As 5 melhores novas ferramentas e técnicas de marketing digital

No mundo com fio de hoje, é impossível exagerar a importância do marketing digital para o sucesso de seus negócios. Empresas fortes e bem-sucedidas estão criando espaço virtual para responder aos clientes.
No mundo com fio de hoje, é impossível exagerar a importância do marketing digital para o sucesso de seus negócios. Empresas fortes e bem-sucedidas estão criando espaço virtual para responder aos clientes, criar conexões com os líderes do setor e contar a história de sua marca de maneira criativa, genuína e visualmente atraente. O marketing digital oferece uma oportunidade inestimável para avaliar quais elementos da sua estratégia estão funcionando – ou bombardeados – em tempo real. Novas técnicas simples de marketing digital dão a cada empresa – seja uma startup para quatro pessoas ou uma empresa multinacional – a chance de causar um impacto online.
Com isso em mente, aqui estão cinco novas ferramentas e técnicas de marketing para ajudá-lo a começar.
1. Técnicas de marketing de conteúdo
Uma das palavras-chave mais frequentemente descartadas no marketing digital, o marketing de conteúdo é essencialmente contar histórias para sua marca. O “conteúdo” pode ser praticamente qualquer coisa com uma mensagem clara: uma série de imagens, vídeos, postagens de blog ou notícias.
O marketing de conteúdo difere das ferramentas de marketing tradicionais em sua resistência a anúncios de apelo à ação ou puramente baseados em produtos ou serviços, e os consumidores inteligentes desenvolveram um nariz para difundir o conteúdo de qualidade da publicidade fraudulenta. Como uma boa história, um bom conteúdo é original, dinâmico e compartilhável. O marketing de conteúdo verdadeiramente eficaz usa uma voz acessível para contar histórias genuínas que ganham a confiança do consumidor e constroem uma reputação positiva para a marca.
O marketing de conteúdo também é inerentemente flexível. Considere maneiras de reformular sua história ou mensagem para atingir diferentes grupos de consumidores com os quais você pode não ter um relacionamento instintivo e individual. Uma vez que seu conteúdo está em jogo, ferramentas como o Outbrain Amplify podem ajudá-lo a distribuir esse conteúdo para um público maior. Independentemente de quão maravilhoso seja o seu conteúdo, ele simplesmente não será verdadeiramente eficaz se não estiver sendo amplamente visto.
2. Ferramentas para redes sociais
Você provavelmente já está usando pelo menos uma forma de mídia social como forma de se conectar com seus clientes – e se não, o que está esperando? A mídia social é uma das melhores ferramentas de marketing para humanizar sua marca e conectar-se com seus clientes em tempo real. Uma forte estratégia de marketing digital incorpora todos os fóruns de mídia social apropriados à sua organização, incluindo Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest e Instagram. Essas ferramentas têm finalidades diferentes: o Twitter se tornou um telefone virtual, uma maneira de os clientes apresentarem reclamações ou fazerem perguntas, enquanto as mídias sociais baseadas em imagens – como Instagram e Pinterest – são uma ótima maneira de se tornar viral com a narrativa visual. Também é vital manter-se conectado a novas tendências, como o recente programa de Influenciadores do LinkedIn,
3. Vá para o celular
Cada vez mais pessoas acessam informações on-the-go. Ter um site que usa design responsivo para vários formatos móveis – smartphones, tablets etc. – oferece à sua empresa uma vantagem competitiva. Agora, muitos profissionais de marketing estão dando um passo à frente na mobilidade, usando dados de localização obtidos por ferramentas de check-in de clientes como Foursquare ou Facebook, ou dados fornecidos por Adwords e GPS, para direcionar campanhas de marketing e criar uma imagem cada vez mais completa de quem é seu cliente, onde ela vai, o que ela quer e quando ela quer. Compreender o contexto dos desejos e do comportamento de seus clientes é essencial para direcionar suas ofertas para maximizar o que é realmente necessário. Essas técnicas de marketing de mobilidade permitem que você trabalhe fora do “vácuo” do escritório.
4. Redirecionamento
Uma das novas técnicas de marketing mais interessantes, o redirecionamento (ou remarketing) rastreia os clientes através da colocação de cookies e continua a exibir anúncios para os produtos que eles visualizaram no passado em uma rede de sites. Como apenas 2% do tráfego é convertido em uma primeira visita, o redirecionamento é uma maneira simples e poderosa de manter sua marca e produto na mente de clientes em potencial e requer pouco esforço por parte da empresa. À medida que a tecnologia para redirecionamento melhorar, as marcas flexíveis permanecerão no topo da tendência para encontrar maneiras cada vez mais orgânicas de aumentar o perfil da marca.
5. Construção da comunidade
O ponto comum nessas melhores novas técnicas de marketing digital é a necessidade de as marcas atenderem ao desejo dos consumidores de serem vistas como indivíduos, e não apenas como um número. Considere a recente campanha viral da WestJet que cumpriu secretamente os desejos de Natal. Com esta campanha, a WestJet conseguiu dar a uma companhia aérea uma personalidade acolhedora e confusa (sem façanhas fáceis) e demonstrar capacidade de resposta. As marcas precisam provar um interesse genuíno nas personalidades de sua base dinâmica de clientes e tratar a comunicação como uma maneira de construir uma comunidade autêntica e com a mesma opinião.
À medida que crescemos mais digitalmente, a comunidade física do comércio de bairro está dando lugar a comunidades online mais fluidas e maiores. Até empresas de tijolo e argamassa são agora participantes globais. O marketing digital oferece uma maneira de ir além do seu campo e para o mundo em geral.
Fonte: Click Bahia