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Quando e como investir em Marketing no Instagram


“Uma imagem vale mais que mil palavras”, essa frase nunca teve tanta força nas redes sociais quanto no Instagram.

Hoje, de acordo com dados da própria rede, são mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo que postam imagens, vídeos, curtem as postagens e deixam os seus comentários. Esses números ultrapassam o Twitter que hoje está na marca 288 milhões de usuários.

Quando faz sentido para o seu negócio usar o Instagram?

O Brasil está entre os 5 países que mais usam o Instagram. O perfil da rede é equilibrado entre homens e mulheres e com a maioria dos usuário com um bom potencial de consumo. Veja alguns números interessantes.

  • 53% são mulheres e 47% são homens.

  • 67% estão entre os 18 a 34 anos.

  • 95% dos usuário possuem conta no Facebook e/ou Twitter.

  • 70 milhões de fotos e vídeos são postados todos os dias.

  • 1.2 bilhões é o número de curtidas diárias.

Se a sua empresa tem interesse nesse perfil de usuários, já chegamos a um bom passo para definir se vale uma presença lá ou não.

Outro passo importante é entender como o público usa a rede. No caso do Facebook e Twitter, é comum encontrar pessoas que buscam informações (além de páginas de notícias, é comum blogs e comunidades técnicas de diferentes áreas terem grande audiência), enquanto no Instagram isso não costuma acontecer. O apelo é bastante visual e é preciso entender que tipos de objetivos da sua empresa casam melhor com a forma que a rede é usada.

Aqui na RD, por exemplo, entendemos que seria difícil usar as imagens do Instagram para gerar Leads ou para ensinar Marketing Digital e o público mais jovem da rede é possivelmente composto por menos decisores, que encaramos como público. No entanto, temos outro desafio que é encontrar e contratar pessoas talentosas e que queiram fazer parte da construção da empresa conosco e vimos que mostrar nossos bastidores e nossa cultura seria uma visão muito mais alinhada com a rede e ainda útil para a gente. (Aliás, já viu a RD no Instagram? :P)

Para bares e restaurantes, por exemplo, o caminho já é outro. Eles conseguem mostrar os pratos, as pessoas que frequentam o lugar, os flyers de próximos eventos e assim conseguem usar o Instagram para o seu core de forma muito natural.

O mais importante é adequar a sua mensagem ao meio. É preciso tentar entender a intersecção entre os objetivos da sua empresa e o que pode ser feito por meio de imagens e vídeos que sejam interessantes para esse público. Em alguns casos isso é óbvio, para outros nem tanto, e em alguns ainda a rede teria pouco sentido. Não existe uma resposta pronta e sim uma interpretação de cada negócio.

Para chegar a essa interpretação, ajuda muito conhecer e pesquisar de fato os seus diferentes públicos, analisar a forma como as empresas do seu mercado e de outros estão utilizando a rede e colocar a criatividade para funcionar encontrando maneiras de casar tudo com o interesse da sua empresa.

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