.
Agora que você já sabe o que é branding, deve estar interessado em descobrir os benefícios que ele traz para a sua empresa. Confira os 4 pontos fundamentais!
1. Credibilidade no mercado
Uma marca bem elaborada transmite credibilidade para o público-alvo. Talvez uma pessoa confie na qualidade dos produtos de uma marca antes mesmo de tê-lo experimentado — simplesmente pelas opiniões que ela leu na internet.
Isso faz com que o valor agregado aumente e cria novas oportunidades de negócio.
2. Participação no mercado futuro
Uma marca que investe em branding pode colher muitos frutos no futuro. A empresa que cria uma marca sólida quando ainda é pequena desenvolve uma base forte e um caminho para aumentar a participação no mercado.
Se a sua marca tem a confiança do público-alvo, ele mesmo fará indicações e defesas do seu negócio.
3. Comunicação com o público
Um bom trabalho de branding agregará valor à marca. Isso reflete na comunicação com o público online também.
Vender uma ideologia, uma forma de viver e pensar é mais efetivo do que simplesmente vender um produto. Quando uma empresa cria sua missão e seus valores, passando isso para os produtos, os clientes reconhecem e se espelham neles.
4. Fidelização do cliente
Uma marca que se preocupa com a percepção do cliente quanto à sua imagem tem maior facilidade de fidelizá-lo. O público busca uma marca que segue um ideal. É importante estar presente nas redes sociais e acompanhar o engajamento das pessoas com a organização e seus produtos.
Com o mercado online, a concorrência se acirrou bastante. A praticidade de compra aumentou as opções para o consumidor e para o empreendedor. Portanto, é preciso investir na imagem de uma marca para diferenciá-la dos concorrentes. Por meio de um trabalho diário, o branding digital faz com que a sua marca tenha mais confiabilidade e agregue valor aos olhos do seu público. E tudo isso se reflete nas vendas!
Fonte: Oodles